Senador eleito Flávio Arns recebe pacote das Novas Medidas Contra a Corrupção

Entrega, realizada no dia 31 de outubro, em Curitiba, foi feita pelo Diretor Executivo da Transparência Internacional (TI), Bruno Brandão, e pela Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, representando a campanha Unidos Contra a Corrupção.

01 de novembro de 2018 16:52

O senador eleito Flávio Arns participou na última quarta-feira, 31 de outubro, de uma reunião na sede da FACIAP, em Curitiba, para receber seu pacote das Novas Medidas Contra a Corrupção, incluindo uma publicação com as 70 medidas na íntegra. A entrega foi feita pelo Diretor Executivo da Transparência Internacional (TI), Bruno Brandão, e pela Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, representando a campanha Unidos Contra a Corrupção.

Bruno Brandão comemora os resultados da campanha: foram eleitos 12 senadores e 34 deputados federais com o compromisso com o pacote assinado. “É uma bancada respeitável contra a corrupção que se inicia”, afirma. Flávio Arns foi um dos 12 senadores que já se comprometeram com a campanha.

Ele se comprometeu a, em 2019, colocar as Novas Medidas em pauta no senado e apresenta-las como projeto de lei. Assegurou também que irá se esforças para mobilizar outros companheiros de plenário e mais membros da sociedade a aderirem à causa. “Meu objetivo é que esse seja um desejo único em favor da aprovação das 70 Novas Medidas Contra a Corrupção”, declarou Arns.

Flávio Arns comenta que o combate à corrupção é um dos grandes anseios da sociedade e uma das principais iniciativas que o Congresso Nacional deve tomar e que deve ser apoiada por toda a sociedade, para que tenhamos um Brasil mais justo. “Esse é recurso que falta para a educação e saúde por exemplo. Precisamos também criar uma nova cultura no país, de ética, de valores e de princípios. Estamos extremamente carentes nessa área”, disse.

Bruno Brandão explica que o eleitor ainda tem um papel a cumprir, unindo forças e angariando mais assinaturas e pressionando os candidatos que foram eleitos e que ainda não aderiram às medidas. Conta também os próximos passos da campanha Unidos Contra a Corrupção: “Estamos nos encontrando com os candidatos comprometidos eleitos e, buscando àqueles que se elegeram e que ainda não aderiram. Para isso, contamos com o apoio dos deputados e senadores que assinaram, para que eles engajem outros colegas e também a população”.

Novas Medidas Contra a Corrupção

Organizado pela Transparência Internacional e pela pelas Escolas de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), as Novas Medidas contra a Corrupção são o maior pacote anticorrupção do mundo.

Junto com as Novas Medidas, nasceu a Campanha Unidos Contra a Corrupção, promovida por uma coalisão de organizações e movimentos da sociedade civil, sem vínculos partidários, da qual o Observatório Social do Brasil (OSB) faz parte. Tem como mote atender o propósito de unir os cidadãos em torno de uma agenda de combate à corrupção, que só avançará com o apoio de todos, como também ir de encontro às preocupações sobre o aprofundamento da polarização e radicalização do debate público nos últimos anos. Quase meio milhão de pessoas e mais de 100 organizações, movimentos e instituições se uniram à causa. Hoje, mais de 470 mil brasileiros assinaram no site da campanha o apoio às Novas Medidas contra a Corrupção.

Durante a campanha eleitoral, 599 candidaturas ao Congresso Nacional manifestaram apoio e compromisso com as Novas Medidas. Dessas, 45 foram eleitas, sendo onze para o Senado Federal e trinta e quatro para a Câmara dos Deputados.

Mas a campanha não terminou com as eleições e busca pelo apoio de mais parlamentares continua. Em 2019 o objetivo é pressionar o novo Congresso Nacional pela aprovação do maior pacote anticorrupção do mundo. Saiba mais no site da campanha.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br