Apoiada pela Domingues e Pinho Contadores, organização ajuda no combate à corrupção e em melhorias na gestão pública na capital fluminense
A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tem revelado há três anos e meio muitos casos de desvios de dinheiro e altos gastos públicos, que têm causado indignação em grande parte da população do País.
Com o objetivo de auxiliar no combate à corrupção e em melhorias na gestão pública, o Observatório Social do Brasil (OSB) chega à capital fluminense com o apoio da Domingues e Pinho Contadores (DPC) e da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio). “Acreditamos que este poderá ser um diferencial para aumentar a transparência da Prefeitura do Rio de Janeiro em suas ações, especialmente no que se refere à gestão de compras de materiais e serviços”, analisa o Diretor Presidente da DPC, Manuel Domingues e Pinho.
A atuação do OSB no Rio de Janeiro será diretamente na fiscalização do poder público municipal, com monitoramento sistemático e preventivo dos processos de planejamento, contratação, execução e avaliação das políticas públicas para, assim, agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. “A implantação se faz essencial uma vez que nossa Prefeitura precisa ampliar e melhorar os serviços públicos, além de direcionar as compras de bens e serviços para apoiar as empresas aqui estabelecidas”, explica a Conselheira Benemérita da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marta Arakaki.
Além disso, outras ações regulares do Observatório Social estarão presentes no Rio de Janeiro, como a educação fiscal com a capacitação para o controle social, o preparo do gestor público para cultura da transparência, a qualificação do micro e pequeno empresário para a participação na contratação pública e o cadastro gratuito dele para divulgação de abertura de licitações.
Seguindo a metodologia habitual da rede, a organização tem realizado todos os procedimentos necessários para integrar oficialmente ao Observatório Social do Brasil, inclusive, na comprovação de que sua atuação não é uma prática político-partidária.
Atuação do Observatório Social em todo o Brasil
Presente em mais de 100 cidades de 19 estados brasileiros, o Observatório Social é considerado um espaço democrático e apartidário, composto por entidades representativas da sociedade civil e também por milhares de voluntários de diversos setores, que acompanham licitações e pregões de compras de órgãos públicos municipais e que se mobilizam para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura.
Segundo o Observatório, estima-se que essa contribuição gerou uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres dos municípios onde atua nos últimos quatro anos. “Nossa missão é gerar maior consciência em cada brasileiro, mostrando que para ter retorno do dinheiro pago em tributos, é necessário que aprenda a monitorar as contas públicas de sua própria cidade”, explica o presidente da rede Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas. Confira mais detalhes na matéria de capa, na página 16, da revista Gestão Empresarial nº 34.
Via GBrasil
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br