OBSERVATÓRIOS SOCIAIS FILIADOS AO SISTEMA OSB RECEBEM OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

Outubro recebeu na agenda oficial do Sistema OSB capacitações oferecidas gratuitamente para equipe operacional e diretiva dos Observatórios Sociais. Oportunidade trouxe para o debate temas importantes como a Construção de um Plano de Sucessão e Comunicação de Conteúdo

No mês de outubro, os Observatórios Sociais associados ao Sistema OSB, receberam oficinas que contribuem na evolução e inovação em seus modelos de gestão e no dia a dia operacional. No modelo virtual, via plataforma Teams, coordenadores, diretores e presidentes receberam a oficina: “CONSTRUINDO UM PLANO DE SUCESSÃO”, ministrada por Raul Groppo que, além de ser um dos fundadores do Observatório Social do Brasil em Limeira/SP é também Presidente do Conselho Superior do Sistema Observatório Social do Brasil.

Raul, que enfatizou a importância da participação e opinião de todos durante a Live, trouxe destacadas considerações e reflexões quanto quão importante é a liderança corporativa estar atenta também a ações que colaborem com a formação de novos líderes dentro dos Observatórios. Groppo destacou em uma de suas falas que “é importante a teoria com a troca de ideias pois sucessão é algo muito complexo e depende muito do contexto e realidade de cada unidade, de cada cidade, por isso é importante a troca.

A Aula também apresentou a importância da reflexão quanto ao desafio de um Observatório para manutenção e atração de voluntários haja vista a dificuldade, por maioria da população, em desenvolver interesse pelo Controle Social.

Raul Groppo – Presidente Conselho Consultivo Sistema OSB

As oficinas são parte do modelo de treinamento e capacitação oferecido pelo Observatório Social do Brasil aos membros dos Observatórios Sociais filiados. Hoje, as mais de 100 unidades associadas e seus colaboradores e diretores, recebem capacitação tanto na plataforma oficial da Escola da Cidadania do Sistema OSB, programas extras como o ECOA (Encontro de Coordenadores e Colaboradores Administrativos dos Observatórios) e o ENOS (Encontro Nacional dos Observatórios Sociais) como também em conteúdos extras de workshops e oficinas.

Outubro também oferece oficina para Observatórios com tema: Comunicação

Seguindo em formato digital via plataforma Teams o Observatório Social do Brasil ofereceu capacitação interna para seus associados com o tema: “COMUNICAÇÃO – COMO REGISTRAR MINHA AÇÃO LOCAL EM FORMATO INFORMATIVO”.

Dando aos Observatórios a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre comunicação, a oficina oportunizou a troca de experiências, bem como compartilhou exemplos e dicas para colaborar nas estratégias de comunicação dos Observatórios em seus municípios. Apresentado por Felipe Alves, jornalista que colabora no setor de comunicação do Sistema OSB, a oficina trouxe técnicas diretas para melhoria da estrutura dos textos informativos, conexões mais humanas na hora de relatar fatos e como se conectar com as características locais da sua cidade e ou região é importante na hora de compartilhar uma notícia.

As oficinas do Sistema OSB podem ser acessadas pelos Observatórios Sociais filiados via conta de e-mail oficial @osbrasil.org.br e servem também como colaboração de treinamento interno nas unidades municipais para gestores dos Observatórios e seus voluntários.

OFICINAS SISTEMA OSB EM OUTUBRO

+ 70 INSCRIÇÕES INTERNAS

+ 2 HORAS E MEIA DE CONTEÚDO GRAVADO

4 PROFISSIONAIS NA APLICAÇÃO

(2 gestores, 1 jornalista, 1 marketing)

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br