Você sabe quais são os gastos da Câmara Municipal de Goioerê? Com essa pergunta o Observatório Social da cidade abre seu estudo da Produção Legislativa e apresenta relatório à sociedade. Presença, utilização do orçamento, custo de cada vereador e até detalhamento de despesas operacionais são apresentados ao cidadão Goioerense para que possa analisar o comportamento de seus eleitos no pleito passado (2016) e avaliar e ou reavaliar sua decisão no pleito 2020.
Em 2015, o OS de Goioerê, deu início ao programa “PRODUÇÃO LEGISLATIVA” com o objetivo de verificar o desempenho geral da Câmara no que se refere a despesas e gastos individuais dos vereadores em suas funções e atribuições. Além de divulgar estas informações através das redes sociais e meios de comunicação locais, buscou-se facilitar a visualização e compreensão desses dados, sem porém, emitir opinião ou julgamento, deixando isso a critério de cada leitor.
A metodologia de trabalho aplicada tem propósito descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, através da análise de documentos gerados pela Câmara de Vereadores e disponibilizada no Portal da Transparência.
A pesquisa ocorre a cada 4 meses e antes da primeira divulgação o relatório é apresentado aos membros do legislativo municipal.
Também durante o ano de 2016 e 2017, fora realizada várias apresentações deste programa para os clubes de serviço do município, com intuito de estimular a população a buscar informações sobre o desempenho do candidato no qual votou.
Quanto aos resultados, nas eleições de 2016, ocorreu uma renovação de aproximadamente 80% na Câmara e o OSB-Goioerê vê o programa como contribuidor e teve papel decisivo.
A melhoria pode ser notada no desempenho de alguns vereadores quanto a qualidade e quantidade de proposições apresentadas, já que o programa prevê um ranking para as proposições com mais impacto e ganho coletivo, em detrimento de outras que tratam de assuntos de menor relevância para o município.
A partir do ano de 2018, houve significativa redução nos gastos com diárias e passagens, e que vem se mantendo até agora. E neste mesmo exercício houve uma devolução de aproximadamente 20% do valor dos repasses do orçamento anual para os cofres públicos, uma grande vitória!