Voluntários trabalham na semana da cidadania em Ponta Grossa

OSB Campos Gerais aplicou o Concurso de Redação e Projetos na Escola Estadual Júlio Teodorico, para alunos do Ensino Médio

17 de junho de 2014 15:20

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Durante o período de 19 a 23 de maio, a equipe do Observatório Social Brasil – Campos Gerais realizou a Semana da Cidadania, a qual contou com a participação ativa da comunidade, principalmente estudantes de diferentes idades (Educação Básica e Superior), aglutinados em espaços como palestras, discussões e o Concurso de Redação e Projetos.

O professor Luiz Américo Menezes Caldas conduziu o Concurso de Projetos, realizado com os alunos do Ensino Médio, na escola Júlio Teodorico. Para introduzir o tema dos projetos: “O que eu e meus colegas podemos fazer para ajudar a transformar nossa escola, ou nosso bairro, ou nossa cidade ou o Brasil numa Área Livre de Corrupção”, o professor esclareceu as relações entre os poderes que regem e organizam nossa sociedade (Executivo, Legislativo e Judiciário).

De acordo com Caldas, após esse momento, as normas do concurso foram expostas, permanecendo apenas aqueles interessados em participar. A discussão e troca de ideias que se seguiu foi marcante, com cada estudante expondo o porquê permaneceram e quais suas ideias de mudança. “Dezenove alunos ficaram na sala, e com eles foi fácil perceber as possibilidades que a escola possui para ser um espaço esclarecedor e criador, e que atitudes como esta podem contribuir para um processo amplo de mudança social”, explicou.

http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br/dbimages/130157.img

A acadêmica de Serviço Social, Pamela Kout, também falou sobre a experiência do trabalho voluntário. “Ser cidadão significa ter direitos e deveres. Foi muito gratificante poder participar juntamente com o Observatório Social dos Campos Gerais da Semana da Cidadania, por poder transmitir o espírito de cidadania para os adolescentes através do meu trabalho. E assim cumpri com meu dever de cidadã”, afirmou Pamela.

Os projetos serão coordenados pela equipe do Observatório Social e concorrerão a premiações em níveis municipal, estadual e nacional. Confira mais informações no site: concurso.osbrasil.org.br.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br