11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

02 a 04 de dezembro de 2020

Evento AO VIVO pelo YouTube – @osdobrasil
Acesse o conteúdo inteiro abaixo:

PATROCÍNIO:

02/12 – 1º DIA

Nessa quarta-feira (02), aconteceu a abertura do 11º Encontro Nacional dos Obersvatórios Sociais (ENOS). O evento contou com falas da diretora executiva do OSB, Roni Enara, e da presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva, com mensagens de esperança e união em meio à pandemia.

 

 

Foram apresentados os vídeos dos Observatórios que chegaram à fase final do 3º concurso de Boas Práticas: OSB Uberlândia/MG, OSB Sete Lagoas/MG, OSB Pará de Minas/MG e OSB Florianópolis/SC. Haverá uma votação e os resultados serão apresentados no último dia do evento.

O vice presidente de comunicação do Sistema OSB, Jean Pedroso, apresentou os resultados do Programa OSB 100% Eficiente, após agradecer a todos os voluntários de todas as cidades. Os municípios que se destacaram por atingirem mais de mil pontos no programa foram: Itabira, Campos Gerais, Sete Lagoas, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Limeira, Erechim, Rio do Sul, Pelotas, Campo Mourão, Pindamonhangaba, Ilhéus, Laranjeiras do Sul, São José do Rio Preto, Barreiras, Assis Chateaubriand, Três Pontas, Mandaguari, São José dos Pinhais, Lages e Arapongas.

Em seguida, Luciano Faber, presidente do OSB Limeira/SP, Fernando Ioris, vice presidente de Metodologia do OSB Chapecó/SC e João Manuel, diretor da pasta de indicadores do OSB Florianópolis/SC, apresentaram seus modelos e metodologias de atuação, mostrando os resultados do sucesso de sua gestão e servindo como exemplo e inspiração para todas as cidades.

O primeiro dia de evento contou com mais de 800 participantes de todo o Brasil e a gravação está disponível no YouTube do Observatório Social do Brasil. O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais acontece desde 2012. Esse ano, a 11º edição ocorre de 02 a 04 de dezembro, em formato totalmente digital.

TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB

03/12 – 2º DIA

O segundo dia do 11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais contou com painéis diversos durante o dia inteiro. Logo pela manhã, a presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva apresentou o painel “Como as empresas (de lucro real) podem contribuir com o controle social”, explicando sobre como as empresas podem ajudar a construir um país livre de corrupção a partir da dedução no IRPJ e CSLL.

 

 

Em seguida, foram apresentados mais quatro vídeos finalistas do 3º Concurso de Boas Práticas: OSB Brusque/SC, OSB Itabira/MG, OSB Foz do Iguaçu/PR e OSB Limeira/SP.

Ainda na parte da manhã, Silvia Grewe, membro do Conselho Superior, mediou um painel com Sotoriva e Dionísio (CAGE e OSB Porto Alegre/RS) sobre um Projeto de Lei estadual no Rio Grande do Sul para instituir benefícios fiscais no controle social.

Seguidamente, ocorram os painéis “Carreiras típicas de estado e boas práticas em educação para cidadania”, com a presença de Rudnei Marques (UNCACON Sincidal), Ismar Viana (ANTC) e José Ernane de Souza Brito (SINPROFAZ), com mediação de Regina Hirose; “LGPD e suas implicações na sociedade civil organizada”, de Letícia Sugai (Veritaz e IPACOM) com mediação da vice presidente do Sistema OSB, Tatiana Bastos; e “O papel das ACEs nos destinos de sua cidade”, apresentado por Roberto Elias da Silva, presidente da ACEPB (Pato Branco/PR), Marcelo Rocha, superintendente da ACIF (Franca/SP) e Eduardo José Perone, diretor executivo da ACIF (Florianópolis/SC), com mediação da diretora executiva do Sistema OSB, Roni Enara.

A parte da tarde contou com os painéis “O tripé da licitação”, apresentado por Cesar Costa (BBMNet), Fernando Salla (Effecti) e Nathalia Pinheiro, com mediação de Ney Ribas, presidente do OSB Curitiba/PR; “Especialistas esclarecem dúvidas para o monitoramento de licitações”, com Rafael Ayres (TCE PR), Davi de Melo (Licita Masters) e Samuel Patissi, mediado por Willian (OSB Franca/SP); “Lei de acesso à informação – o que é e como deve ser a transparência ativa e passiva”, de Joara Marchezini e Fabiano Angélico, com mediação de Cristina Gomes (OSB Assis Chateaubriand/PR); e a apresentação dos resultados da Força Tarefa Cidadã, por Waldemir Paschoiotto (TCU SC), Luiz Gustavo Andrioli (TCU PR), com mediação de Ney Ribas. O último painel do dia foi um brainstorming sobre sustentabilidade, mediado pelo presidente do Conselho Superior do OSB, Raul Groppo.

Além dos painéis, também foram apresentados os últimos dois vídeos do 3º concurso de Boas Práticas, OSB Volta Redonda/RJ e OSB Mafra/SC, completando os 10 finalistas.
As gravações do segundo dia do ENOS também estão disponíveis no YouTube do Observatório Social do Brasil e já contam, somadas, com mais de 1.400 visualizações.

 

TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB

04/12 – 3º DIA

Na manhã dessa sexta-feira (04), aconteceu o último dia do 11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento começou com a apresentação novamente dos 10 finalistas do 3º concurso de Boas Práticas: OSB Uberlândia/MG, OSB Sete Lagoas/MG, OSB Pará de Minas/MG, OSB Florianópolis/SC, OSB Brusque/SC, OSB Itabira/MG, OSB Foz do Iguaçu/PR, OSB Limeira/SP, OSB Volta Redonda/RJ e OSB Mafra/SC.

 

 

Após a abertura pela presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva, aconteceram os painéis “Lifelong learning – aprender a vida toda”, por Conrado Schlochauer, fundador da Teya e embaixador da SingularityU São Paulo, e o painel “Ação de olho das eleições”, por Ricardo Hamad (GT MonitLegis) e Profª Ana Carla Bilacheriene.


Em seguida, foram apresentados os vencedores do 3º concurso de Boas Práticas, pelo vice presidente para assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação do Sistema OSB, Glauber Recco. Os vencedores do concurso foram: OSB Uberlândia/MG em 1º lugar, com 20 votos, OSB Brusque/SC, 2º lugar, com 8 votos e OSB Limeira/SP em 3º lugar, com 6 votos.

Os painéis subsequentes foram “Como atrair, valorizar e manter o voluntariado ativo”, por José Alfredo Nahas (Parceiros Voluntários), mediado por Roberto Zardo e “O que fizemos e esperamos para o futuro do Sistema”, com Ney Ribas, Roberto Zardo, Belonice Sotoriva e Raul Groppo.


Ocorreu também a premiação das três cidades com mais inscritos no 11º ENOS. O OSB de Florianópolis ficou em 1º lugar e recebeu o livro “Um milhão de seguidores”, de Brendan Kane. Em 2º lugar, o OSB Pindamonhangaba/SP recebeu o livro “Compliance, gestão de riscos e combate à corrupção”, de Marco Aurélio Borges e Rodrigo Pironti. E em terceiro lugar ficou o OSB Socoraba/SP, que recebeu o livro “O poder oculto da contabilidade”, de Ronaldo Dias.

O encerramento emocionante do evento foi feito por Sotoriva, que agradeceu a todos que se mobilizaram para o 11º ENOS acontecer e a todos que participaram. “Com a união, nós conseguimos fazer mais transformação”.
Com mais de 500 visualizações, a gravação do último dia do ENOS está disponível no YouTube do Observatório Social do Brasil.

 

TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB

O Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil, acontece de 02 a 04 de dezembro (2020) e nesta edição em novo formato, totalmente digital.  Com foco na prevenção à corrupção, evento une dirigentes, técnicos e voluntários dos OSBs locais para disseminar as boas práticas e aperfeiçoar metodologia. O meio digital facilita o acesso e oportuniza também a participação de investidores, parceiros e sociedade neste que é o maior encontro de entidades de controle social do país, reunindo mais de 150 cidades de 17 estados.

O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) ocorre desde 2012 com o objetivo de reunir, integrar e trazer a oportunidade de qualificar, trocar experiências e melhorar a gestão das unidades, bem como oportunizar que os Observatórios se conectem numa colaboração coletiva em favor do controle social dos gastos públicos e da participação do cidadão nos destinos da sua cidade.

Palestrantes e Painéis:

Participações Especiais:

Obrigado a todos que participaram!

O evento gratuito teve uma agenda bastante interessante e produtiva para os Observatórios, Voluntários e seus Parceiros.

A programação está disponível na íntegra no YouTube.

11º ENOS - Vídeos - Patrocinadores:

Programação

*programação sujeita a alterações

Dia 02/12 - CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA - 19h30

ABERTURA DO EVENTO

  • Belonice Sotoriva – Presidente do Sistema OSB

PAINEL: DESTAQUES DO PROGRAMA OSB 100% EFICIENTE

  • Jean Pedroso – Vice Presidente de Comunicação do Sistema OSB

PAINEL: RESULTADOS DE OSBS COM SUCESSO NA GESTÃO

  • Mediação: Jean Pedroso – VP do Sistema OSB
  • Luciano José Faber – Presidente do OSB de Limeira/SP
  • Fernando Ioris – VP de Produção e Metodologia do OSB Chapecó/SC
  • João Manuel – Diretor da pasta de indicadores do OSB Florianópolis/SC

ENCERRAMENTO

Dia 03/12 - MANHÃ - 07h45 às 11h00

ABERTURA DO DIA

  • Belonice Sotoriva – Presidente do Sistema OSB

PAINEL: COMO AS EMPRESAS (DE LUCRO REAL) PODEM CONTRIBUIR COM O CONTROLE SOCIAL

  • Belonice Sotoriva – Presidente do Sistema OSB

PAINEL: EXPERIÊNCIA DO RS NA CRIAÇÃO DE LEI PARA INSTITUIR BENEFÍCIOS FISCAIS NO CONTROLE SOCIAL

  • Mediação: Silvia Grewe
  • Dionísio – CAGE e OSB Porto Alegre/RS
  • Belonice Sotoriva

CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

  • Mediação: Regina Hirose
  • Rudnei Marques – UNACON Sindical
  • Ismar Viana – ANTC
  • José Ernane de Souza Brito – SINPROFAZ

PAINEL: LGPD E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

  • Mediação: Tatiana Bastos – VP do Sistema OSB
  • Letícia Sugai – Veritaz e IPACOM

PAINEL: O PAPEL DAS ACEs NOS DESTINOS DE SUA CIDADE

  • Mediação: Roni Enara, OSB
  • Roberto Elias da Silva, Presidente ACEPB (Pato Branco/PR)
  • Marcelo Rocha, Superintendente – ACIF (Franca/SP)
  • Eduardo José Perone, Diretor Executivo – ACIF (Florianópolis/SC)

Dia 03/12 - TARDE - 13h30 às 19h30

BOAS PRÁTICAS OSB

PAINEL: O TRIPÉ DA LICITAÇÃO

  • Mediação: Ney Ribas – Presidente do OSB Curitiba/PR
  • Cesar Costa – BBMNet
  • Fernando Salla – Effecti
  • Nathalia Pinheiro (Pregoeira) – A visão do poder público

PAINEL: ESPECIALISTAS ESCLARECEM DÚVIDAS PARA O MONITORAMENTO DE LICITAÇÕES

  • Mediação: Willian – OSB Franca/SP
  • Rafael Ayres – TCE PR
  • Davi de Melo – Licita Masters
  • Samuel Patissi

PAINEL: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO  – O QUE É E COMO DEVE SER A TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA

  • Mediação: Cristina Gomes – OSB Assis Chateaubriand/PR
  • Joara Marchezini
  • Fabiano Angélico

PAINEL: RESULTADOS DA AÇÃO FORÇA TAREFA CIDADÃ

  • Mediação: Ney Ribas – Presidente do OSB Curitiba
  • Waldemir Paschoiotto –  TCU SC
  • Luiz Gustavo Andrioli –  TCU PR

PAINEL: SUSTENTABILIDADE

  • Mediação: raul Groppo – Presidente do Conselho Superior do OSB

ENCERRAMENTO

 

Dia 04/12 - MANHÃ - 08H00

ABERTURA DO DIA

  • Belonice Sotoriva – Presidente do Sistema OSB

PALESTRA: LIFELONG LEARNING – APRENDER A VIDA TODA

  • Conrado Schlochauer –  Fundador da Teya e Embaixador da SingularityU São Paulo

PAINEL: AÇÃO DE OLHO NAS ELEIÇÕES

  • Ricardo Hamad – GT MonitLegis
  • Profª. Ana Carla Bliacheriene

RESULTADO DO CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DO SISTEMA OSB

  • Apresentação: Glauber Magagnin Recco – VP para Assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação

PAINEL: COMO ATRAIR, VALORIZAR E MANTER O VOLUNTARIADO ATIVO

  • Mediação: Roberto Zardo
  • José Alfredo Nahas –  Parceiros Voluntários

PAINEL: O QUE FIZEMOS E ESPERAMOS PARA O FUTURO DO SISTEMA

ENCERRAMENTO

  • Belonice Sotoriva – Presidente do Sistema OSB

3ª Edição do Concurso de
Boas Práticas do Sistema OSB

Observatório Social do Brasil (OSB) apresenta durante o 11º ENOS o resultado final de votação e anuncia os vencedores do 3º Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB. O concurso busca apresentar atividades, projetos e ações das unidades filiadas ao Sistema OSB, que mereceram destaque no último ano, por meio de vídeos que apresentaram sua relevância e impacto social.

O objetivo do concurso é desafiar os Observatórios Sociais do Brasil que integram o Sistema OSB na divulgação de suas ações e projetos (boas práticas) realizados durante todo o último ano, estimulando que todos tenham sucesso na condução de seu OSB, alcançando visibilidade e conquistando credibilidade da comunidade local e nacional. “Vale muito a pena visualizar cada projeto, conhecer os trabalhos realizados e escolher o seu preferido para votar”, disse Roni Enara, Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil.

QUER VER TODAS AS BOAS PRÁTICAS? CLIQUE AQUI

Inscrições - 11º ENOS

Inscrições Encerradas – Acesse o conteúdo do evento clicando aqui.

PATROCÍNIO:

REALIZAÇÃO:

OSBs Inscritos e Construindo o ENOS 2020 - VIRTUAL

DA REDAÇÃO OSB

Diretor de Comunicação: Jean Pedroso

Texto/Reportagem: Felipe Alves

Revisão: Roni Enara

Publicação/Arte Final: Mateus Andrade

ENOS – Coordenação: Cristina Marcondes

Colaboraram neste material: Leticia Cardoso, Kenia Abreu

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br