AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

EIXO #2:

INTEGRIDADE e COMPLIANCE – VEJA COMO FOI

Da Assessoria OSB

Atualizado em: 30/06/2023, 20h50

34 ESPECIALISTAS EM COMPLIANCE E INTEGRIDADE ABRILHANTARAM O SEGUNDO EIXO DO 7º PACTO PELO BRASIL

7º Congresso Pacto Pelo Brasil realiza sua segunda etapa digital com tema INTEGRIDADE e COMPLIANCE e especialistas convidados contribuem com a reflexão e conexão do tema com a Agenda 2030 e os ODS. Programação Gratuita ainda terá Eixo Digital em julho com o tema GESTÃO PÚBLICA e a AGENDA 2030 e a etapa PRESENCIAL de 20 a 23 de Agosto em Curitiba/PR congregando todos os temas para indicar a apresentação de uma agenda propositiva para as cidades brasileiras conectada a Agenda 2030.

Terça-feira, 27/06/2023, iniciou a programação do Eixo 2 do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil com o tema: INTEGRIDADE E COMPLIANCE. A cerimônia de abertura trouxe o debate SUSTENTABILIDADE E AS DEMANDAS EMPRESARIAIS NA AGENDA 2030.

Uma mesa digital ímpar com Roberta Codignoto – RC Consultoria em Compliance, Fernando Monfardini – Clube Atlético Mineiro,  Glades Chuery – Taticca Allinial Global, Anemarie Dalchau – Movimento ODS Santa Catarinal e Giovani Saavedra – Saavedra & Gottschefsky – Advogados Associados, trouxe uma oportunidade de conhecer a opinião de especialistas renomados do Compliance brasileiro sobre sustentabilidade, economia e integridade, conectados e apoiados sobre a visão da Agenda 2030 e os ODS.

Roberta Codignoto

RC Consultoria em Compliance

Fernando Monfardini

Clube Atlético Mineiro

Glades Chuery

Taticca Allinial Global

Anemaria Dalchau

Movimento ODS Santa Catarina

 

Giovani Saavedra

Saavedra & Gottschefsky – Advogados Associados

No canal do Youtube @OSdoBrasil, a presença digital de cidadãos de todo o Brasil na audiência, reforçou o interesse da sociedade brasileira quanto à aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas cidades e comunidades e a preocupação das garantias de integridade nos processos.

Objetivar o interesse da Agenda 2030 para os territórios é importante, mas os painelistas destacaram em muitas falas a necessidade e preocupação da manutenção da ética e integridade nesses processos de avanço social.

O Evento, em formato híbrido, tem a agenda digital definida para maio, junho e julho, e agenda presencial, na cidade de Curitiba/PR, que acontece de 20 a 23 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

O Congresso Pacto Pelo Brasil reúne, entre especialistas palestrantes e mediadores referências no tema, pessoas proativas que estão exercendo sua cidadania e efetivamente atuam para contribuir com o país no cumprimento da Agenda 2030. O evento, promove a reunião dessas pessoas, contribui para fortalecer cada ação que, às vezes, é feita de forma isolada, além de dar esperança para queles que se sentem sós e percebem que há muitos brasileiros interessados no melhor para nossos municípios.

A cerimônia de abertura do Eixo 2 Integridade e Compliance destacou a agenda da etapa presencial em agosto na cidade de Curitiba/PR que prevê a realização do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, do 14º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e a Celebração dos 15 anos do Observatório Social do Brasil. Em 15 anos o Sistema OSB destaca em sua história a presença em mais de 100 cidades brasileiras, o impacto do exercício da cidadania para mais de 15% da população brasileira com os resultados e projetos dos Observatórios e a economia direta da ordem de mais de R$ 5,5 Bi para os cofres públicos municipais.

TODOS OS PAINÉIS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE, ASSISTA QUANDO QUISER:

Jean Sandro Pedroso, Presidente do Sistema OSB destacou em sua participação:

“estamos falando de um tema tão importante, estamos falando de integridade e compliance conectados aos ODSs e a Agenda 2030. As pessoas podem perceber que fazemos o PACTO de uma forma fantástica, pensando que esse conteúdo possa ser usado para treinamentos e em capacitação de servidores públicos e servir para definir o futuro de nossas cidades. Por isso fazemos o 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, por nós, por nossas cidades, por nossos territórios, por nosso Brasil.”

27/06 – Cerimônia de Abertura – Eixo 2 Integridade e Compliance

SUSTENTABILIDADE E AS DEMANDAS EMPRESARIAIS NA AGENDA 2030

Os especialistas contribuíram com importantes considerações e reflexões quanto à importância da Agenda 2030 e como os ODS criam sinergia com o planejamento de políticas públicas, destinação de investimentos para inovação e principalmente a necessidade da garantia da ética, integridade e transparência nos processos e relações, sejam elas púbicas ou privadas, pensando no bem-estar do cidadão, nos melhores resultados sociais e de impacto positivo para o planeta.

ASSISTA AQUI TODA ABERTURA do EIXO 2

#Dia02

28 de junho… o segundo dia do Eixo 2 – Integridade e Compliance, a importante audiência pode acompanhar os painéis por tema e o graduado nível dos painelistas impressionou o público e organizadores. Para Leticia Cardoso, uma das coordenadoras do Eixo 2, “Falar de Integridade e ODS é importante para despertar, naqueles que ainda não estão contribuindo com a Agenda 2030, um compromisso global, o interesse, senso de responsabilidade e atitude para a transformação que precisamos para o desenvolvimento sustentável ser realidade, especialmente em nosso país. Adotar uma conduta integra e priorizar o interesse coletivo, acima do individual, é o único caminho para um Brasil melhor. Os ODS são claros, basta colocar em prática, e foi isso que vimos no Eixo 2 do 7º Congresso, boas ideias, ações de sucesso que, com integridade, sustentabilidade, respeito e prevenção, promoveram desenvolvimento em empresas, municípios, estados.. pessoas!”.

 

Os temas discutidos neste dia foram:

28/06, 10H: Perspectivas do Compliance e ODS 16

MEDIAÇÃO: José Guimarães – Qualidados Engenharia

Assista clicando aqui.

 Com:

Chantal Pillet – Executiva de Riscos e Compliance

Carla Montenegro – Compliance Suzano

Roberto Medeiros Santos – Compliance Neoenergia

Reynaldo Goto – Pacto Global e BRF

28/06, 14H: Intercâmbio de Governos: Compliance Público

MEDIAÇÃO: Anna Carolina Dantas – Rede Governança Brasil

Assista Aqui.

 Com:

Luana Cardoso – Compliance da Prefeitura Rio de Janeiro

Gustavo Ferenci – Transparência e Controle da Prefeitura de Porto Alegre

Wagner de Campos Rosário – Controladoria Geral do Estado de São Paulo

Rodrigo Fontenelle – Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais

28/06, 15h40: ESG e a Agenda 2030 – Edição Especial ESG no OSB

MEDIAÇÃO: Juliana Nascimento – Compliance Women Committee

Assista Aqui.

 Com:

Adriana Solé – Compliance Women Committee

Rachel Andrade – Compliance Women Committee

Aline Rabello – Compliance Women Committee

#Dia03

28 de junho… o segundo dia do Eixo 2 – Integridade e Compliance foi marcado, também, por muita troca de conhecimento e painéis que impressionaram pela expertise dos especialistas, por muita inclusão e sensibilidade com os cases apresentados. Os conteúdos, todos conectados com exemplos práticos aos ODS, foram ricos e muito didáticos.

Confira:

29/06, 09h: Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Setor Público – PNPC em Ação, Aplicação e Resultados da Integridade Pública

Assista Aqui.

 Com:

Mário Bertuol – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

João Arcoverde – Programa de Compliance – Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

29/06, 10h: O Papel do Compliance nas Relações Empresariais

MEDIAÇÃO: Letícia Sugai – Veritaz Gestão de Riscos e Compliance

Assista Aqui.

 Com:

Godofredo de Souza Dantas Neto – Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial

Wagner Giovanini – Compliance Total

Jaqueline Oliveira – Compliance São Paulo Futebol Clube

29/06, 14h: Mulheres e Compliance nas Regiões do País

MEDIAÇÃO: Anne Prudêncio – Compliance Women Committee

Assista Aqui.

Com:

Sandy Senna – Compliance Women Committee

Aline Benfatti – Compliance Women Committee

Teresa Nina B. Marques – Compliance Women Committee

Misma de Paula – Compliance Women Committee

Juliana Nascimento – Compliance Women Committee

29/06, 15h40: Integridade e Proteção de Dados

MEDIAÇÃO: Itala Guerreiro – 4business

Assista Aqui.

 Com:

Marcílio Braz –   Privacy Academy

Gilberto Lisboa – DPO Serviços

#UmPactoPeloBrasil

TODOS por TODOS… CHEGOU A HORA…

#VEM BRASIL, #PARTIU CURITIBA

Destacada a relevância do debate e defesa do tema AGENDA 2030 – DESAFIOS E SOLUÇÕES, O QUE MUDA NA VIDA DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES, oportunizando unir em uma agenda única os temas dos eixos digitais INOVAÇÃO E NEGÓCIOS (MAIO), INTEGRIDADE E COMPLIANCE (JUNHO) e GESTÃO PÚBLICA E A AGENDA 2030 (JULHO), o Congresso Pacto Pelo Brasil chega a sua etapa PRESENCIAL. Isso mesmo, com data marcada para os dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na cidade de Curitiba, acontece o momento de congregarmos pessoas, projetos, iniciativas, investidores, gestores públicos e privados para falarmos de futuro. Futuro não é só “lá” é aqui no presente que se constrói o tempo por vir e precisamos agora falar de sustentabilidade, energia limpa, processos inovadores, empregos humanizados, cidades inteligentes, economia de comunidades e territórios, uma vez que queremos o melhor para o nosso planeta, agir a partir de nós, de nossas cidades e comunidades, apoiados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o foco do PACTO PELO BRASIL! Chegou a hora, VEM PRA CURITIBA!

Registramos nessa segunda etapa a conexão com pessoas do Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília, até da Flórida nos Estados Unidos, do Brasil e do Mundo, cidadãos interessados e em defesa de propostas e ações que sustentem a necessidade de inovação para as cidades brasileiras, atentas às agendas ambientais, tecnológicas, econômicas e sociais. Do cidadão individual a entidades organizadas, de representantes de governos a empresários e membros dos Observatórios Sociais filiados ao Sistema OSB, todos podem compartilhar as suas experiências e mostrar que não estamos sozinhos quando o assunto é TRANSFORMAÇÃO!

 

INSCREVA-SE AGORA PARA A ETAPA PRESENCIAL AQUI

Lembrando (e reforçando) que o evento segue com sua agenda digital; em Julho trataremos do tema: GESTÃO PÚBLICA e a AGENDA 2030, caminhando assim para o mês de agosto onde acontece a etapa PRESENCIAL na cidade de CURITIBA/PR de 20 a 23 de Agosto, congregando todos os temas e oportunizando um grande encontro com todos que compartilham da busca pelo melhor para nossas cidades. Vale o lembrete: em Agosto também será realizado, em conjunto, o 14º ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS que, além de uma agenda voltada para os temas de transparência pública, integridade e cidadania, também contará com a CELEBRAÇÃO dos 15 ANOS do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL!

 

 SAIBA MAIS SOBRE O PACTO PELO BRASIL 2023 AQUI:

https://pactopelobrasil.org.br/

Quem Organiza: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que represe anta 15% de toda a população do país. Com o envolvimento de mais de três mil voluntários, a cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

 

Oportunidades para Micros, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas brasileiras. Antes eram apenas duas ou três empresas licitantes e hoje a média já é de nove empresas nas cidades onde estão os observatórios sociais. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e estudos que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber quanto e o que o poder público quer comprar e quanto pretende pagar, facilitando o acesso a esse importante nicho de mercado.

SERVIÇO:

7º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

EVENTO GRATUITO com CERTIFICADO

Organização: Observatório Social do Brasil

Espaço Virtual e Inscrições Gratuitas: https://pactopelobrasil.org.br/

 

Etapas Digitais

1ª Etapa: 23 a 25 de maio de 2023

2ª Etapa: 27 a 29 de junho de 2023

3ª Etapa: 25 a 27 de julho de 2023

4ª Etapa: 20 a 23 de agosto – Presencial – FIEP – Curitiba/PR

 

Contato:

Coordenação Executiva, Programação e Parcerias:

41 99911-3638 – roni.enara@osbrasil.org.br

 

Desenvolvimento e Negócios:

41 99991-8989 – desenvolvimento@osbrasil.org.br

 

Alô Imprensa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

 

Quer Compartilhar e Apoiar a Comunicação desta Iniciativa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br