AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

ETAPA PRESENCIAL

7ª EDIÇÃO DO CONGRESSO PACTO PELO BRASIL APRESENTA SOLUÇÃO QUE MEDE APLICAÇÃO  DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS MUNICÍPIOS

Etapa presencial que acontece de 21 a 23 de agosto em Curitiba/PR na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná tem programação gratuita e aberta ao público em geral.

Palestra Internacional na abertura traz o tema: “Políticas Públicas para Agenda 2030 e Indicadores de Desempenho”

Com a parceria exclusiva do Movimento Corajosamente Éticos, a cidade de Curitiba recebe o canadense Don Simmonds, da plataforma CitiIQ, palestrante na abertura oficial do 7º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL – ETAPA PRESENCIAL, na noite de 21 de agosto de 2023 e, a partir das 19h (horário local).

Don Simmonds é Diretor Executivo Fundador da CitiIQ, um sistema que mede a saúde e o bem-estar de uma cidade. O algoritmo da CitiIQ pontua 35 considerações primárias da cidade e normaliza os dados brutos em pontuações de 0 a 100, criando uma imagem comparável e holística da cidade e construção de resultados.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o CitiIQ inclui uma funcionalidade de Acompanhamento Trimestral do Progresso dos ODS. As medições são relatadas por meio de um painel online intuitivo, eliminando a necessidade de a cidade contratar pessoal ou desenvolver seu próprio software de relatórios. 

A ferramenta promete colaborar com prefeituras, câmaras e empresas na gestão e medição de resultados na hora de aplicar políticas públicas e soluções para o cidadão, focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mister Donald E. Simmonds atua como Chanceler da Crandall University, uma universidade cristã localizada em Moncton, New Brunswick, ex-presidente e CEO da Crossroads Communications e YES TV, emissora de mídia canadense. Ele faz parte do Conselho Consultivo Global da Unashamedly Ethical, empreendimento comprometido em ajudar o mundo a abraçar valores éticos, e é Diretor da Baylin Technologies, empresa pública listada na TSX com fábricas nos EUA, China, Coreia do Sul e Vietnã. É também conselheiro global do Movimento Corajosamente Éticos.

O congresso Pacto Pelo Brasil acontece de 21 a 23 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP e apresentará durante toda a sua programação, cases de sucesso, debates, bons exemplos de iniciativas que já acontecem nas cidades brasileiras, além de proporcionar a experiência de networking no átrio do evento com os espaços: ILHA DO EMPREENDEDOR e ILHA MAKER ODS.

A agenda do evento promete destacar temas como Integridade, ODS, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Territórios, Sustentabilidade e outros, tendo executivos e gestores de iniciativas que contribuirão com a troca de experiência e apresentação de dados e casos práticos em favor do Cidadão e da Agenda 2030.

#PartiuCuritiba – INSCRIÇÕES GRATUITAS

ACADÊMICOS, SERVIDORES PÚBLICOS e PROFISSIONAIS: EVENTO COM CERTIFICADO

De 21 a 23 de Agosto – Presencial, Curitiba/PR

NOMES IMPORTANTES NA PROGRAMAÇÃO 2023

O Evento promete a apresentação de cases de sucesso, a reflexão e a oportunidade de exposição de soluções em favor do cidadão e dos territórios, apoiados em conceitos como ESG, Inovação, Integridade, Tecnologia, Empreendedorismo e muito mais, focados nas Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Conheça alguns especialistas que estarão no Pacto Pelo Brasil 2023

DON SIMMONDS

CEO Plataforma CitiIQ (CANADÁ)

ABERTURA OFICIAL: 21/AGO, 19H – PALESTRA INTERNACIONAL:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGENDA 2030 E INDICADORES DE DESEMPENHO

CRIS ALESSI

Consultora de Inovação e Transformação Digital

Colunista Gazz Conecta

Ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação

LUCIANA ASPER

Promotora de Justiça MPDFT

Projeto NA MORAL

REYNALDO GOTO

Pacto Global ONU – Brasil

Compliance Officer BRF

ROSANE FONTOURA

 Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial

PAULO ACORRONI

CEO Ouvidor Digital

ANEMARIE DALCHAU

Movimento ODS Regional – SC

SONIA ANA LESZCZYNSKI

Instituto Cidade Junior

JEAN PEDROSO

Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil

RONI ENARA

Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil

INICIATIVAS INOVADORAS PRESENTES NO PACTO PELO BRASIL 2023 – CURITIBA/PR

Julia Nycolack

TICO e TICA SENSORY

Tico e tica Sensory é uma marca Curitibana de moda infantil inclusiva especializada em disfunções sensoriais, pioneira no desenvolvimento das peças adaptadas * para diversos diagnósticos como autismo, TDAH, paralisia cerebral, síndrome de down, entre outros.

Conheça Mais:

Instagram – ticoetica.sensory

MENTES INQUIETAS

O Hub Mentes Inquietas é uma rede de profissionais de mercado e criativos que resolvem desafios de pequenas e grandes organizações.

Curadoria e resolução de desafios complexos faz parte do nosso DNA, nascemos de uma transição e inquietação para empoderar pessoas e organizações a investirem em seus talentos. Acreditamos no poder das conexões entre mentes diversas, impulsionamento de empreendedores, investimentos em laboratórios de práticas à experiências: isso realmente pode transformar a estratégia dos seus negócios.

O Mentes Inquietas acredita que boas experiências são como ciências, precisam de tempo e maturidade para serem desenvolvidas. É preciso criar ambientes neutros, diversos e favoráveis para a inovação acontecer.

Conheça Mais:

Instagram – mentesinquietas.cc

Sabrina Moreira

Andrea Koppe

UNILEHU

Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – uma instituição social que realiza ações de inclusão no mundo do trabalho para pessoas em vulnerabilidade social, tais como jovens, mulheres, crianças, pessoas com deficiência, entre outros. A iniciativa conta ainda com o Programa Supera, uma fábrica social  que oferece qualificação profissional para talentos da costura da comunidade, além de confeccionar produtos sustentáveis no conceito de upcycling e economia circular.

Conheça Mais:

Instagram – unilehu_oficial

O PACTO PELO BRASIL 2023

 

Propondo a reflexão de que TODOS SOMOS PARTE DA SOLUÇÃO o Sistema OSB (Observatório Social do Brasil) organiza e coordena com seus parceiros o 7º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL. O tema da edição 2023 é: AGENDA 2030, DESAFIOS E SOLUÇÕES – O QUE MUDA NA VIDA DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES.

Com objetivo de oportunizar debates sobre: sustentabilidade, tecnologia para as cidades, inovação, negócios e processos íntegros, novos modelos de governança para a gestão pública e empresas e o futuro dos territórios, o Observatório Social do Brasil, realizador do evento, também promove a participação do cidadão nos dias do evento ao garantir a gratuidade de acesso para todos os dias de programação, fomentando a democratização do aprendizado sobre os temas AGENDA 2030 e os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL propostos pela ONU para as cidades.

A programação do Congresso Pacto Pelo Brasil se divide em 4 etapas:

  • Eixos Digitais de Maio, Junho e Julho – 22 Palestras Disponíveis Gratuitamente no Youtube @OSdoBrasil (Pré Evento Presencial) 
  • 20/08 – Presencial: 14º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (evento interno para membros de Observatórios Sociais) 
  • 21 a 23/08 – Presencial: 7º Congresso Pacto Pelo Brasil (Gratuito e Aberto ao Público) 
  • 23/08 – Presencial: Jantar Celebração de 15 anos do Sistema OSB (Convite por adesão)

O Congresso Pacto Pelo Brasil iniciou sua jornada digital no YouTube @OSdoBrasil em Maio/2023, debatendo o tema Negócios e Inovação; passando por Junho com o tema Integridade e Compliance e Julho o tema discutido foi Gestão Pública e Agenda 2030.

Todos os painéis digitais são gratuitos e podem ser compartilhados em comunidades, escolas, universidades, ambientes corporativos e setores públicos, basta visitar o YouTube @OSdoBrasil AQUI: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrwE0-AP5-C4Jf0okxxnYsd1lhrXxdcAF

Quem Organiza: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que represe anta 15% de toda a população do país. Com o envolvimento de mais de três mil voluntários, a cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

 

Oportunidades para Micros, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas brasileiras. Antes eram apenas duas ou três empresas licitantes e hoje a média já é de nove empresas nas cidades onde estão os observatórios sociais. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e estudos que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber quanto e o que o poder público quer comprar e quanto pretende pagar, facilitando o acesso a esse importante nicho de mercado.

SERVIÇO:

7º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

EVENTO GRATUITO com CERTIFICADO

Organização: Observatório Social do Brasil

Espaço Virtual e Inscrições Gratuitas: https://pactopelobrasil.org.br/

 

Etapas Digitais

1ª Etapa: 23 a 25 de maio de 2023

2ª Etapa: 27 a 29 de junho de 2023

3ª Etapa: 25 a 27 de julho de 2023

4ª Etapa: agosto – Presencial em Curitiba/PR

 

Contato:

Coordenação Executiva, Programação e Parcerias:

41 99911-3638 – roni.enara@osbrasil.org.br

 

Desenvolvimento e Negócios:

41 99991-8989 – desenvolvimento@osbrasil.org.br

 

Alô Imprensa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

 

Quer Compartilhar e Apoiar a Comunicação desta Iniciativa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br