Técnicos de 18 OS participam de capacitação em Curitiba

Foram dois dias de apresentações sobre procedimentos padronizados e manualizados da Rede OSB, aspectos legais e monitoramento das licitações, monitoramento da câmara municipal, gestão do voluntariado, parcerias e sustentabilidade, além de casos práticos vividos por alguns observatórios consolidados

11 de dezembro de 2012 17:30

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Nos dias 10 e 11 de dezembro o Observatório Social do Brasil (OSB) promoveu um Workshop de Capacitação Técnica para representantes de observatórios sociais ligados à Rede OSB. Realizado no Cietep, em Curitiba, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), uma das mantenedoras do OSB, o evento reuniu cerca de 30 pessoas, de 18 observatórios localizados em 4 estados brasileiros.

A programação incluiu apresentações sobre procedimentos padronizados e manualizados da Rede OSB, aspectos legais e monitoramento das licitações, monitoramento da câmara municipal, gestão do voluntariado, relatórios quadrimestrais, parcerias e sustentabilidade, além de casos práticos vividos por observatórios que atuam há mais tempo nas respectivas cidades.

Os especialistas em editais e licitações, Fernando Otero e José Tiossi Júnior, compartilharam seus conhecimentos com muita riqueza de detalhes, gerando um clima de grande satisfação aos participantes. (Foto: Anderson Luís Nicoforenko)

Roni Enara, diretora executiva do OSB, explicou que o curso foi direcionado às equipes de novos OS. ” Foi uma oportunidade para os novos observadores absorverem a experiência de quem já está atuando nos observatórios consolidados, além de conhecerem o Manual de Procedimentos e se aprofundarem no estudo das licitações”, ressaltou.

E não faltaram apresentações esclarecedoras. Os especialistas em editais e licitações, Fernando Otero e José Tiossi Júnior, compartilharam seus conhecimentos com muita riqueza de detalhes, gerando um clima de grande satisfação aos participantes. Do mesmo modo, também por painelistas dos observatórios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Cascavel, Goioerê e Ponta Grossa, do Paraná, e Brusque e Itajaí, de Santa Catarina, contribuíram com as experiências locais, explorando as boas práticas adotadas pelos OS locais quanto a educação fiscal e indicadores da gestão pública.

No segundo dia de atividades, o presidente do OSB, Ater Cristófoli, prestigiou o encontro por videoconferência e deixou uma mensagem aos participantes: “É de suma importância a participação de vocês em um evento como este, pois representa uma oportunidade para alinharmos e padronizarmos procedimentos que reforçam a identidade da Rede OSB. Cabe a vocês difundirem as experiências compartilhadas e as lições aprendidas para as lideranças locais, para que também se engajem.”

Cristiane Alves é Coordenadora Executiva do recém-fundado OS de Lages – SC e contou que retorna para sua cidade com muito conhecimento. “Estou levando muita bagagem teórica para Lages. Gostei das falas sobre licitações, prevenção por meio do termo de referência e as ações de educação fiscal. Podemos buscar em cada experiência o verdadeiro conceito de observatório social.”

O Secretário Executivo do OS de São José do Rio Preto – SP, também criado recentemente, Osmar Cardin, considerou a capacitação importantíssima. “Essa prática e vivência compartilhada pelos observadores mais experientes com certeza auxilia no deslanchamento do processo de amadurecimento dos novos observatórios.”

Representantes de 18 Observatórios Sociais do Brasil vestiram a camisa manifestando o apoio ao Movimento Área Livre de Corrupção (Foto: Anderson Luís Nicoforenko)

O próximo grande evento organizado pelo OSB, está previsto para ocorrer nos dias 12 e 13 de Abril de 2013 e pretende reunir representantes de todos os observatórios da Rede OSB. Será o 1º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais de 2013.

Movimento Área Livre de Corrupção

Durante o workshop, o vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do OSB e presidente do OS de Ponta Grossa, Ney da Nóbrega Ribas, falou sobre o Movimento Área Livre de Corrupção, cujo objetivo é despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo. Veja mais sobre este movimento clicando aqui.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br