AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

O que Muda na Vida das Pessoas, Empresas e Cidades

Evento 100% Gratuito, com certificado e que é um dos maiores eventos brasileiros de promoção dos ODS, Agenda 2030 e Desenvolvimento dos Municípios, organizado por Instituição que coordena voluntários em prol da integridade, cidadania e transparência pública

 MAIO – JUNHO – JULHO: On-line

AGOSTO: Presencial, Curitiba/PR

Com a intenção de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como agenda indispensável no crescimento das cidades brasileiras, o PACTO PELO BRASIL abre em MAIO  a sua sétima edição e conta com a participação de gestores públicos, iniciativa privada, imprensa, academia, estudantes e sociedade organizada, para dialogar e propor a entrega de uma pauta coletiva nacional e propositiva com o uso de instrumentos de controle, ferramentas de gestão inovadoras, transparência e a participação cidadã.

O futuro dos municípios passa pela adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua agenda de crescimento e inovação e é com a proposta de dialogar sobre esse tema que o Observatório Social do Brasil realiza a edição de 2023 do congresso PACTO PELO BRASIL, com o tema: “AGENDA 2030 – DESAFIOS E SOLUÇÕES – O QUE MUDA NA VIDA DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES.”

A Abertura oficial acontece no próximo dia 23 de maio de 2023, terça-feira,  em formato digital, 100% gratuito e com a participação de autoridades.

 

Na ocasião teremos a honra de receber uma edição especial do TrenDs News Talks:

TrenDs News Talks

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO FUTURO DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES

Com RENATO GRAU e CONVIDADOS

RENATO GRAU é referência brasileira quando o assunto é INTELIGENCIA ARTIFICIAL e, junto com convidados especiais, vai nos trazer importantes considerações sobre tecnologia e como ela se conecta em nosso dia a dia e com nosso futuro.

 

ASSISTA A ABERTURA OFICIAL AQUI:

O evento promete apresentar, por meio de painéis temáticos, propostas para eficiência da gestão pública e empresarial e desenvolvimento social, fatores que favoreçam o futuro das cidades baseado nos OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS, com inovação nas relações entre cidadãos e poder público, modelos de gestão transparente e preocupação coletiva com o planeta em pautas ambientais sustentáveis.

A agenda do mês de maio traz ainda:

DIA 24/05

  • 10H: Fomento ao Desenvolvimento de Negócios e Territórios
  • 14H: Compras Públicas e Desenvolvimento Sustentável
  • 15H40: Governança Corporativa – Ações que Influenciam Pessoas e Negócios

DIA 25/05

  • 10H: Liderança Jovem nos Negócios e Empreendedorismo Inovador
  • 14H: Mulheres na Inovação e a Agenda 2030
  • 15H40: Economia 6.0, Inovação Industrial e Agronegócio

O 7º Pacto traz exemplos na gestão dos recursos públicos e ainda iniciativas do setor privado que contribuem com a proposta de construir planos de ação tendo o cidadão como centro, planeta como foco e os municípios como principais ambientes para a realização das mudanças necessárias para o alcance da Agenda 2030.

Outra proposta do congresso é compartilhar boas práticas realizadas pelos Observatórios nas cidades brasileiras em que atuam de forma voluntária, para inspirar o fortalecimento da cultura da integridade e participação social no setor público e privado e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na promoção dos ODS para um melhor ambiente de negócios, não deixando ninguém para trás!

A edição 2023 do Pacto Pelo Brasil será hibrida, em formato digital e presencial com programação de maio a agosto. Durante os meses de maio, junho e julho o evento oferece agenda digital no Youtube @OSdoBrasil, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira apresentando debates sobre ODS em três Eixos Temáticos: Negócios e Inovação, Integridade e Compliance e Gestão Pública.

Em agosto de 2023, também com inscrição e participação gratuita, o evento será PRESENCIAL na cidade de Curitiba/PR e terá como proposta congregar atores de diversas áreas e possibilitar a promoção de diálogos que ofereçam para gestores públicos, imprensa, iniciativa privada, universidades e cidadãos a oportunidade de criar soluções cada vez mais sustentáveis para negócios e gestão pública íntegros, eficientes e sempre com foco no interesse coletivo.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PACTO ACESSE:

https://pactopelobrasil.org.br/

Quem Organiza: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de três mil voluntários fez com que, desde 2013, mais de 5,5 bilhões de reais fossem economizados. A cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

 

Oportunidades para Micros, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas brasileiras. Antes eram apenas duas ou três empresas licitantes e hoje a média já é de nove empresas nas cidades onde estão os observatórios sociais. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e estudos que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber quanto o que o poder público quer comprar e quanto pretende pagar, facilitando o acesso a esse importante nicho de mercado.

SERVIÇO:

7º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

EVENTO GRATUITO com CERTIFICADO

Organização: Observatório Social do Brasil

Espaço Virtual e Inscrições Gratuitas: https://pactopelobrasil.org.br/

 

Etapas Digitais

1ª Etapa: 23 a 25 de maio de 2023

2ª Etapa: 27 a 29 de junho de 2023

3ª Etapa: 25 a 27 de julho de 2023

4ª Etapa: Agosto – Presencial – Curitiba/PR

 

Contato:

Coordenação Executiva, Programação e Parcerias:

41 99911-3638 – roni.enara@osbrasil.org.br

 

Desenvolvimento e Negócios:

41 99991-8989 – desenvolvimento@osbrasil.org.br

 

Alô Imprensa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

 

Quer Compartilhar e Apoiar a Comunicação desta Iniciativa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br