Câmara abre portas para Observatório Social de Foz do Iguaçu

Reunião entre vereadores e entidade ratifica abertura do Legislativo para entidades e população por mais transparência

03 de fevereiro de 2017 12:57

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

Os vereadores já começaram a semana em reunião na manhã da última segunda-feira (30) com o Observatório Social de Foz do Iguaçu – PR (OSFI). A reunião entre parlamentares, servidores do setor de compras da Casa e entidade ocorreu com intuito de esclarecer trabalho do Legislativo. A iniciativa de chamar a entidade para reunião foi do grupo dos novos Vereadores com intuito de dar transparência no fornecimento qualquer dado a respeito dos contratos e licitações da Casa.

Participaram da reunião os Vereadores: Rogério Quadros (PTB) – Presidente da Casa; Celino Fertrin (PDT); Elizeu Liberato (PR), Márcio Rosa (PSD), Protetor Jorge (PTB), Jeferson Brayner (PRB), Adriana Luiz (PSD) e João Miranda (PSD). O Presidente da Casa, Rogério Quadros destacou que “a reunião foi muito produtiva, houve bastante troca de informação, o grupo de Vereadores tratou de várias questões, tais como: Postura de fiscalização do Legislativo, portal da transparência. Também falamos sobre o nosso grande desafio de fiscalizar toda a cidade, como: bairros, creches e postos de saúde”.

O presidente do OSFI, Juliano Bicicgo, enfatizou: “Estamos com boas expectativas em relação a essa gestão, a disponibilidade de trabalho dos vereadores, a postura que estão tendo desde o começo, já iniciaram bem. Percebemos uma maior proximidade e abertura com a sociedade”.

Dentre os aspectos elencados na reunião, o presidente da Casa, Rogério Quadros, reiterou que a Câmara utiliza 2,82% do orçamento do município e quanto mais pessoas participarem na fiscalização do orçamento, é melhor. Além disso, ele destacou o Controlador interno é servidor de Carreira da Casa e tem autonomia para montar sua equipe de trabalho.

Alguns parlamentares também ressaltaram pontos relevantes do trabalho de fiscalização que a Câmara exerce. O vereador Elizeu Liberato (PR) afirmou “que o grupo quer total transparência na Câmara, fortalecimento do controle interno da Casa”. Marcio Rosa (PSD) lembrou do papel dos Conselhos municipais na atribuição de fiscalização. Segundo ele, a cidade de 29 conselhos ativos, dentre eles: consultivos e deliberativos. Celino Fertrin (PDT) salientou que “a renovação de 60% do Legislativo veio dar uma energia na Casa e a nossa meta é fiscalizar 100% dos contratos e licitações”. João Miranda (PSD) disse que o “grupo dos vereadores tem essa característica de visitar os bairros e fiscalizar o andamento dos trabalhos na cidade”.

via Jornal do Oeste

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br