APOIO E OPORTUNIDADE PARA OBSERVATÓRIOS NO PARANÁ

Alterações da Lei de Improbidade Administrativa passou a autorizar expressamente a destinação de multa civil para entidades

Observatórios no Paraná  possuem uma nova oportunidade para captação de recursos. O caminho foi proporcionado pelo ajuste na Lei de Improbidade Administrativa onde o MPPR apresentou no fim de 2022 uma nova regulamentação sobre os Acordos de Não Persecução Civil (ANPC). Os ANPCs passam a substituir os termos de ajustamento de conduta (TACs), oportunizando a destinação de multa civil, que compõem o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, para entidades do terceiro setor.

O artigo 133, § 2º, do Ato Conjunto nº 01/2019 cita que:

2º “Os valores decorrentes da multa civil, da multa cominatória, da multa por descumprimento e de eventual reparação de dano moral coletivo serão revertidos em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, criado pela Lei Estadual 20.094, de 19 de dezembro de 2019, ou outro análogo que porventura o suceda, bem como tais recursos poderão também ser revertidos em favor de fundos municipais paranaenses que tenham o mesmo escopo, ou, ainda, em proveito de entidades locais regularmente constituídas, cujas finalidades se alinhem à natureza desses fundos, sempre mediante prestação de contas e responsabilidade da pessoa jurídica beneficiária e de seus dirigentes. (Incluído pelo Ato conjunto nº 01/2022-PGJ/CGMP/CSMP)”

 

Para melhor entendimento das mudanças e busca de orientações sobre o processo para recebimento do recurso, o Sistema OSB recomenda que as unidades do Paraná busquem informações oficiais junto às Promotorias locais

 

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades brasileiras. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Municipais, fornecendo capacitação e orientação. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.


O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Da Assessoria OSB

Atualização: 07/02/23, 12h05

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br