Representantes de mais de 60 Observatórios Sociais marcam presença no 7º ENOS

Além do balanço apresentado pela equipe técnica e diretoria do OSB, foram apresentados quatro painéis, mediados por consultores do Sebrae

12 de março de 2016 15:24

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | | | |

Na última sexta-feira (11) foi realizado o primeiro dia de atividades do 7º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS). Promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB) o evento vai até este sábado (12) no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apoiadora do evento, em Curitiba – PR.

Logo nesse primeiro dia cerca de 150 pessoas, representando mais de 60 Observatórios Sociais, em 11 estados brasileiros registraram presença para acompanhar a programação, que foi dedicada, entre outras discussões,  à prestação de contas das atividades do OSB em 2015. Além do balanço apresentado pela equipe técnica e diretoria do OSB, foram apresentados quatro painéis, mediados por consultores do Sebrae, com os temas; Relação OSB/OS; Padronização/flexibilização; Comunicação/relatório quadrimestral; e Sustentabilidade. Os painéis renderam um ótimo debate entre os membros da Rede OSB.

CLIQUE AQUI e veja todas as fotos do primeiro dia na fanpage do Facebook do OSB

O lançamento de mais um vídeo inédito da TV OSB também marcou o evento. A temática foi o Observatório Social de Porto Alegre, que completou, no último mês de dezembro, 1 ano de atuação.

Outra proposta inovadora foi a divulgação do primeiro “Censo” dos Observatórios Sociais. A pesquisa 2015 – 2016, que segue aberta por mais 30 dias, já reuniu dados de 54 observatórios sociais e está sendo útil para mapear a atuação das entidades em todo o Brasil acerca do número de voluntários e colaboradores, relacionamento com prefeitura e câmara e demandas pontuais dos observatórios.

Este ano o evento está sendo dedicado exclusivamente a voluntários, colaboradores e representantes de observatórios sociais, não tendo inscrições abertas ao público externo, como na edição anterior em Brasília.

A programação se estende a este sábado (12) das 8h as 13h, quando será realizada a assembleia de eleição da nova diretoria do OSB, apresentação de um plano de comunicação de marketing da agência Fiquem Sabendo, parceira do OSB e a continuação da apresentação de boas práticas, iniciada nesta sexta-feira, adotadas por observatórios em todo o Brasil.

II Fórum de Transparência e Competitividade

O ENOS está sendo realizado junto ao II Fórum de Transparência e Competitividade promovido pela FIEP e Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) Curitiba. O Fórum, realizado no dia 10, reuniu mais de 3 mil inscritos para acompanhar as palestras do jornalista, apresentador do Jornal da Globo, William Waack e o Juiz Federal, Dr. Sérgio Moro. Os inscritos para o 7º ENOS já estavam em Curitiba desde quinta-feira (10) prestigiando as palestras do evento.

Em breve matéria completa!

Texto e fotos por Anderson Luís Nicoforenko – Comunicação OSB

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br