AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

PACTO PELO BRASIL 2023 APRESENTA CARTA COMPROMISSO PARA O FUTURO DAS CIDADES BASEADA NA AGENDA 2030 E ODS

A Carta do Pacto tem por objetivo fortalecer o compromisso de instituições do terceiro setor, governos e empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tornar o cidadão cada vez mais participativo quanto ao futuro das cidades, ambientes de negócios e desenvolvimento de territórios

Apresentar e propor soluções de inovação, novos modelos de gestão, promoção da consciência quanto à importância da Agenda 2030, conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foi o objetivo do 7º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL.

Durante os meses de MAIO, JUNHO e JULHO em formato digital e em AGOSTO com a etapa presencial, o evento propôs apresentar de forma democrática, gratuita e acessível, a discussão e acesso a mais conhecimento sobre os ODS a partir de 4 pilares:

  • NEGÓCIOS e INOVAÇÃO (maio – digital)

  • INTEGRIDADE e COMPLIANCE (junho – digital)

  • GESTÃO PÚBLICA e AGENDA 2030 (julho – digital)

  • AGENDA 2030, DESAFIOS e SOLUÇÕES (agosto – presencial)

Com a participação de mais de 100 palestrantes entre as etapas digitais e a presencial foi possível a produção de 22 painéis didáticos que geraram 32 horas de vídeo aulas gratuitas que estão disponíveis no Youtube @OSdoBrasil.

Impacto do Pacto Pelo Brasil em 7 Edições:

A CARTA DO PACTO PELO BRASIL propõe a reflexão e a interação, além de indicações que colaboram para o amplo conhecimento da Agenda 2030 e que políticas possam ser criadas e elaboradas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Queremos que a sociedade, empresas e governos se comprometam na leitura e adesão a este propósito em suas ações diárias, a partir das pessoas, passando por políticas empresariais e alcançando governos em seus planos e recomendações a servidores.

Uma ótima oportunidade são as eleições de 2024 quando candidatos a prefeitos e vereadores podem ter acesso à CARTA DO PACTO e se comprometerem com os pontos apresentados em suas campanhas. A CARTA se torna um excelente instrumento na elaboração de planos de governo, colaborando para que candidatos entendam a importância da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, haja vista as necessidades coletivas que o Planeta apresenta, lembrando que tudo acontece a partir das cidades, bem como a visão humana de políticas públicas voltadas para o bem-estar do cidadão e do desenvolvimento comunitário cada vez mais íntegro, inovador e sustentável.

CIDADÃO… conheça a CARTA DO PACTO PELO BRASIL e torne-se um embaixador desta proposta, apresentando este rico material para associação comercial de sua cidade, representantes institucionais, políticos e outras iniciativas aí na sua cidade.

Para Roni Enara a CARTA DO PACTO é fruto da cooperação entre os participantes do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, que se propuseram a escrever um texto com as proposições levantadas a partir do aprendizado dos conteúdos no evento. “Ela serve como base para observadores sociais, entidades parceiras, acadêmicos, cidadãos buscarem o comprometimento de políticos e gestores públicos, especialmente os candidatos a prefeitos e vereadores em 2024, perante o desafio da Agenda 2030 e as soluções para as metas de cada ODS. Conclamamos a todos para a divulgação dessa campanha em favor do futuro das pessoas e do planeta!”

CARTA DO PACTO PELO BRASIL… COMPROMISSO COM O CIDADÃO

CONHEÇA O EBOOK DO PACTO PELO BRASIL 2023 E APROVEITE GRATUITAMENTE TODO O CONTEÚDO PROPOSTO NESTA AGENDA EM FAVOR DO CIDADÃO E DAS CIDADES

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br