Os princípios de independência das instituições superiores de controle (ISC) estabelecidos pela Declaração do México e as Normas Internacionais de Auditoria das ISC reconhecem que essas instituições são essenciais para promover a transparência, a responsabilização e o engajamento cidadão.
O Tribunal de Contas da União (TCU) aderiu à Comissão de Participação Cidadã (CPC) da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs) e à Força-Tarefa de Participação Cidadã e Interação com a Sociedade Civil (TFCP) no âmbito do Comitê de Criação de Capacidades (CBC) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). Ambas as instâncias são lideradas pela ISC do Peru e têm como objetivo padronizar políticas e planos de ação que permitam a execução de projetos de alto impacto com vistas a facilitar o intercâmbio de experiências no relacionamento das ISC com os cidadãos. Também buscam identificar e compartilhar boas práticas para participação cidadã e engajamento da sociedade civil no trabalho das ISC.
O tema da participação cidadã é considerado prioritário para a atual presidência do TCU e está sendo tratado no âmbito da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso). Do ponto de vista de boas práticas do TCU, destaca-se a Força Tarefa Cidadã, uma ação colaborativa entre as Redes de Controle da Gestão Pública, a sociedade civil organizada e os gestores públicos municipais visando contribuir para a transparência e o cumprimento da legislação. Outras iniciativas têm sido desenvolvidas internamente para aumentar o engajamento do tribunal com os cidadãos.
A adesão do TCU à CPC da Olacefs e à TFCP da Intosai permitirá alavancar o conhecimento do Tribunal sobre o tema e incorporar boas práticas internacionais, o que poderá incrementar as ações de controle e resultados alcançados pelo TCU.
Fonte Deste Conteúdo: SERINT – Secretaria Especial de Relações Internacionais do TCU – Publicado 28/02/2023