AGO APROVA CONTAS 2022 E SISTEMA OSB APRESENTA CRESCIMENTO INSTITUCIONAL

Mesmo vivendo o pós pandemia de 2022 Sistema OSB fortalece parcerias institucionais com TCU, CGU, ENCCLA e cresce na relação com a sociedade brasileira nas plataformas digitais

Colocada em votação as contas de 2022 em assembleia virtual o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL aproveitou o momento para apresentar um resumo em números de suas atividades no exercício.

Em votação aberta e online membros associados ao Sistema OSB aprovaram o parecer emitido pelo conselho fiscal em relação ao exercício financeiro do ano de 2022 e elogiaram a gestão que, mesmo com dificuldades impactantes ainda do pós pandemia, se desdobrou em esforço para manutenção da instituição.

A assembleia geral ordinária teve como abertura a série de vídeos institucionais, gravadas por presidentes dos Observatórios, que apresentam dados locais de ações e projetos e ainda estimula a criação de novos Observatórios. Clique aqui para assistir.

Jean Pedroso, Presidente do Sistema OSB, agradecendo a presença virtual de todos destacou em sua fala inicial que “gosto de destacar, tanto no OSB Nacional e nos Locais, que quando a gente faz a prestação de contas e apresentação de atividades,  é quando realmente tem ideia do quanto nós fazemos para o Brasil e para os municípios brasileiros” .

A prestação de contas mostra a força do Sistema OSB com seus Observatórios e a importância de projetos como o Congresso Pacto Pelo Brasil que reforçam o pilar orçamentário da instituição.

DESTAQUES ATIVIDADES 2022

As pastas de coordenações administrativas, financeira, capacitação, compliance, comunicação e TI puderam apresentar aos associados um resumo das ações e atendimentos realizados em 2022. Os números apresentados indicam crescimento institucional, a importância de treinamentos internos e o engajamento das unidades no apoio ao crescimento de multiplicação de valores como ética, integridade e transparência, bandeiras importantes do Sistema OSB.

Relevantes números representam esse avanço e internamente foram registrados mais de 1.100 atendimentos de suporte aos Observatórios, 55 reuniões com membros associados e cidadãos interessados na criação de novos Observatórios, exemplos do atendimento interno e externo.

Outro número interessante é sobre a plataforma educacional do Sistema OSB, a ESCOLA DA CIDADANIA, que atendeu mais de 320 cidadãos entre treinamento interno de voluntários ou preparação de novos a entrarem no Sistema.

Destaque importante, o Compliance do OSB em 2022, além de trabalhar na inovação e nova apresentação de layout e simplificação na interação com usuários, apresentou um novo projeto, a Cartilha de Política interna e Orientação sobre a Conduta dos Observadores em Anos Eleitorais, além de outras atividades realizaram também 16 reuniões com o Comitê de Compliance e emitiram 65 orientações relativas à conduta dos OSBs locais.

A comunicação do OSB também apresentou dados de seu crescimento, importante na relação com a sociedade brasileira, imprensa e instituições. Com atuação nas plataformas Instagram, Facebook, Spotify, Twitter, Linkedin, Youtube e seus sites osbrasil.org.br, pactopelobrasil.org.br e escoladacidadania.org.br, registrou crescimento médio de 15% em todos os espaços digitais, reforçando a confiança do público OSB nos conteúdos em favor da transparência, cidadania e controle social.

A FORÇA DO OSB SENDO COMPARTILHADA

Ainda na apresentação foram ofertados dados do projeto em parceria com o TCU e as Redes de Controle, a FORÇA TAREFA CIDADÃ e também um resumo do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL 2022 que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A Força Tarefa Cidadã em 2022 mostrou a sua força e reafirmou quão importante é a participação do cidadão no acompanhamento da gestão pública. Dados que reforçam a necessidade urgente da melhoria e implantação de portais da transparência eficazes nos municípios brasileiros foram apresentados e podem ser visto com detalhes nesta matéria: https://osbrasil.org.br/forca-tarefa-2022-resultados/ .

A IMPORTANCIA DE ESTARMOS REPRESENTADOS

Em permanente esforço da defesa de valores inegociáveis para nossa instituição, o Sistema OSB se empenha na manutenção dos seus mais de 100 Observatórios filiados, mais de 3000 voluntários e importantes assentos em instituições e assembleias de diálogo social.

Levar para a sociedade brasileira, de forma compartilhada, gratuita, congregada, acolhedora e acessível o seu posicionamento em defesa da transparência pública, é de suma importância para a reafirmação de posição do Sistema OSB e mostra o que tem sido feito em prol do Brasil e que, unidos a gestores públicos, sociedade e iniciativa privada, ainda podemos fazer pelas cidades brasileiras.

Destaques em 2022, o Sistema OSB se coloca em agradecimento a oportunidade nos espaços democráticos:

  • Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da CGU
  • Rede de Controle da Gestão Pública
  • Grupo de trabalho “Parceria para Governo Aberto”
  • Conselho do Instituto Ética Saúde
  • Assembleia Geral da ENCCLA
  • Conselhos Consultivo e Superior do Instituto MicroPower e Ecossistema Brasil 5.0
  • Associações Comerciais que recebem e apoiam os Observatórios

NÃO PODEMOS ESQUECER

#somosOSB

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades brasileiras. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais locais, fornecendo capacitação e orientação. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.


O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Sistema OSB 2023 – Equipe Técnica

 

Presidente CAD OSB: Jean Pedroso

Presidente COSup OSB: Raul Groppo

Direção Executiva e Coord Pacto Pelo Brasil: Roni Enara

Relações Institucionais e Coord Nacional Força Tarefa Cidadã: Ney Ribas

Coordenação Compliance e Consutoria Adm: Leticia Cardoso

Coordenação Adm, Compliance e Suporte OSB: Cristina Gomes

Coordenação Financeira e Capacitação Interna: Leonardo Ferreira

Coordenação Design, Diagramação, Programação: Mateus Porfírio

Coordenação TI, Suporte Técnico, Transmissão e Programação: Eduardo Arscher

Coordenação Marketing e Novos Negócios: Kenia Dorl

Coordenação de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Felipe Alves

Conselho de Administração

Conselho Superior

Mantenedores, Parceiros e Apoiadores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br