#AGU #SistemaOSB #Observatórios #ControleSocial #TransparênciaPública

REUNIÃO APRESENTA SISTEMA OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL À REPRESENTANTES DA AGU

Conversa entre diretores do Sistema OSB e servidores da AGU acontece em Curitiba/PR e parceria institucional foi assunto principal

Na manhã de 19/10/2022 reuniram-se em Curitiba/PR Roni Enara, Diretora Executiva do Sistema OSB, Ney Ribas Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do Sistema OSB e os representantes da AGU (Advocacia Geral da União) Iêda Cagni, Secretária-Geral de Administração da AGU, Andreza Viana Chefe de Gabinete da SGA/AGU e Marco Pieroni Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional e Riscos da SGA/AGU

Com objetivo de conhecer as atividades do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL (OSB), a comitiva da AGU liderada pela Secretária Geral Sra Ieda Cagni, conversou com representantes do OSB nas dependências do IF Estúdio, em Curitiba, parceiro do Sistema OSB. Na ocasião, a Executiva do Sistema OSB, Roni Enara pode apresentar dados, informações e detalhes da instituição que caminha para completar 15 anos, com mais de 100 Observatórios Sociais Locais em atividade e com uma contribuição superior a R$ 5,5 bi aos cofres municipais desde 2013, por meio das atividades de Controle Social que acontecem nas cidades onde o Observatório Social do Brasil atua.

Ieda Cagni, da AGU, também apresentou projetos e ações da instituição federal e destacou atividades do programa “SOLIDARIEDADE TÉCNICA” onde acontece a oferta de capacitação técnica para servidores públicos.

Após as apresentações ficou alinhada uma aproximação para desenvolvimento de plano de ação entre as instituições e também para colaboração da AGU na captação de voluntários, entre servidores públicos, para o Sistema OSB.

Ney Ribas, vice-presidente do OSB falou da sua alegria em receber a visita: “Conhecer mais da AGU e poder contar com sua expertise técnica, pode agregar muito valor ao trabalho dos observadores sociais em todo o país”.

Regina Hirose, Procuradora da Fazenda Nacional e voluntária do Sistema Observatório Social do Brasil, foi a referência para essa visita da AGU, a partir de palestra em que falou do trabalho do OSB.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

 

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3500 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva no monitoramento dos gastos públicos em mais de 150 cidades. O OSB dissemina metodologia para criação e atuação de Observatórios Sociais Locais, fornecendo capacitação e mentoria técnica. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove ainda a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas. O Observatório Social do Brasil também desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Da Assessoria OSB

Revisão: Roni Enara

Texto: Felipe Alves

Arte/Programação: Mateus Porfírio

Fotos: IF Estúdio Curitiba

Última Atualização: 21/10/22, 15h30

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br