1º QUADRIMESTRE

Janeiro a Abril

NOVA GESTÃO
2020 - 2022

Em março ocorreu a Assembleia Geral Ordinária para o Processo Eletivo do OSB. A contadora, mãe e empresária, Belonice Sotoriva, assumiu a presidência com a chapa “A FORÇA DA CIDADANIA”. Belonice exercei a função de Presidente do OSB Erechim/RS e foi Vice-Presidente na última gestão do OSB. Eleita a primeira presidente mulher do Sistema, assumiu o OSB com 150 unidades filiadas e o desafio da ampliação da metodologia a outros municípios.

Com a bandeira da integração, união e fortalecimento, a nova direotoria assumiu o compromisso de fomento e fortalecimento constante do controle social no Brasil.

Leia a matéria completa abaixo:

Ampliação - Sistema OSB

Novos OSBs filiados no período:
- Jaguaruna | SC
- Piracicaba | SP

OSB na Mídia - Artigo

Artigo publicado na revista Épcoa fala sobre o trabalho do OSB. Confira abaixo a matéria completa:

OSB na Mídia - Matéria TV

OSB participou de entrevista sobre Projeto de Lei no Paraná, em uma matéria da RPC TV. Confira na íntegra:

NOVO GIRO DE NOTÍCIAS

A partir do início de 2020 o OSB tem estimulado ações de destaque das unidades que compõem o Sistema OSB através do Giro OSB, além dos programas da TV OSB, no ar desde 2015.

No primeiro quadrimestre, 44 publicações foram produzidas. Todas estão disponíveis no site:

 

PARCERIAS

Ministério Público da Bahia

No início de Março, com o apoio do MP BA, foi realizado o primeiro Encontro Estadual de Controle Social, reunindo os Observatórios do estado, com o objetivo de capacitar e forncere ferramentas de controle social da gestão pública.

Articulações e Novos Parceiros

Secretaria Especial do Governo de Assuntos Federativos: apresentação e construção de parceria. Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil: Fortalecimento da parceria, apresentação de dados atualizados do Sistema OSB, projetos e expansão em todo o país, levando a bandeira do fomento ao Controle Social.Confederação Nacional dos Municípios: apresentação de projetos e a possibilidade da construção de uma agenda propositiva entre ambas as instituições

PARTICIPAÇÃO NA ENCCLA

ESTRATÉGIA NACINAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO E À LAVAGEM DE DINHEIRO

A convite, o OSB integra 3 dos 11 grupos de trabalho para desenvolvimento das Ações planejadas para o ano de 2020.

Ação 09

Elaborar diagnóstico analítico da estrutura de prevenção à corrupção dos órgãos federais, estaduais e municipais

Ação 10

Elaborar e divulgar um catálogo/portfólio de oportunidadesde capacitação virtual e gratuita para observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e servidores públicos, com foco em aspectos ligados à contratação pública e acompanhamento de políticas públicas, bem como adoção de outras iniciativas e instrumentos que estimulem a transparência e o fornecimento de dados abertos

Ação 11

Fomentar a implementação da transparência ativa por meio da disponibilização on-line, com fácil acesso aos instrumentos referentes aos atos que impliquem a realização de despesas públicas, em âmbito nacional (em todas as esferas federativas), como forma de facilitar o controle social e dificultar a prática de desvio de recursos públicos e corrupção

2º QUADRIMESTRE

Maio a Agosto

Neste ano o Observatório Social do Brasil, o Instituto ARC – Auditoria, Riscos & Compliance e a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa Negócios & Inovação uniram esforços para fazer um grande evento, cujo tema principal é TRANSFORMANDO O BRASIL PELA INTEGRIDADE.

A união desses dois eventos surgiu da percepção conjunta de que apenas a união e o trabalho conjunto podem, de fato, mudar o Brasil pela integridade:
De um lado, o Instituto ARC – Auditoria, Risco & Compliance acredita no Pacto pelo Brasil e pretende, com essa união, mostrar que a área de Compliance não é somente um espaço para networking, de uma técnica ou um serviço para ser comercializado, Compliance é muito mais do que isso: é uma forma de vida. Ser agente de Compliance e ser um agente de mudança, por isso pretendem sinalizar com essa união que o Congresso Integra – Compliance Across Americas pretende já na maneira como organiza o Congresso demonstrar a preocupação com a mudança e com a Transformação do Brasil pela Integridade.
De outro lado, o Observatório Social pretende ampliar o alcance do Pacto pelo Brasil ampliando com essa parceria a sua inserção no mundo empresarial, mas também qualificando a programação reservada para o eixo da integridade de seu evento. O Observatório Social entende que seu objetivo inicial de contribuir para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, concretiza-se de maneira mais eficiente através dessa união.

Ampliação - Sistema OSB

Novos OSBs filiados no período:

- Rio Negrinho - SC

OSB na Mídia - Matéria TV

Bom Dia Brasil - a edição mostrou o trabalho do TCE-PR e a recomendação do Sistema OSB.

OSB na Mídia - Artigo

CNN Brasil business - Organizações anticorrupção repudiam ‘guinada’ do BC ao criar nota de R$ 200

Força Tarefa Cidadã

A Força Tarefa Cidadã nasceu em meio à pandemia do novo coronavírus pela premente necessidade da transparência nas compras públicas, que foram flexibilizadas (dispensadas do processo licitatório) pela Lei 13.979/2020, atendendo à emergência do melhor e mais rápido atendimento à saúde da população.

Consiste num conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos que participam do Sistema de Observatório Social do Brasil, com foco na disponibilização de todas as informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios e estados no enfrentamento ao covid-19.

Transparência Internacional e Observatórios ranqueiam cidades e cobram transparência

Em parceira com a Transparência Internacional no Brasil, as unidades do Sistema OSB tem dado publicidade à posição das cidades no ranqueamento dentro da plataforma e questionando o poder público sobre o efetivo acesso a dados ea efetiva aplicação dos recursos no combate à coronavírus. ATIl ançou o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 para identificar e promover as melhores práticas de transparênciade informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à COVID-19.

3º QUADRIMESTRE

Setembro a Dezembro

Reconhecimento em Premiação

ESCOLA DA CIDADANIA RECEBE PREMIAÇÃO DE FERRAMENTA E-DIGITAL DE EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

MANIFESTO BRASL 5.0 – PROTAGONISTA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Ampliação - Sistema OSB

Novos OSBs filiados no período:
- São Mateus do Sul - PR
- Timbó - SC

Podcast OSB - VoteCast

Eleições, compliance, cidadania, controle social e mais. Confira as entrevistas no VoteCast.

Artigo - Revista MPC - PR

Artigo A Importância do Compliance nos Municípios Brasileiros. De Bruno Sampaio(OSB Limeira/SP).

Entre muitos candidatos a prefeitos e vereadores nas cidades brasileiras, 1609 postulantes para as vagas eleitorais em 2020 se comprometeram e assinaram o TERMO DE COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA em prol da melhoria da gestão, do controle e do acesso a dados nas prefeituras e câmaras municipais das cidades brasileiras.

1478 candidatos a vereadores e 131 candidatos às prefeituras de 42 municípios demonstraram publicamente para a sociedade brasileira a disposição em levantar a bandeira da TRANSPARÊNCIA e apoio a políticas públicas de fomento ao controle social, comprometendo-se com uma gestão eficiente, bem como com o cumprimento dos princípios constitucionais em seus mandatos.

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DO ELEITOR

Votecast – O podcast do OSB e Cartilha do Eleitor do Sistema OSB. Clique nas imagens para ver mais.

11º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

Evento ocorreu em Dezembro ao vivo
pelo YouTube – @osdobrasil

Acesse o conteúdo inteiro abaixo:

3º Concurso de Boas Práticas do Sistema OSB

Totalizando 23 vídeos, o Sistema OSB apresenta as Boas Práticas dos observatórios locais e as ações do Sistema OSB que contribuem com a boa gestão dos recursos públicos nos municípios. Confira os vídeos das boas práticas abaixo:

Parabéns aos vencedores - Confira abaixo

1º Lugar - UBERLÂNDIA - MG

2º Lugar - BRUSQUE - SC

3 Lugar - LIMEIRA - SP

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Seminario Internacional de Participación Ciudadana y Fescalización

Smart City Expo Latam Congress

Semana da Conscientização Tributária (UEM)

Webnar: Engajamento de atores não-governamentais para monitoramento, avaliação e controle (Casa Civil, Presidência da República)

Webnar de Controle Social: Um olhar do Gestor Público e da Sociedade (CGE MG)

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br