11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais
02 a 04 de dezembro de 2020
Evento AO VIVO pelo YouTube – @osdobrasil
Acesse o conteúdo inteiro abaixo:
02 a 04 de dezembro de 2020
Evento AO VIVO pelo YouTube – @osdobrasil
Acesse o conteúdo inteiro abaixo:
02/12 – 1º DIA
Nessa quarta-feira (02), aconteceu a abertura do 11º Encontro Nacional dos Obersvatórios Sociais (ENOS). O evento contou com falas da diretora executiva do OSB, Roni Enara, e da presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva, com mensagens de esperança e união em meio à pandemia.
Foram apresentados os vídeos dos Observatórios que chegaram à fase final do 3º concurso de Boas Práticas: OSB Uberlândia/MG, OSB Sete Lagoas/MG, OSB Pará de Minas/MG e OSB Florianópolis/SC. Haverá uma votação e os resultados serão apresentados no último dia do evento.
O vice presidente de comunicação do Sistema OSB, Jean Pedroso, apresentou os resultados do Programa OSB 100% Eficiente, após agradecer a todos os voluntários de todas as cidades. Os municípios que se destacaram por atingirem mais de mil pontos no programa foram: Itabira, Campos Gerais, Sete Lagoas, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Limeira, Erechim, Rio do Sul, Pelotas, Campo Mourão, Pindamonhangaba, Ilhéus, Laranjeiras do Sul, São José do Rio Preto, Barreiras, Assis Chateaubriand, Três Pontas, Mandaguari, São José dos Pinhais, Lages e Arapongas.
Em seguida, Luciano Faber, presidente do OSB Limeira/SP, Fernando Ioris, vice presidente de Metodologia do OSB Chapecó/SC e João Manuel, diretor da pasta de indicadores do OSB Florianópolis/SC, apresentaram seus modelos e metodologias de atuação, mostrando os resultados do sucesso de sua gestão e servindo como exemplo e inspiração para todas as cidades.
O primeiro dia de evento contou com mais de 800 participantes de todo o Brasil e a gravação está disponível no YouTube do Observatório Social do Brasil. O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais acontece desde 2012. Esse ano, a 11º edição ocorre de 02 a 04 de dezembro, em formato totalmente digital.
TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB
03/12 – 2º DIA
O segundo dia do 11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais contou com painéis diversos durante o dia inteiro. Logo pela manhã, a presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva apresentou o painel “Como as empresas (de lucro real) podem contribuir com o controle social”, explicando sobre como as empresas podem ajudar a construir um país livre de corrupção a partir da dedução no IRPJ e CSLL.
Em seguida, foram apresentados mais quatro vídeos finalistas do 3º Concurso de Boas Práticas: OSB Brusque/SC, OSB Itabira/MG, OSB Foz do Iguaçu/PR e OSB Limeira/SP.
Ainda na parte da manhã, Silvia Grewe, membro do Conselho Superior, mediou um painel com Sotoriva e Dionísio (CAGE e OSB Porto Alegre/RS) sobre um Projeto de Lei estadual no Rio Grande do Sul para instituir benefícios fiscais no controle social.
Seguidamente, ocorram os painéis “Carreiras típicas de estado e boas práticas em educação para cidadania”, com a presença de Rudnei Marques (UNCACON Sincidal), Ismar Viana (ANTC) e José Ernane de Souza Brito (SINPROFAZ), com mediação de Regina Hirose; “LGPD e suas implicações na sociedade civil organizada”, de Letícia Sugai (Veritaz e IPACOM) com mediação da vice presidente do Sistema OSB, Tatiana Bastos; e “O papel das ACEs nos destinos de sua cidade”, apresentado por Roberto Elias da Silva, presidente da ACEPB (Pato Branco/PR), Marcelo Rocha, superintendente da ACIF (Franca/SP) e Eduardo José Perone, diretor executivo da ACIF (Florianópolis/SC), com mediação da diretora executiva do Sistema OSB, Roni Enara.
A parte da tarde contou com os painéis “O tripé da licitação”, apresentado por Cesar Costa (BBMNet), Fernando Salla (Effecti) e Nathalia Pinheiro, com mediação de Ney Ribas, presidente do OSB Curitiba/PR; “Especialistas esclarecem dúvidas para o monitoramento de licitações”, com Rafael Ayres (TCE PR), Davi de Melo (Licita Masters) e Samuel Patissi, mediado por Willian (OSB Franca/SP); “Lei de acesso à informação – o que é e como deve ser a transparência ativa e passiva”, de Joara Marchezini e Fabiano Angélico, com mediação de Cristina Gomes (OSB Assis Chateaubriand/PR); e a apresentação dos resultados da Força Tarefa Cidadã, por Waldemir Paschoiotto (TCU SC), Luiz Gustavo Andrioli (TCU PR), com mediação de Ney Ribas. O último painel do dia foi um brainstorming sobre sustentabilidade, mediado pelo presidente do Conselho Superior do OSB, Raul Groppo.
Além dos painéis, também foram apresentados os últimos dois vídeos do 3º concurso de Boas Práticas, OSB Volta Redonda/RJ e OSB Mafra/SC, completando os 10 finalistas.
As gravações do segundo dia do ENOS também estão disponíveis no YouTube do Observatório Social do Brasil e já contam, somadas, com mais de 1.400 visualizações.
TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB
04/12 – 3º DIA
Na manhã dessa sexta-feira (04), aconteceu o último dia do 11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento começou com a apresentação novamente dos 10 finalistas do 3º concurso de Boas Práticas: OSB Uberlândia/MG, OSB Sete Lagoas/MG, OSB Pará de Minas/MG, OSB Florianópolis/SC, OSB Brusque/SC, OSB Itabira/MG, OSB Foz do Iguaçu/PR, OSB Limeira/SP, OSB Volta Redonda/RJ e OSB Mafra/SC.
Após a abertura pela presidente do Sistema OSB, Belonice Sotoriva, aconteceram os painéis “Lifelong learning – aprender a vida toda”, por Conrado Schlochauer, fundador da Teya e embaixador da SingularityU São Paulo, e o painel “Ação de olho das eleições”, por Ricardo Hamad (GT MonitLegis) e Profª Ana Carla Bilacheriene.
Em seguida, foram apresentados os vencedores do 3º concurso de Boas Práticas, pelo vice presidente para assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação do Sistema OSB, Glauber Recco. Os vencedores do concurso foram: OSB Uberlândia/MG em 1º lugar, com 20 votos, OSB Brusque/SC, 2º lugar, com 8 votos e OSB Limeira/SP em 3º lugar, com 6 votos.
Os painéis subsequentes foram “Como atrair, valorizar e manter o voluntariado ativo”, por José Alfredo Nahas (Parceiros Voluntários), mediado por Roberto Zardo e “O que fizemos e esperamos para o futuro do Sistema”, com Ney Ribas, Roberto Zardo, Belonice Sotoriva e Raul Groppo.
Ocorreu também a premiação das três cidades com mais inscritos no 11º ENOS. O OSB de Florianópolis ficou em 1º lugar e recebeu o livro “Um milhão de seguidores”, de Brendan Kane. Em 2º lugar, o OSB Pindamonhangaba/SP recebeu o livro “Compliance, gestão de riscos e combate à corrupção”, de Marco Aurélio Borges e Rodrigo Pironti. E em terceiro lugar ficou o OSB Socoraba/SP, que recebeu o livro “O poder oculto da contabilidade”, de Ronaldo Dias.
O encerramento emocionante do evento foi feito por Sotoriva, que agradeceu a todos que se mobilizaram para o 11º ENOS acontecer e a todos que participaram. “Com a união, nós conseguimos fazer mais transformação”.
Com mais de 500 visualizações, a gravação do último dia do ENOS está disponível no YouTube do Observatório Social do Brasil.
TEXTO/REPORTAGEM: LUÍSA SECCO / ASCOM OSB
O Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil, acontece de 02 a 04 de dezembro (2020) e nesta edição em novo formato, totalmente digital. Com foco na prevenção à corrupção, evento une dirigentes, técnicos e voluntários dos OSBs locais para disseminar as boas práticas e aperfeiçoar metodologia. O meio digital facilita o acesso e oportuniza também a participação de investidores, parceiros e sociedade neste que é o maior encontro de entidades de controle social do país, reunindo mais de 150 cidades de 17 estados.
O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) ocorre desde 2012 com o objetivo de reunir, integrar e trazer a oportunidade de qualificar, trocar experiências e melhorar a gestão das unidades, bem como oportunizar que os Observatórios se conectem numa colaboração coletiva em favor do controle social dos gastos públicos e da participação do cidadão nos destinos da sua cidade.
O evento gratuito teve uma agenda bastante interessante e produtiva para os Observatórios, Voluntários e seus Parceiros.
A programação está disponível na íntegra no YouTube.
*programação sujeita a alterações
ABERTURA DO EVENTO
PAINEL: DESTAQUES DO PROGRAMA OSB 100% EFICIENTE
PAINEL: RESULTADOS DE OSBS COM SUCESSO NA GESTÃO
ENCERRAMENTO
ABERTURA DO DIA
PAINEL: COMO AS EMPRESAS (DE LUCRO REAL) PODEM CONTRIBUIR COM O CONTROLE SOCIAL
PAINEL: EXPERIÊNCIA DO RS NA CRIAÇÃO DE LEI PARA INSTITUIR BENEFÍCIOS FISCAIS NO CONTROLE SOCIAL
CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO E BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA
PAINEL: LGPD E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
PAINEL: O PAPEL DAS ACEs NOS DESTINOS DE SUA CIDADE
BOAS PRÁTICAS OSB
PAINEL: O TRIPÉ DA LICITAÇÃO
PAINEL: ESPECIALISTAS ESCLARECEM DÚVIDAS PARA O MONITORAMENTO DE LICITAÇÕES
PAINEL: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – O QUE É E COMO DEVE SER A TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA
PAINEL: RESULTADOS DA AÇÃO FORÇA TAREFA CIDADÃ
PAINEL: SUSTENTABILIDADE
ENCERRAMENTO
ABERTURA DO DIA
PALESTRA: LIFELONG LEARNING – APRENDER A VIDA TODA
PAINEL: AÇÃO DE OLHO NAS ELEIÇÕES
RESULTADO DO CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DO SISTEMA OSB
PAINEL: COMO ATRAIR, VALORIZAR E MANTER O VOLUNTARIADO ATIVO
PAINEL: O QUE FIZEMOS E ESPERAMOS PARA O FUTURO DO SISTEMA
ENCERRAMENTO
O Observatório Social do Brasil (OSB) apresenta durante o 11º ENOS o resultado final de votação e anuncia os vencedores do 3º Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB. O concurso busca apresentar atividades, projetos e ações das unidades filiadas ao Sistema OSB, que mereceram destaque no último ano, por meio de vídeos que apresentaram sua relevância e impacto social.
O objetivo do concurso é desafiar os Observatórios Sociais do Brasil que integram o Sistema OSB na divulgação de suas ações e projetos (boas práticas) realizados durante todo o último ano, estimulando que todos tenham sucesso na condução de seu OSB, alcançando visibilidade e conquistando credibilidade da comunidade local e nacional. “Vale muito a pena visualizar cada projeto, conhecer os trabalhos realizados e escolher o seu preferido para votar”, disse Roni Enara, Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil.
DA REDAÇÃO OSB
Diretor de Comunicação: Jean Pedroso
Texto/Reportagem: Felipe Alves
Revisão: Roni Enara
Publicação/Arte Final: Mateus Andrade
ENOS – Coordenação: Cristina Marcondes
Colaboraram neste material: Leticia Cardoso, Kenia Abreu
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2610, lojas 1 e 2, box 132 - Rebouças, Curitiba-PR
CEP: 80220-001
Telefone: @osdobrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br