Congresso Empresarial Paranaense tem participação do OSB

Evento realizado nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro culminou na Convenção Anual da Faciap no dia 02

02 de dezembro de 2016 15:56

Entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro foi realizado em Foz do Iguaçu – PR o Congresso Empresarial Paranaense, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O evento precedeu a XXVI Convenção Anual da Faciap, realizada na sequência do Congresso, no dia 02 de dezembro, a qual debateu os temas relevantes para o crescimento e fortalecimento do sistema associativista da Federação.

O presidente, Ney da Nóbrega Ribas e a diretora executiva, Roni Enara, do Observatório Social do Brasil (OSB) participaram do congresso e da convenção. O evento reuniu palestrantes renomados no mundo corporativo, abordando os mais diversos temas direcionados para a gestão: o cenário político-econômico, as tendências para o varejo, gestão de pessoas, a ética empresarial, o comportamento do consumidor, empreendedorismo e os desafios que as lideranças empresarias terão que superar a frente dos seus negócios diante desse ambiente de mudanças  cada vez mais competitivo.

A palestra magna do dia 30  foi proferida pelo historiador, escritor e professor da Unicamp, Leandro Karnal. Entre os tópicos abordados, Karnal falou sobre a operação Lava Jato, e explicou que o empresário se deu conta de que é parte importante da realidade brasileira e pode influenciá-la positivamente. “A partir do momento em que a Lava Jato investiga não apenas a corrupção passiva, que é a do político, mas a ativa, que é a situação em que um homem, em geral o empresário, propõe o dinheiro ilícito, precisamos mais do que nunca discutir não a ética do governo. Devemos também falar sobre a nossa ética, como integrantes da sociedade”, disse.

Na ocasião o trabalho realizado pela Rede OSB foi apresentado ao historiador. Para ele, afirmar que, por conta da corrupção, a ética é um valor difícil de ser aplicado no Brasil, reflete um problema de percepção. “É possível combater a corrupção com clareza. Só existe falta de ética se os empresários concordarem com isso”.

Ao final da palestra, o juiz federal Anderson Furlan juntou-se a Leandro Karnal na plenária para um debate sobre a situação do país.

karnal11

No dia 01 o responsável pela palestra magna foi um dos principais empresários brasileiros da atualidade: Carlos Wizard Martins,  fundador em 1987 da Wizard, escola de idiomas, e atualmente responsável por outras redes de ensino de línguas e projetos como a Ronaldo Academy – uma rede de escolas de futebol para crianças e jovens jogadores – junto com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.

Nesse segundo dia do congresso o OSB assinou dois novos convênios: com a empresa Mercado Público e com a Bolsa Brasileira de Mercadorias. Com isso prefeituras do país poderão ter acesso a uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade, e sem custo. As prefeituras também poderão identificar quem são os compradores, os vendedores, os sócios das empresas e os preços praticados no mercado para pregões públicos mais seguros.

img_6628

Convenção Anual

Durante a abertura da XXVI Convenção Anual da Faciap na manhã desta sexta-feira (02) o presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, trouxe a público uma nota manifestando repúdio à aprovação deturpada, na Câmara dos Deputados, do pacote que reúne um conjunto de medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) e avalizadas por mais de 2,5 milhões de assinaturas de cidadãos encaminhadas ao Congresso Nacional: as 10 medidas contra a corrupção.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), representante de 50 mil associados, demonstra publicamente a sua surpresa e decepção com o voto dos deputados federais. O posicionamento dos parlamentares foi corporativista, com foco na autoproteção, ignorando o momento de mobilização pela cidadania e honestidade na área pública. 

O prejuízo que a Câmara Federal causou ao projeto das 10 Medidas Contra Corrupção mostra um sentimento de retaliação e isolamento diante da população brasileira e suas aspirações.

Diante desta atitude política insensível frente aos eleitores brasileiros, a Faciap assegura que vai manter a sua postura de independência e cobrança, para que a voz das ruas tenha peso e respeito entre os parlamentares e governantes. 

Guido Bresolin Junior, presidente da Faciap

O descontentamento com a atitude dos deputados também refletiu em um manifesto publicado pelo OSB no último dia 01.

manifesto-10-medidas-osb

Na programação da convenção anual, realizada neste dia 02, está uma homenagem aos 10 anos da a Faciap Jovem, um grupo que visa fomentar a participação do jovem no cenário de negócios e no associativismo. No último dia 30 a Faciap Jovem junto aos jovens empresários da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), fizeram uma foto para a mobilização em protesto contra a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que pune o abuso de autoridade praticado por magistrados e membros do Ministério Público (MP). O argumento dos parlamentares para a aprovação da medida foi que não poderia se admitir no país mais “privilégios a ninguém”. Segundo a Conaje, “a Câmara dos Deputados orquestrou um grande golpe à nação, desfigurando completamente o projeto das 10 Medidas Contra Corrupção”. traicao_congresso21

Com informações da Faciap 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br