Eleito o primeiro presidente do Observatório Social de BC

O Voluntário Antônio Cotrim é o primeiro presidente da entidade. Ele conta que um dos principais objetivos será difundir as atribuições do Observatório Social e atrair a participação popular

29 de abril de 2013 18:20

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

No último dia 18, Antônio Cotrim foi eleito o primeiro presidente do Observatório Social de Balneário Camboriú. Cotrim é voluntário, participa das reuniões de articulação para criação do OS de Balneário desde o início e não representa nenhuma entidade e sim a comunidade em geral.

O órgão terá quatro vice-presidentes e suas atribuições ainda deverão sofrer ajustes:José Santos Pereira, da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), como Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros; Rogério Clele, representando a Administração Pública da Udesc, é o Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças; Bibiana Barros recebeu o título de Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia; e Dimas Siqueira atuará como Vice-presidente vogal.

A posse da diretoria será definida em conjunto com o Observatório Brasil, que organizará o lançamento da instituição e a integração dos sistemas operacionais da rede de Observatórios Sociais no Brasil.

“Vamos agora organizar a estrutura do conselho de administração, em espécies de câmaras setoriais. Vamos também fazer o planejamento, assim que recebermos as orientações e metodologia do Observatório do Brasil”, comentou Cotrim.

Ele conta que um dos principais objetivos é difundir as atribuições do Observatório Social e atrair a participação popular. “Não somos fiscais, vamos fazer um assessoramento de informações e ajudar na aplicação do dinheiro público com excelência. O Observatório não tem finalidade de ser contra ninguém, quer apenas representar a sociedade civil organizada e participar com uma linha propositiva”, concluiu.

De acordo com José Santos Pereira, o mais importante da criação do observatório é a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão pública. Para Pereira, o Observatório Social vem com a missão de tornar a gestão mais participativa.

Para o presidente da Acibalc, Nelson de Oliveira, todo o processo de criação do Observatório Social vem sendo muito bem conduzido, de forma que sua atuação deverá contribuir fortemente para com o município. De acordo com Oliveira, basta que os governantes entendam que esta é uma ferramenta que vem a favor da cidade e não contra os governantes.

Com informações do Página 3 expresso e da Acibalc

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br