2021: Um tempo de esperança...

2022: É hora de fazer...

Que a Lição Aprendida no Pós Pandemia nos Permita Estar Melhores, Mais Fortes e Resilientes Frente a um Novo Tempo que Surge

E lá se vai o 2021… o ano que, podemos dizer, nos proporcionou experiências, aprendizados e muita, muita oportunidade de resiliência e renovação da esperança.

O ano que nos apresentou uma vacina, para uma doença que desconhecíamos, para um tempo que não sabíamos, para um amanhã que era totalmente difícil de prever. Nem mesmo os melhores em acertar previsões nos diriam tudo o que aconteceu.

O Sistema OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL sofreu literalmente com notícias que jamais nos abandonarão pelo tamanho da dor e da saudade. Perdemos, neste plano, nossa Presidente, ela que reescreveu a história em nossa instituição sendo a primeira mulher a presidir a maior instituição de controle social do país. Belonice Sotoriva vive sempre em nossos corações. O 2021 nos leva Adriano Strassburguer, nosso grande voluntário dedicado aos indicadores, que nos ajudava a comparar gestões e cidades por meio de números e dados, ele fazia tudo ficar mais fácil. E era um dia sim e outro não e ouvíamos a “pandemia nos levou mais um voluntário”. Ficamos nós, por eles, para eles, porque a luta deles é a nossa e precisamos vencer por honra a esses personagens únicos.

Nossas lágrimas secadas à força da coragem que se manifesta alma adentro, eram símbolos de que precisávamos continuar, afinal, ainda que em meio ao caos da tristeza e do momento sanitário que o mundo vivia, nossos gestores públicos se apoiavam num regime de compras públicas emergencial, sem planejamento nem transparência. Pasmos com tanto descalabro com o uso dos recursos da saúde – superfaturamento, quantidades absurdas, aquisição de equipamentos inadequados – nossos nobres voluntários respiraram fundo, se vestiram das máscaras e decidiram: é preciso continuar!

Ações dos Observatórios pelo Brasil mesmo com a pandemia.
Saiba mais em nossas redes:

A incerteza de tempos como estes, nos faziam pensar em como atuar e aplicar controle social tendo hospitais lotados e vidas precisando ser salvas e ao mesmo tempo tudo que aprendemos precisava mais do que nunca ser colocado em prática, afinal havia toda sorte de notícias de malversação do uso do dinheiro público que deveria salvar vidas! Nós não poderíamos nos furtar de fazer valer aquilo que com a vida defendemos: FAZER CONTROLE SOCIAL. Era hora de atuação organizada, era hora de uma força conjunta, era preciso UMA FORÇA TAREFA CIDADÃ.

A Força que faltava...
Força Tarefa Cidadã

A ação conjunta de instituições que entenderam que era hora de unir forças se transforma na FORÇA TAREFA CIDADÃ em meados de 2020. Este novo projeto teve como mentor Ney Ribas, que mesmo tendo dedicado mais de 10 anos ao Sistema OSB, não se furtou à responsabilidade como cidadão brasileiro de idealizar mais um projeto que o país precisava. A FORÇA TAREFA CIDADÃ surge da necessidade do enfrentamento à ausência de transparência no acesso a dados das compras emergenciais junto a prefeituras e, com o apoio dos Órgãos Oficiais de Controle, torna-se a maior iniciativa de fomento ao auditor cidadão na vigilância dos portais de transparência municipais, bem como de parte dos processos de compras classificadas como emergenciais por parte do executivo municipal.

Com a mobilização iniciada pelos Observatórios do sul do país e a aliança indispensável das Redes Estaduais de Controle da Gestão Pública, aliam-se Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e auditores cidadãos voluntários, a 2ª fase da Força Tarefa, em 2021, já avaliou os portais de transparência de 2.500 prefeituras de 8 estados brasileiros.

Os resultados da FORÇA TAREFA CIDADÃ são uma realidade e promete em 2022 apresentar dados e informações com diagnósticos que merecerão atenção e providências, para que os portais de transparência das prefeituras estejam, minimamente, cumprindo a Lei.

0
Cidades analisadas em 2021
0
Voluntários
+ 0
Processos licitatórios verificados

CONHEÇA MAIS SOBRE A FORÇA TAREFA CIDADÃ AQUI E TORNE-SE UM AUDITOR CIDADÃO VOLUNTÁRIO

EM FORMATO DIGITAL, FORAM REALIZADOS O 5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL E O 12º ENOS!
PRECISAVAM ACONTECER E FORAM SUCESSO!!!

Somos uma família unida, tremula alto nossa bandeira em favor do Brasil Área Livre de Corrupção. Trabalhamos pela Eficiência na Gestão Pública e nosso maior evento anual já faz parte da agenda nacional e o CONGRESSO PACTO PELO BRASIL deveria contribuir com seu papel social, ser o maior diferencial entre sociedade e gestão pública em favor da integridade e transparência. A 5ª edição do Pacto foi realizada de 24 de agosto a 23 de setembro, contemplando os eixos da Gestão Pública, Negócios, Inovação e Tecnologia e Integridade, sob o tema Gestão Inteligentes de Cidades – Compromisso com o Cidadão.

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Frente aos obstáculos colocados com o distanciamento social, precisamos seguir (mesmo aprendendo e se adaptando) no formato digital, e nada melhor que se unir a instituições que contribuiriam com o melhor para este projeto. Assim, nos aliamos à FACENS e ao INSTITUTO MICROPOWER. Estas parcerias nos oportunizaram conhecer e aprender sobre temas que já estão impactando nossas cidades como IOT, ESG, 5G e outros novidades e mundos que irão transformar nossas vidas em breve. E as parcerias desta edição foram ampliadas e aos parceiros acima se juntam FACEBOOK, COMPLIANCE ACROSS REGIONAL, GAZETA DO POVO, SEBRAE NACIONAL, ABDI, FACISC, IES, CFC, CACB, EMBRAPA, CNA JOVEM, e muitos outros.   

Aqui te convido a visitar o EBOOK do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL 2021 e conferir tudo aquilo que esta edição histórica nos deixa de lição e profundo conhecimento, eternizados em ambiente digital.

Foram 15 dias de programação, + de 50 palestrantes, 29 painéis, 51 horas de transmissão ao vivo, e uma agenda positiva que levou, por esse período, toda a proposta e tema da edição 2021 a públicos de todos os estados brasileiros, para a América Latina e para o Mundo.

Toda a programação e conteúdo você pode assistir no YouTube @OSdoBrasil.

12º ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

O 12º Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil, aconteceu de 01 a 03 de dezembro (2021), edição em formato 100% digital.  Com foco no aperfeiçoamento de gestão das unidades o evento uniu dirigentes, técnicos e voluntários dos OSBs locais para disseminar as boas práticas e aperfeiçoar metodologia. O meio digital facilita o acesso e oportuniza também a participação de parceiros e sociedade neste que é o maior encontro de entidades de controle social do país.

O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) ocorre desde 2012 com o objetivo de reunir, integrar e trazer a oportunidade de qualificar, trocar experiências e melhorar a gestão das unidades, bem como oportunizar que os Observatórios filiados ao Sistema OSB se conectem numa colaboração coletiva em favor do controle social dos gastos públicos e da participação do cidadão nos destinos da sua cidade.

A GENTE CRESCEU E CRESCEU
PARA MELHORAR O BRASIL

Sim, mesmo em um ano cheio de dúvidas nossa instituição seguiu se multiplicando e registramos aqui nosso muito obrigado às cidades de São Mateus do Sul/PR, Araruna/PR e São Luís/MA que acreditaram e seguiram com a criação de novos Observatórios pelo país. Sejam bem-vindas que a metodologia do OSB possa contribuir para o crescimento social e de gestão desses municípios.

 

NOVAS CRIAÇÕES, NOVAS FORMAS DE NOS CONECTAR

Em 2021 também trouxemos uma nova forma de nos comunicarmos e nos aproximarmos de você que nos acompanha. Novos boletins informativos e espaços virtuais que colaboraram com a propagação das iniciativas dos Observatórios e traz para mais perto pautas e temas de discussão que colaboraram com o crescimento do controle social em nosso país.

CONHEÇA NOSSAS INICIATIVAS:

E O QUE VEM POR AÍ… 2022

 

A vontade de contar tudo é gigantesca, mas ainda este que vos escreve não pode contar (neste momento), mas temos novidades sim… vamos aguardar que logo teremos novas informações…

  • VOTECAST, ELEIÇÕES 2022 – PODCAST
  • ESG no OSB – INSTAGRAM e PODCAST
  • ELAS NO CONTROLE, MULHERES QUE TRANSFORMAM, Temporadas 3 e 4 – YOUTUBE
  • VOTO CONSCIENTE – INSTAGRAM e FACEBOOK
  • PACTO PELO BRASIL 2022 – EVENTO NACIONAL

E MUITO MAIS… AGUARDEM…

Gratidão… palavra cara, mas que pra gente é o melhor pra oferecer a você que acredita e estende a mão para a causa que acreditamos.

Mesmo sendo um ano que se mostrou difícil, vencemos!!! E tudo graças a você que destina apoio e confiança em nosso trabalho, confiança na mudança que queremos para o Brasil… Você que contribuiu visitando nosso site e faz parte dos mais de 540 MIL cliques em 2021, você que chegou e se juntou aos nossos mais de 30 mil seguidores nas redes sociais, muito obrigado também a você que esteve conosco nos conteúdos de áudio e vídeo que produzimos, nos fortalecendo em um grupo com quase 8 mil pessoas e que com sua contribuição nos tornamos o maior canal institucional de controle social no YouTube!!!

Tudo Isso é por Você… por você que comentou, curtiu, compartilhou… você que com um fone de ouvido nos acompanhou pelo caminho… Você que se voluntariou, apoiou, que palestrou, que patrocinou e nos ajudou a mostrar para o Brasil que o país Área Livre de Corrupção que QUEREMOS, avisamos, está em Construção!!!

Vamos ainda mais longe!!! É por nossos filhos e netos, é por nossos bairros e cidades, é por nossa dignidade, é pelo País que amamos que não desistimos e vamos em frente! Porque acreditamos que o Brasil tem jeito e por isso agimos!

INDIGNAR-SE É IMPORTANTE, ATITUDE É FUNDAMENTAL!!!

Ahhhh ia esquecendo de dizer… aqui no Observatório Social do Brasil não é que a esperança seja a última que morre, aqui A ESPERANÇA NÃO MORRE NUNCA, MESMO SENDO A ÚLTIMA!!!

VEM 2022! PORQUE AQUI   #AGenteTáJunto!

OBRIGADO POR CONFIAREM E ACREDITAREM

Texto: Felipe Silva

Revisão: Roni Enara

Design e Diagramação: Mateus Porfírio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br