REUNIÃO MARCA ENCONTRO DE ALINHAMENTO ENTRE OBSERVATÓRIOS PARA 2023

Primeira reunião para Diretores e Voluntários do Sistema OSB 2023 tem como tema:

2023 O ANO DO SISTEMA OSB

#OBSERVADORES #OBSERVATÓRIOS #VOLUNTARIADO #CIDADÃO #CIDADES #TRANSPARÊNCIA #ÉTICA #INTEGRIDADE #CONTROLESOCIAL

Reunião proposta pelo Sistema OSB na noite da última quarta-feira (08/02) reúne presidentes, diretores e executivos dos Observatórios filiados ao Sistema para abertura oficial do calendário de atividades. A pauta discutida apresentou reflexões sobre o período de pandemia que o planeta passou, as dificuldades que os Observatórios precisaram enfrentar, mas também ofereceu a oportunidade de se conversar sobre o futuro do Sistema OSB.

O Observatório Social do Brasil completa 15 anos em 2023, com números importantes e que valorizam sua história até este momento. Com contribuições em mais de 100 cidades brasileiras o Sistema OSB, por meio da aplicação de sua metodologia, já colaborou para a economia de mais de R$ 5,5 BI aos cofres públicos municipais com a participação voluntária de cidadãos no monitoramento de licitações públicas. Com visitas e palestras a universidades, empresas, órgãos públicos o OSB também colabora no fomento à cidadania.  Impactando a vida de mais de 15 mil crianças com o projeto Observador Social Mirim, O Observatório Social do Brasil oportuniza acesso à educação para a cidadania e o controle social junto ao público infantil.

Raul Groppo, Presidente do Conselho Superior do OSB, considera que “o olhar no futuro precisa estar ligado no passado, escrevemos uma importante história até aqui, com uma contribuição gigantesca para os municípios brasileiros em que atuamos e isso torna o nosso desafio para os próximos 15 anos ainda maior. O passado nos deu de presente algo que nos orgulha muito, nossa metodologia e o Código de Conduta, documento mãe que é a base da nossa raiz, nossa integridade, e sem isso a nossa árvore poderia cair… que possamos cuidar e zelar por nossa árvore. Precisamos olhar para um novo plantio, novas capacidades técnicas e operacionais e obter novos resultados em favor das cidades brasileiras”.

Jean Pedroso, Presidente do Conselho de Administração do Sistema OSB, destaca que:

“o Sistema OSB completa 15 anos olhando para trás onde ocorriam grandes dificuldades de acesso a documentos públicos e a não existência da Lei de Acesso à Informação, o trabalho do Controle Social era muito complicado… mas hoje avançamos… eu acredito no sistema OSB, eu acredito na forma propositiva do nosso trabalho que promove a transformação do cidadão e das cidades brasileiras, vamos atuar em favor desse país juntos”.

Os membros dos Observatórios também receberam uma palavra de estímulo de Ney Ribas, vice-presidente para Assuntos Institucionais e ex-presidente por 2 mandatos do Sistema OSB, que também destacou e atualizou o público com as ações do Projeto Força Tarefa Cidadã (parceria entre Sistema OSB + Redes de Controle Estaduais + TCU + Sociedade). Ney frisou que “vivemos em um país de uma riqueza tão grande, de uma enorme diversidade, de importantes valores que trazemos dos nossos antepassados, precisamos olhar para os nossos 15 anos com orgulho e honra, para cultivarmos um futuro ainda melhor. Temos um compromisso com o futuro das cidades brasileiras, não podemos desistir de seguirmos defendendo a ética, a integridade, a transparência pública e o controle social”.

CONHEÇA O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL


O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

E desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Saiba mais sobre o OSB aqui.

Da Assessoria OSB

Atualização 13/02/2023, 15h00

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br