FORÇA TAREFA 2024

FORÇA TAREFA CIDADÃ GANHA ROBUSTEZ EM CHAPECÓ COM AÇÕES DO OBSERVATÓRIO SOCIAL NA CIDADE

Observatório Social do Brasil em Chapecó apresenta números sobre as ações da Força Tarefa no município e reforça a importância do projeto e o seu impacto

Boletim Força Tarefa Cidadã

Atualização de Atividades

Comunicação OSB – 10/01/2024

Força Tarefa Cidadã, projeto coordenado em parceria com as Redes de Controle Estaduais, TCU – Tribunal de Contas da União e voluntários dos Observatórios Sociais, avança em suas atividades após a apresentação de seus primeiros resultados (leia aqui https://osbrasil.org.br/forca-tarefa-2022-resultados/ Relatório de Atividades, Dados e Conquistas da Força Tarefa Cidadã).

Um dos destaques recentes do projeto acontece na cidade de Chapecó/SC. Membros e Voluntários do Observatório Social do Brasil – Chapecó em parceria com importantes universidades locais realizaram atividades de monitoramento de obras e capacitação em favor do Controle Social.

(Foto: OSB- Chapecó)

Somente em Chapecó a Força Tarefa analisou mais de 400 portais de transparência em cidades brasileiras, reforçando a importância do voluntariado estudantil e da coordenação local do OSB-Chapecó/SC.

Mais de 200 alunos, por exemplo do curso de Engenharia, das universidades UNOESC e UNOCHAPECÓ receberam conhecimento, troca de experiência e capacitação em relação a FORÇA TAREFA CIDADÃ e capacitação sobre monitoramento de obras públicas, fortalecendo o exercício do Controle Social e a importância da Cidadania.

OS dados de monitoramento da FORÇA TAREFA CIDADÃ em Chapecó ajudam para que o Observatório Social local possa identificar ajustes no portal de transparência do município e estimula que capacitações possam ser oferecidas em favor do cidadão para que exerça o seu direito à CIDADANIA, realizando monitoramento de obras, análise do portal de transparência e acompanhamento das ações do legislativo e executivo da cidade.

(Foto: OSB- Chapecó)

Confira detalhes do RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROJETO DE CIDADANIA E CONTROLE SOCIAL do Observatório de Chapecó

visitando as redes sociais @ObservatorioBrasilChapeco

A FORÇA TAREFA CIDADÃ

A iniciativa é uma ação colaborativa entre as Redes de Controle da Gestão Pública, TCU e CGU, a sociedade civil organizada (Observatório Social do Brasil) e os gestores públicos municipais visando integrar o controle social e institucional ao contribuir para a transparência.

FTC tem por objetivo garantir que todos os recursos sejam corretamente aplicados, sem desvios ou desperdícios, e a população brasileira receba o melhor e mais rápido atendimento, com TRANSPARÊNCIA EFETIVA dos documentos relativos a aquisições e contratações.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

 

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br