Semana da Cidadania 2023

#BoasAções

04 a 09 de Dezembro de 2023

De 04 a 09 de dezembro o Sistema OSB oferece lives, conteúdos digitais e lançamento de artigo que colaborem com a reflexão do cidadão para o tema: Combate a Corrupção e Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com a proposta de promover reflexão e ampliação de alcance do tema o Sistema Observatório Social do Brasil Realiza de 04 a 09 de Dezembro/2023 a SEMANA DA CIDADANIA e REFLEXÕES DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO.

A SEMANA trará, além de conteúdo para redes sociais que promovam o debate sobre o tema, teremos lançamento de Artigo e também lives gratuitas para os Observatório e Público Geral. A agenda de evento digital busca incluir a participação de todos quando da conexão de temas como CONTROLE SOCIAL, COMBATE A CORRUPÇÃO e os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Em 2013, precisamente agosto, o Governo Brasileiro deu um passo importante no que se refere à promoção da integridade, práticas honestas, accountability e melhoria nas relações entre pessoas jurídicas em detrimento da máquina pública, surge aí a LEI 12.846.

A conhecia Lei AntiCoorupção, LAC ou mesmo 12.846 trata, e se apresenta em seu texto original como:

“Esta Lei dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”

Um dos pilares que a Lei sustenta é a importância do Controle Social para a garantia e transparência de sua aplicação, dando ao cidadão a oportunidade de ser um agente que cobre e defenda os valores da mesma quanto ao combate à corrupção nas relações público x privado no Brasil.

Mas afinal, o que é Controle Social?

Para a Controladoria Geral da União Controle Social é:

“O controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania”

PROGRAMAÇÃO:

Palestra: O papel histórico dos observatórios no combate à corrupção

Lançamento do conteúdo colaborativo nas redes sociais

Live: Combate à corrupção no Brasil e a importância dos ODS 16 e 17

Palestra: 10 anos Lei anticorrupção e o papel de controle social apoiado nos ODS

GRATUITO – INSCREVA-SE AGORA, LIVE:

10 ANOS LEI ANTICORRUPÇÃO E O PAPEL DO CONTROLE SOCIAL APOIADO NOS ODS

PROGRAMAÇÃO - DETALHES:

19H00
PALESTRA: O PAPEL HISTÓRICO DOS OBSERVATÓRIOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO
  • EVENTO DIGITAL INTERNO: EXCLUSIVA PARA OBSERVATÓRIOS SOCIAIS
  • PLATAFORMA: TEAMS
  • CONVIDADOS:
    • JEAN PEDROSO – PRESIDENTE CONSELHO DE ADM SISTEMA OSB
    • RAUL GROPPO - PRESIDENTE CONSELHO SUPERIOR SISTEMA OSB
    • NEY RIBAS – DIRETOR DE ALIANÇAS SISTEMA OSB
  • APRESENTAÇÃO: CRISTINA GOMES - ASSESSORIA ADM SISTEMA OSB
  • POSTAGENS - SEMANA DA CIDADANIA

    Baixe e utilize os posts abaixo nas redes sociais e ajude a divulgar o evento

    DADOS OSB 2023

    R$ 0 BILHÕES

    ECONOMIA DIRETA DOS OBSERVATÓRIOS NAS CIDADES QUE ATUAM

    R$ 0 MIL

    VOLUNTÁRIOS ATUANTES NOS OBSERVATÓRIOS E PROJETO FORÇA TAREFA CIDADÃ

    + 0

    OBSERVATÓRIOS FILIADOS AO SISTEMA OSB ATUANDO EM METODOLOGIA PADRÃO

    O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

    O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

    O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

    Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

    APOIE – DOE

    OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

    https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

    ObservatórioSocial do Brasil

    O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

    Curitiba / PR
    CEP: 80030-000
    Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
    E-mail: contato@osbrasil.org.br