Evento realizado nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro culminou na Convenção Anual da Faciap no dia 02
Entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro foi realizado em Foz do Iguaçu – PR o Congresso Empresarial Paranaense, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O evento precedeu a XXVI Convenção Anual da Faciap, realizada na sequência do Congresso, no dia 02 de dezembro, a qual debateu os temas relevantes para o crescimento e fortalecimento do sistema associativista da Federação.
O presidente, Ney da Nóbrega Ribas e a diretora executiva, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil (OSB) participaram do congresso e da convenção. O evento reuniu palestrantes renomados no mundo corporativo, abordando os mais diversos temas direcionados para a gestão: o cenário político-econômico, as tendências para o varejo, gestão de pessoas, a ética empresarial, o comportamento do consumidor, empreendedorismo e os desafios que as lideranças empresarias terão que superar a frente dos seus negócios diante desse ambiente de mudanças cada vez mais competitivo.
A palestra magna do dia 30 foi proferida pelo historiador, escritor e professor da Unicamp, Leandro Karnal. Entre os tópicos abordados, Karnal falou sobre a operação Lava Jato, e explicou que o empresário se deu conta de que é parte importante da realidade brasileira e pode influenciá-la positivamente. “A partir do momento em que a Lava Jato investiga não apenas a corrupção passiva, que é a do político, mas a ativa, que é a situação em que um homem, em geral o empresário, propõe o dinheiro ilícito, precisamos mais do que nunca discutir não a ética do governo. Devemos também falar sobre a nossa ética, como integrantes da sociedade”, disse.
Na ocasião o trabalho realizado pela Rede OSB foi apresentado ao historiador. Para ele, afirmar que, por conta da corrupção, a ética é um valor difícil de ser aplicado no Brasil, reflete um problema de percepção. “É possível combater a corrupção com clareza. Só existe falta de ética se os empresários concordarem com isso”.
Ao final da palestra, o juiz federal Anderson Furlan juntou-se a Leandro Karnal na plenária para um debate sobre a situação do país.
No dia 01 o responsável pela palestra magna foi um dos principais empresários brasileiros da atualidade: Carlos Wizard Martins, fundador em 1987 da Wizard, escola de idiomas, e atualmente responsável por outras redes de ensino de línguas e projetos como a Ronaldo Academy – uma rede de escolas de futebol para crianças e jovens jogadores – junto com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.
Nesse segundo dia do congresso o OSB assinou dois novos convênios: com a empresa Mercado Público e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias. Com isso prefeituras do país poderão ter acesso a uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade, e sem custo. As prefeituras também poderão identificar quem são os compradores, os vendedores, os sócios das empresas e os preços praticados no mercado para pregões públicos mais seguros.
Convenção Anual
Durante a abertura da XXVI Convenção Anual da Faciap na manhã desta sexta-feira (02) o presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, trouxe a público uma nota manifestando repúdio à aprovação deturpada, na Câmara dos Deputados, do pacote que reúne um conjunto de medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) e avalizadas por mais de 2,5 milhões de assinaturas de cidadãos encaminhadas ao Congresso Nacional: as 10 medidas contra a corrupção.
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), representante de 50 mil associados, demonstra publicamente a sua surpresa e decepção com o voto dos deputados federais. O posicionamento dos parlamentares foi corporativista, com foco na autoproteção, ignorando o momento de mobilização pela cidadania e honestidade na área pública.
O prejuízo que a Câmara Federal causou ao projeto das 10 Medidas Contra Corrupção mostra um sentimento de retaliação e isolamento diante da população brasileira e suas aspirações.
Diante desta atitude política insensível frente aos eleitores brasileiros, a Faciap assegura que vai manter a sua postura de independência e cobrança, para que a voz das ruas tenha peso e respeito entre os parlamentares e governantes.
Guido Bresolin Junior, presidente da Faciap
O descontentamento com a atitude dos deputados também refletiu em um manifesto publicado pelo OSB no último dia 01.
Na programação da convenção anual, realizada neste dia 02, está uma homenagem aos 10 anos da a Faciap Jovem, um grupo que visa fomentar a participação do jovem no cenário de negócios e no associativismo. No último dia 30 a Faciap Jovem junto aos jovens empresários da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), fizeram uma foto para a mobilização em protesto contra a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que pune o abuso de autoridade praticado por magistrados e membros do Ministério Público (MP). O argumento dos parlamentares para a aprovação da medida foi que não poderia se admitir no país mais “privilégios a ninguém”. Segundo a Conaje, “a Câmara dos Deputados orquestrou um grande golpe à nação, desfigurando completamente o projeto das 10 Medidas Contra Corrupção”.
Com informações da Faciap
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: [email protected]org.br