Parceria do OSB leva plataforma de pregão eletrônico à prefeituras

Ferramenta criada pela Mercado Público e Bolsa Brasileira de Mercadorias será oferecida aos municípios sem custo

02 de dezembro de 2016 14:28

O Observatório Social do Brasil (OSB) quer levar a todas às prefeituras do país uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade. A ferramenta foi criada pela empresa Mercado Público junto com a Bolsa Brasileira de Mercadorias, associação sem fins lucrativos, e será oferecida aos municípios sem custo. Para utilizarem a plataforma, as prefeituras devem procurar o Observatório Social de sua região.

Cesar Costa, diretor geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, afirma que a ferramenta dará mais controle e visibilidade aos pregões públicos, o que trará economia para as prefeituras. “Uma prefeitura que utilizar todo esse aparato de informações, deve ganhar em transparência e economia, com processos justos e dentro da lei”.

A parceria foi oficializada durante o Congresso Empresarial Paranaense, realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), nesta quinta-feira (01), em Foz do Iguaçu.

Já com as ferramentas de inteligência criadas pela Mercado Público, as prefeituras também poderão identificar quem são os compradores, os vendedores, os sócios das empresas e os preços praticados no mercado para pregões públicos mais seguros.

Segundo o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, as prefeituras, muitas vezes, têm dificuldades até em orçar produtos, sem saber se o preço repassado por algumas empresas condiz com o praticado pelo mercado. “Com a ferramenta, o município poderá, inclusive, ter acesso a informações dos valores atuais de mercado para cada produto ou serviço. Uma cooperação que irá atender a uma demanda das prefeituras que estava reprimida, facilitar o trabalho nos processos e inibir possíveis desvios”, disse ele.

Além disso, as prefeituras terão acesso a maior base nacional de micro e pequenas empresas do país já que a parceria com a Mercado Público vai possibilitar a divulgação de editais. “Vamos fomentar os pequenos negócios e fazer encadeamento produtivo para que essas empresas possam participar das licitações do maior comprador do país, que é o poder público”, disse Fabiano Zucco, CEO da Mercado Público.

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Também assinaram o termo de cooperação o presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, o vice-presidente da Faciap, Eduardo Araújo, o presidente do Sicoob, Jefferson Nogaroli, e o empresário Carlos Wizard.

Por Gabriela Brandalise
Via Faciap 

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