A CORRUPÇÃO TENTA AVANÇAR, MAS NÃO VAMOS DEIXAR DE COMBATÊ-LA!

De 06 a 10 de dezembro o Sistema Observatório Social do Brasil apresentou uma série de lives com especialistas no Enfrentamento à Corrupção no Brasil: retrocessos, propostas e avanços.

“Verás que um filho teu não foge à luta…”  é o que diz o Hino Nacional, e o enfrentamento à corrupção parece ser de fato a batalha mais constante nos últimos anos entre a sociedade brasileira e aqueles que insistem em achar meios para corromper.

Dia 09 de dezembro é data instituída desde 2003, quando da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em que o Brasil e mais 101 países decidiram fortalecer a cooperação internacional, com o objetivo de ampliar o combate à corrupção. Esse acordo foi feito num evento da ONU em Mérida, no México.

De 06 a 10 de dezembro de 2021, o Observatório Social do Brasil, parceiros e convidados estarão ao vivo no YOUTUBE @OSdoBrasil com a série de lives COMO ENFRENTAMOS A CORRUPÇÃO NO BRASIL! Vamos discutir, mostrar boas práticas e propor caminhos.

Para Raul Groppo, Presidente do Sistema OSB: “O momento nos chama à responsabilidade! Cada cidadão tem o direito e o dever de questionar os poderes constituídos e clamar por uma cultura de Integridade. Às entidades da sociedade civil fazemos um chamamento: vamos nos unir para propor soluções e dizer NÃO à impunidade! Por nossos filhos e netos, por um Brasil melhor para todos, VAMOS JUNTOS!”

A triste realidade é que a corrupção apresenta números desastrosos e leva direitos adquiridos historicamente pela sociedade, deixando o cidadão de bem à mercê da sorte para receber educação e saúde de qualidade, transporte público, segurança e outros serviços que deixam de ser entregues pelos governantes.

Surpreendentemente a Corrupção leva dos cofres públicos brasileiros valores na casa dos R$ 200 Bilhões por ano. (Fonte: Revista Isto É! 2017 – https://istoe.com.br/brasil-perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf/ )

06 a 10 de Dezembro:
Todas as lives disponíveis para você!

Lives com especialistas no Enfrentamento à Corrupção no Brasil: retrocessos, propostas e avanços.

VAMOS CONVERSAR… EU, VOCÊ, TODOS NÓS…

 

Buscando uma forma de lembrar e fortalecer o pensamento junto à sociedade de que a corrupção nos leva direitos, o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL propõe gratuitamente os debates AO VIVO a seguir:

PROGRAMAÇÃO:

DIA 06/12, 16hAÇÕES na PRÁTICA – A IMPORTÂNCIA DAS INICIATIVAS QUE PARTEM DO CIDADÃO – OBSERVATÓRIOS, VENCEDORES DO CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS 2021, RELATAM SUAS EXPERIÊNCIAS.

PARTICIPAÇÃO:

MODERADORA: KENIA ABREU – Observatório Social do Brasil

CONVIDADO: OBSERVATÓRIO – Participante do Concurso de Boas Práticas 2021

CONVIDADO: OBSERVATÓRIO – Participante do Concurso de Boas Práticas 2021

CONVIDADO: OBSERVATÓRIO – Participante do Concurso de Boas Práticas 2021

ASSISTA AQUI

DIA 07/12, 16hESTAMOS PREOCUPADOS – ELEIÇÕES 2022, QUAL O PAPEL DO ELEITOR? VAMOS REFLETIR SOBRE EM QUEM VOTEI EM 2018? MEU CANDIDATO AJUDOU NO  COMBATE À CORRUPÇÃO NESSES QUASE 4 ANOS? MEU VOTO PARA 2022, DEVO REPENSAR?

PARTICIPAÇÃO:

MODERADOR: NEY RIBAS – Observatório Social do Brasil

CONVIDADO: RUBENS CASEMIRO LAMEL – Instituto Soberania

CONVIDADO:  ROBERTO ZARDO – Cidadão brasileiro

ASSISTA AQUI

DIA 08/12, 16h – O COMBATE À CORRUPÇÃO: TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL SOB A ÓTICA INSTITUCIONAL – Os caminhos em favor da transparência.

PARTICIPAÇÃO:

MODERADOR: ALEXSANDRO SCHU –  presidente do OSB-Santa Catarina

CONVIDADO: DR. DIEGO ROBERTO BARBIERO – Promotor do Ministério Público/SC

CONVIDADO: DR. JOÃO PEDRO GEBRAN NETO – TRF 4ª Região

ASSISTA AQUI

DIA 09/12, 16hA RESILÊNCIA CIDADÃ NO ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO  – ELAS NO CONTROLE, MULHERES QUE TRANSFORMAM.

PARTICIPAÇÃO:

CONVIDADA: RONI ENARA – OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

CONVIDADA: NICOLE VERILO – TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL

CONVIDADO: LUCIANA ASPER – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Projeto NA MORAL

ASSISTA AQUI

DIA 10/12, 16hFORÇA TAREFA CIDADÃ – O Cidadão Auditor unido a Instituições em favor da Transparência Pública.

PARTICIPAÇÃO:

NEY RIBAS E CONVIDADOS

ASSITA AQUI

Inscreva-se no canal e #COMPARTILHE

O Sistema OSB dispõe de vídeos institucionais que você pode compartilhar e mostrar que apoia iniciativas de cidadania e da prevenção à corrupção.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br