OSB Campos Gerais aplicou o Concurso de Redação e Projetos na Escola Estadual Júlio Teodorico, para alunos do Ensino Médio
Durante o período de 19 a 23 de maio, a equipe do Observatório Social Brasil – Campos Gerais realizou a Semana da Cidadania, a qual contou com a participação ativa da comunidade, principalmente estudantes de diferentes idades (Educação Básica e Superior), aglutinados em espaços como palestras, discussões e o Concurso de Redação e Projetos.
O professor Luiz Américo Menezes Caldas conduziu o Concurso de Projetos, realizado com os alunos do Ensino Médio, na escola Júlio Teodorico. Para introduzir o tema dos projetos: “O que eu e meus colegas podemos fazer para ajudar a transformar nossa escola, ou nosso bairro, ou nossa cidade ou o Brasil numa Área Livre de Corrupção”, o professor esclareceu as relações entre os poderes que regem e organizam nossa sociedade (Executivo, Legislativo e Judiciário).
De acordo com Caldas, após esse momento, as normas do concurso foram expostas, permanecendo apenas aqueles interessados em participar. A discussão e troca de ideias que se seguiu foi marcante, com cada estudante expondo o porquê permaneceram e quais suas ideias de mudança. “Dezenove alunos ficaram na sala, e com eles foi fácil perceber as possibilidades que a escola possui para ser um espaço esclarecedor e criador, e que atitudes como esta podem contribuir para um processo amplo de mudança social”, explicou.
A acadêmica de Serviço Social, Pamela Kout, também falou sobre a experiência do trabalho voluntário. “Ser cidadão significa ter direitos e deveres. Foi muito gratificante poder participar juntamente com o Observatório Social dos Campos Gerais da Semana da Cidadania, por poder transmitir o espírito de cidadania para os adolescentes através do meu trabalho. E assim cumpri com meu dever de cidadã”, afirmou Pamela.
Os projetos serão coordenados pela equipe do Observatório Social e concorrerão a premiações em níveis municipal, estadual e nacional. Confira mais informações no site: concurso.osbrasil.org.br.
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