AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

EIXO #1:
NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

Etapa ON-LINE, 100% gratuita. Participe dos painéis.

Inscreva-se abaixo e participe da primeiro eixo do evento:

EIXO 1 –
ETAPA ON-LINE: NEGÓCIOS E INOVAÇÃO 23 a 25 de Maio 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS e GRATUITAS PROFISSIONAIS e ACADÊMICOS: EVENTO COM CERTIFICADO

Vai começar... Com a intenção da criação de propostas e melhor compreensão da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS o CONGRESSO PACTO PELO BRASIL apresenta sua 7ª edição em 2023 com formato on-line nos meses de maio, junho e julho e a etapa presencial em agosto na cidade de Curitiba/PR

O Observatório Social do Brasil promove entre os meses de maio e agosto a 7ª edição do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL, com o tema: AGENDA 2030,DESAFIOS E SOLUÇÕES - O QUE MUDA NA VIDA DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES.

Entre os dias 23 e 25 de Maio 2023, realiza a agenda digital do EIXO 1 – NEGÓCIOS E INOVAÇÃO.

Acreditando no potencial das empresas, do setor público, da academia, da imprensa e da sociedade civil para acelerar o cumprimento das metas da Agenda 2030, por meio de formulação de políticas públicas e a correta aplicação dos recursos governamentais, apoiados pelo conceito do cidadão ao centro de tudo, exercendo plenamente sua cidadania e conectado aos valores dos ODS e ao cumprimento da Agenda 2030, a edição 2023 do Pacto Pelo Brasil busca levar aos levar aos municípios boas práticas de gestão com integridade,  inovação, transparência.

ON-LINE EIXO #1 – NEGÓCIOS E INOVAÇÃO: AGENDA, TEMAS e PROGRAMAÇÃO

 

  • Abertura: TrenDs News Talks: O Impacto das Tecnologias no Futuro das Pessoas, Empresas, Cidades
  • Fomento ao Desenvolvimento de Negócios e Territórios
  • Compras Públicas e Desenvolvimento Sustentável
  • Governança Corporativa – Ações que Influenciam Pessoas e Negócios
  • Liderança Jovem e Empreendedorismo Inovador
  • Mulheres na Inovação e Agenda 2030
  • Economia 6.0, Inovação Industrial e Agronegócio

 

DIA 23/05

 19H, ABERTURA OFICIAL e PAINEL

TRENDNEWS TALKS

O Impacto das Tecnologias no Futuro das Pessoas, Empresas, Cidades

Autoridades e Convidados

DIA 24/05

10H: Fomento ao Desenvolvimento de Negócios e Territórios

14H: Compras Públicas e Desenvolvimento Sustentável

15H40: Governança Corporativa – Ações que Influenciam Pessoas e Negócios

DIA 25/05

10H: Liderança Jovem nos Negócios e Empreendedorismo Inovador

14H: Mulheres na Inovação e a Agenda 2030

15H40: Economia 6.0, Inovação Industrial e Agronegócio

Evento único no país, que se propõe a unir demandas das cidades brasileiras com quem tem solução para elas, sempre em favor da excelência na gestão de políticas sustentáveis para os municípios, ferramentas de integridade e de desenvolvimento de territórios. Ter o fomento aos ODS,  empreendedorismo, geração de oportunidades, inovação e práticas ESG, conectado à Agenda 2030, com foco nas pessoas como centro de tudo e sem deixar ninguém para trás, é o que se propõe o PACTO PELO BRASIL 2023!

PROGRAMA 2023 PACTO PELO BRASIL

A edição 2023 do Pacto Pelo Brasil será hibrida, com apresentações em formato virtual e presencial de maio a agosto. Durante os meses de maio, junho e julho o evento oferece programação on-line, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira.

 

DIGITAL: Maio – Foco: Negócios e Inovação
DIGITAL: Junho – Foco: Integridade e Compliance
DIGITAL: Julho – Foco: Gestão Pública
PRESENCIAL: Agosto – AGENDA 2030, DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

 Em agosto de 2023 o evento acontece no formato PRESENCIAL na cidade de Curitiba/PR, com a proposta de congregar os registros digitais e possibilitar a promoção de uma agenda única, que ofereça novas perspectivas para os territórios, unindo gestores públicos, iniciativa privada e sociedade, todos em favor de ter o cidadão como centro de tudo, em um ambiente cada vez mais sustentável, íntegro, eficiente e coletivo.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL: O SISTEMA QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

 

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de mais de R$ 5,5 Bilhões. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de importantes parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior teia em articulação da sociedade civil. Em todo o território nacional, já são 100 Observatórios em atividade, em 12 estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de 3 mil voluntários faz com que a cada ano milhões de reais deixem de ser desviados ou gastos desnecessariamente, graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à participação cidadã e ao controle social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo na média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão de lotes. 

Cada unidade monitora as compras da prefeitura da sua cidade, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanha os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

7º Congresso do Pacto Pelo Brasil – 1ª etapa digital

Quando: 23 a 25 de maio de 2023.

Espaço Virtual: https://pactopelobrasil.org.br/

Contato: desenvolvimento@osbrasil.org.br

Coordenação Geral e Parcerias: Roni Enara, roni.enara@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br