Semana da Cidadania 2023

BALANÇO REVELA: 2023 SISTEMA OSB LEVOU TEMAS COMO ÉTICA, CIDADANIA E INTEGRIDADE PARA QUASE 20 MIL CRIANÇAS E EM 15 CIDADES AJUDOU A ECONOMIZAR MAIS DE R$ 50 MI

#BoasAções

Projeto Observador Mirim já consegue apresentar números, como em Timbó/SC, de 100% de crianças visitas em turmas do 4º ano e o monitoramento de licitações num recorde de apenas 15 municípios faz com que recursos públicos possam ser economizados para serem investido em outras demandas sociais.

De 04 a 09 de dezembro o Observatório Social do Brasil (SISTEMA OSB) realizou a II Semana da Cidadania de 2023. Com Agenda diversificada, o evento compartilhou de material de conscientização nas redes sociais, lançamento de artigo até a realização de lives para debater o tema: 09 DE DEZEMBRO – REFLEXÕES SOBRE O DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO.

A abertura, de forma digital, se deu na plataforma TEAMS e contemplou audiência exclusiva de membros do Sistema OSB que, hoje, estão presentes em mais de 100 Observatórios espalhados pelo Brasil.

Na noite de 04/Dez a live interna teve condução de Cristina Gomes, Executiva do OSB, recebeu Jean Pedroso (Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil) e Ney Ribas (Membro Fundador e atual Diretor de Alianças do Observatório Social do Brasil) e debateu o tema O PAPEL HISTÓRICO DOS OBSERVATÓRIOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO.

Leia Mais sobre a Semana da Cidadania AQUI:

https://osbrasil.org.br/semana-cidadania-2023/

A Live está disponível para todos os Observatórios compartilharem com seus membros via conta oficial do Office.

O debate revela como, em apenas 15 cidades, nossos voluntários colaboraram no monitoramento de licitações e ajudaram que suas prefeituras economizassem recursos nos processos de licitações na casa de mais de R$ 50 Milhões.

#AForça dos Observatórios Transformando Cidades

A transmissão mostra também como o projeto Observador Mirim alcançou mais de 20 mil crianças e adolescentes, levanto temas como Educação Fiscal, Cidadania, Ética e Integridade. Em um exemplo, na cidade de Timbó/SC, 100% dos alunos no 4º ano de escolas públicas e privadas receberam o Observatório Social e foram positivamente impactos com ações de cidadania, valores éticos e integridade.

Leia Mais Sobre esta Ação em Timbó/SC AQUI

https://osbrasil.org.br/timbo-sc-osb-mirim/

Os Observatórios Sociais seguem atuando em suas comunidades impactando e favorecendo o cidadão com o compartilhamento de ações, projetos e conteúdos que fomentem localmente ÉTICA, INTEGRIDADE, TRANSPARÊNCIA e CIDADANIA.

Conheça mais das ações locais dos Observatórios visitando nossa PlayList de Boas Práticas no Youtube @OSdoBrasil.

ARTIGO SOBRE 10 ANOS DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DOS ODS 16 e 17 É LANÇADO NA SEMANA DA CIDADANIA 2023

Com autoria de Roni Enara – Diretora Executiva do Sistema OSB e Leticia Cardoso – Assessora Executiva do Sistema OSB, fora apresentado, durante a Semana da Cidadania, a oportunidade de reflexão a conexão sobre os temas: ODS e Ações Anticorrupção.

O pré-lançamento do artigo aconteceu no Instagram com um bate papo entre Kenia Dorl – Marketing do Sistema OSB e uma das autoras, Roni Enara, que trouxe importantes considerações sobre o tema.

Assista a Live de Pré-lançamento AQUI

https://www.instagram.com/p/C0g3KMLMmIb/

Com lançamento do artigo 10 ANOS DA LEI ANTICORRUPÇÃO NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DOS ODS 16 e 17 as autoras promovem a oportunidade de se compreender como os 10 anos desta importante lei brasileira pode contribuir com o fomento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em destaques os ODS 16 e 17.

Leia o Artigo na INTEGRA AQUI
https://osbrasil.org.br/artigo-10anos-anticorrupcao/

NO YOUTUBE CONVIDADAS DEBATEM SOBRE O PAPEL DO CIDADÃO NO COMBATE A CORRUPÇÃO E OS ODS 16 E 17

Com a importante participação de Chantal Castro – Gerente da Plataforma Ação Contra Corrupção do Pacto Global da ONU, o Observatório Social do Brasil realiza em seu canal do Youtube – @OSdoBrasil destacado espaço de reflexão conectando os ODS 16 e 17 e o tema iniciativas contra a corrupção na iniciativa privada.

Apresentado por Roni Enara – Diretora Executiva do Sistema OSB, o espaço digital trouxe importantes destaques e considerações sobre o tema, colaborando na melhor compreensão e apresentando oportunas ações institucionais já realizadas no Brasil e no Mundo em favor da ética, integridade e transparência nos espaços públicos e privados.

Assista a Live na Integra AQUI

https://www.youtube.com/watch?v=merzK4X_RhI

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br