De defesa da Transparência Pública ao fomento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

SISTEMA OSB 15 ANOS

Ao longo de 15 anos o Sistema OSB, coordenando as ações de mais de 100 Observatórios pelo país, contribui com a construção de ambientes mais éticos, íntegros e transparentes.

Com apoio e participação do cidadão, seja no monitoramento dos investimentos públicos, na multiplicação do conceito de controle social, na promoção da educação para cidadania ou na construção de ambientes íntegros nos negócios, a história desses 15 anos passa por números como:

+ de R$ 5 Bi de economia para os cofres públicos municipais por meio de monitoramento de gastos

+ de 3 mil voluntários engajados na causa

+ de 15 mil crianças capacitadas com o projeto Observador Social Mirim

Sempre protagonista e forte instituição, pronta a tornar debates complexos em assuntos que devem alcançar toda a população brasileira, o Observatório Social do Brasil oportuniza ao cidadão a percepção de seu papel na elaboração de políticas públicas, nas relações de negócios e no desenvolvimento social e de territórios.

Ao longo de 15 anos de história o Sistema OSB se orgulha de se alinhar ao cidadão e a grandes instituições públicas e privadas do Brasil com objetivo claro de tornar as cidades brasileiras ambientes prontos para servir à população com serviços mais ágeis, íntegros, inovadores, tecnológicos e eficazes.

Essa história passa por temas como Controle Social, Gestão Pública Eficiente, Educação Fiscal, Ética e Integridade nos Negócios, Compliance, Inovação nas Cidades, Desenvolvimento de Territórios, ESG e também se coloca assuntos novos e pertinentes como os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o intuito de seguir protagonista e oportunizar o debate de assuntos que alcançam toda a sociedade o Observatório Social do Brasil, ao completar 15 anos em 2023, traz para a roda de conversa temas que impactam a vida dos cidadãos, dos gestores públicos, dos negócios privados e do desenvolvimento de cidades: os ODS!

Durante todo o ano de 2023 o OBSRVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL irá oferecer diálogos, programas e projetos atrelados à AGENDA 2030 proposta pela ONU, com a clara intenção de continuar contribuindo para o bom desenvolvimento das cidades e territórios brasileiros.

E toda essa construção culminará com um grande encontro presencial, em agosto na cidade de Curitiba/PR: a 7ª edição do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e o 14º ENCONTRO NACIONAL dos OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, e você É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL PARA FAZER PARTE DESSE GRANDE PROJETO.

O evento, além de comemorar os 15 anos do Sistema OSB, será O único a congregar sociedade civil organizada, instituições públicas, iniciativa privada, gestores públicos, profissionais referências no tema ODS e principalmente o CIDADÃO, em torno de uma visão de futuro para as cidades brasileiras.

Muitos assuntos e muitas oportunidades e você faz parte dessa transformação… acompanhe nossas redes sociais em @OSdoBrasil, assine nossa newsletter ou visite os nossos sites em osbrasil.org.br ou pactopelobrasil.org.br, fique por dentro de toda nossa agenda de 2023 e se programe para, em agosto, nos encontrarmos em Curitiba/PR e juntos propormos o melhor para o Brasil.

APOIO:

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3500 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 140 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Municipais, fornecendo capacitação e orientação. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.


O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Comunicação OSB 2023

Presidente OSB: Jean Pedroso

Direção Geral e Revisão Final: Roni Enara

Marketing: Kenia Dorl

Texto, Produção e Roteiro: Felipe Alves

Programação, Artes e Edição: Mateus Porfírio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: [email protected]