UNIDADE DO OBSERVATÓRIO SOCIAL do BRASIL VISITA 100% DAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E APLICA PROJETO OBSERVADOR SOCIAL MIRIM

Observatório Social do Brasil – 15 Anos

#FaçaParteDaSolução

Apoie – Doe

Observatório Social do Brasil – Timbó/SC apresenta a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e seus professores, em todas as escolas públicas e privadas do município,  experiências e trocas de conhecimento sobre temas como cidadania, educação fiscal, administração pública e valorização do cidadão

14 Escolas, 486 crianças de forma direta, além de professores, pais, familiares, colegas desses alunos e suas comunidades que foram impactados graças à ação do projeto Observador Social Mirim.

Com o objetivo de disseminar entre as crianças conhecimento sobre cidadania, educação fiscal, conhecimento básico sobre a estrutura pública, respeito coletivo e outros temas, o projeto na cidade de Timbó – Santa Catarina, conseguiu alcançar as salas de aula do 4º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da cidade, entre públicas e privadas.

Com o apoio de 3 instrutores do Sistema OSB (Observatório Social do Brasil) o projeto foi aplicado gratuitamente em mais de 140 horas de conteúdo compartilhado em 24 turmas entre os meses de março e agosto de 2023.

Para Paulo Vicente, pai da aluna Maria, o projeto chama a atenção por: “…achei muito legal como os assuntos estão sendo abordados, conversando com ela e ela me abordando para que quando formos ao mercado ela quer ter acesso à nota fiscal para saber os impostos que a gente paga… isso me deixou muito feliz, pois a minha geração não teve esse incentivo vindo da escola ou de algum órgão, eu não tinha essa noção, nunca parei com minha filha para ensinar sobre impostos… esse projeto, o Observador Mirim, é muito interessante e não pode parar.”

 

(Imagem: Paulo Vicente – Pai de Aluna)

Já para a professora Ana Flávia Souza, da Escola Estadual Júlio Scheidemantel,  o projeto “vem para multiplicar a aprendizagem e conhecimento dos alunos do 4º Ano. O Programa Observador Social Mirim, aplicado pelo Observatório Social, transmitiu para os alunos, de forma dinâmica, com atividades práticas e lúdicas, deixando eles entusiasmados com os conteúdos sobre os três poderes, direitos, deveres, respeito, cidadania, disciplina, cooperação, os valores de responsabilidade individual e coletiva, a importância dos tributos e como devem exercer o seu papel de cidadão atuante desde pequenos.”

(Profª Ana Flávia)

“Eu aprendi que pirataria são produtos que chegam de forma ilegal no Brasil”

(Aluna Yasmin Caroline Wollinger)

ESCOLAS PARTICIPANTES

  • Escola Municipal Erwin Prade
  • Escola Municipal Maurício Germer
  • Escola Municipal Pe. Martinho Stein
  • Escola Municipal Profº Nestor Margarida
  • Escola Municipal São Roque
  • Escola Municipal Tiroleses
  • Instituto Educacional Fileo
  • Escola de Educação Básica Profº Júlio Scheidemantel
  • Escola de Educação Básica Profº Juvenal Cardoso Zanella
  • Escola de Ensino Fundamental Clara Donner
  • Escola de Ensino Fundamental Emir Ropelato
  • Escola de Ensino Fundamental Hugo Roepke
  • Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santiago 
  • Cetisa

“O projeto Observador Mirim é muito estratégico e impacta não só nas nossas crianças, mas na comunidade toda, apresentamos conceitos de cidadania, estrutura do poder público e ações de combate à corrupção de uma forma muito lúdica. Entregamos para as crianças uma cartilha onde encontram informações básicas de como funciona a prefeitura, câmara de vereadores e poder judiciário e no final de dois dias de aprendizado e interação recebem uma lupa como símbolo do observatório social, tornando-se assim observadores mirins da nossa cidade.”

(Cioney Giovanella – Presidente do OSB-Timbó/SC)

Equipe Observatório e Parceiros na Gestão do Projeto

Educadores para Cidadania

Letícia Fernandes

Marili Michelson

Maurício Fogaça

Confira o vídeo do Projeto:

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL
O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que representa 15% de toda a população do país. Com o envolvimento de mais de três mil voluntários, a cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social como o projeto Observador Social Mirim. O trabalho feito pelo OSB possibilita também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

 

APOIE – DOE

https://osbrasil.org.br/doacao/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br