Workshop em Itajaí capacita empresas locais sobre licitações públicas

Empresários foram contemplados com ferramenta que divulga as oportunidades de licitações e facilita o acesso á informação

27 de novembro de 2017 15:15

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

Preparar e desmistificar a máquina pública para melhor atender a população, zelando sempre pela probidade administrativa e transparência, dando oportunidade para que as empresas locais tenham condições de participar de processos licitatórios no certame municipal, este foi um dos objetivos do Workshop de Licitação promovido pelo Senac e Observatório Social de Itajaí (OSI) com o apoio da RCC Licitações no último dia 20 (segunda-feira).

Segundo o presidente do OSI, Paulo Sabatke Filho – a intenção é que, com o sucesso desta edição – novas ações sejam realizadas, capacitando cada vez mais pessoas e empresas. “Um dado recente conta que 70% dos produtos adquiridos pelas prefeituras não ficam dentro no município. Ou seja: Somente 30% do gasto dentro do município fica no município.” Relata Paulo.

Mara Rubi Alves da Silva do Senac Itajaí

Mara Rubi Alves da Silva do Senac Itajaí

“A licitação é o principal e o único meio de vender, locar, prestar serviços ou mão de obra para órgãos públicos seja ele no governo municipal, estadual e até federal. Existem muitos mitos quanto ao processo e é isto que tentamos abordar de forma objetiva e clara, para que todos possam crer na transparência da licitação e acreditar que também podem participar”, diz Mara Rubi Alves da Silva, do Senac, que palestrou durante toda a noite.

Neto – Voluntário do Observatório Social de Itajaí

Neto – Voluntário do Observatório Social de Itajaí

Neto, voluntário do Observatório Social, conta que o principal objetivo é oportunizar a participação dos pequenos, médios e grandes empresários da cidade, participando ativamente das atividades do poder público de forma transparente. “O treinamento teve a finalidade de esclarecer e mostrar como funciona um processo licitatório completo. Buscamos capacitar todas as empresas da cidade, atraindo mais empresas e maximizando os resultados dos processos licitatórios”, avalia.

Matheus Torres Fonseca Alencar, aproveitou o workshop para começar a licitar em sua empresa. “Gostei muito do curso e foi uma grande oportunidade para agregar ainda mais conhecimento” diz o supervisor de Back Office

Com inscrições gratuitas, os participantes puderam identificar os principais conceitos referentes ao processo licitatório; conhecer os princípios básicos e legais que regem o procedimento licitatório; os diversos tipos e modalidades de Licitação; avaliar as características do Edital; distinguir os principais documentos para habilitação; e serem incentivados a participarem das sessões de licitação promovidas pela Prefeitura Municipal.

Ao final do evento todos os presentes foram contemplados, pela RCC Licitações, com uma ferramenta que divulga as oportunidades de licitações e facilita o acesso á informação aos empresários locais.

Por Thais Villela
Via Blog RCC Licitações

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br