RETROSPECTIVA
2023

Em 2023, o Sistema OSB alcançou marcos significativos na área de controle social e monitoramento de licitações. Superamos desafios e fortalecemos parcerias estratégicas. Com mais de 100 Observatórios municiapis, estamos prontos para enfrentar novos horizontes em 2024.

© Sistema OSB

Um ano de desafios e oportunidades é o que resume nosso 2023. O Observatório Social do Brasil considera 2023 como um ano importante para sua reorganização, reformulação, inovação e renovação de estratégias de parceria e evolução institucional.

Conheça os Relatórios de Atividades Quadrimestrais 2023 aqui.

SISTEMA OSB 2023

O Sistema OSB oportunizou um alinhamento e aproximação mais efetiva com seus Observatórios associados proporcionando, além dos ambientes ordinários como as reuniões mensais, oportunidades extras de capacitação, reuniões de alinhamento e oportunidade de bate papo para trocas de experiências entre as unidades, unindo e aproximando as pautas institucionais.

O Observatório Social do Brasil também pode se orgulhar de um dos seus principais projetos em 2023: A FORÇA TAREFA CIDADÃ. Em parceria com as Redes de Controle da Gestão Pública nos estados e com o Tribunal de Contas da União, o programa que conta com importante coordenação de Ney Ribas – Vice-Presidente de Alianças e Parcerias do Sistema OSB, foi reconhecido com o importante “Prêmio IBGP 10 ANOS”, tendo como principal atividade de monitoramento dos portais de transparência municipais, já apresenta diagnóstico de avaliação em mais de 2250 cidades, o que representa mais de 40% dos municípios brasileiros.

Outro destaque de 2023 é a crescente manutenção do Sistema OSB em seu website e redes sociais. Os conteúdos informativos do Sistema OSB recebeu somente em uma de suas páginas digitais o “osbrasil.org.br” quase 100 mil visitas. Nas plataformas digitais, o Sistema OSB manteve o seu crescimento médio de 30% dos últimos 5 anos, o que reforça a importância das suas pautas e as conexões com cada vez mais pessoas que se interessam pela transparência pública, ética, integridade e inovação para as cidades brasileiras, é o cidadão compreendendo cada vez mais o seu papel em favor da Participação Social em prol da coletividade.

Importante ação, também em 2023, é a realização do Congresso Pacto pelo Brasil que debateu o tema AGENDA 2030, DESAFIOS e SOLUÇÕES. Híbrido, o Congresso foi realizado nos meses de maio, junho e julho no formato digital no Youtube @OSdoBrasil e em agosto no formato presencial na cidade de Curitiba/PR. Com a ilustre participação do congressista Don Simmonds. O canadense Simmonds apresentou em sua participação a plataforma CiTiIQ, tecnologia que colabora com governos e empresas na gestão e mensuração de resultados na hora de aplicar políticas públicas e soluções para o cidadão, focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Todos os painéis estão disponíveis no YOUTUBE @OSDOBRASIL de forma gratuita e pronta para ser compartilhada com a comunidade.

Unidades
+ 1

Unidades

Voluntários
+ 1

Voluntários

<span class="virgula">+ R$ 5,5 bi</span><br>Economizados aos cofres municipais com monitoramento de licitações

+ R$ 5,5 bi
Economizados aos cofres municipais com monitoramento de licitações

Views de notícias, informações e exposição de projetos
+ 1 mi

Views de notícias, informações e exposição de projetos

PRINCIPAIS DESTAQUES EM 2023

MUITAS AÇÕES EM 2023

50 MILHÕES ECONOMIZADOS
EM APENAS 15 CIDADES

20 MIL CRIANÇAS ALCANÇADAS
COM O PROJETO OBSERVADOR MIRIM

+2 NOVAS UNIDADES EM 2023
NOVAS OFICINAS DE CAPACITAÇÃO
PARA OBSERVATÓRIOS DO SISTEMA

+ 5 NOVAS
PARCERIAS INSTITUCIONAIS

VOCÊ PODE NOS AJUDAR A IR MAIS LONGE E ALCANÇAR MAIS CIDADES

#COLABORE

FAÇA SUA DOAÇÃO

Sistema OSB, em mais de 100 cidades com 3 mil voluntários e técnicos, monitoramos compras públicas e evitamos desvios e desperdícios do dinheiro do seu imposto! Somos os seus olhos nas cidades, junte-se a nós e faça sua contribuição!

@osdobrasil

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – 2023

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br