Somente nos processos já julgados, o débito dos direitos trabalhistas com cobrança direcionada à prefeitura soma R$ 2 milhões, referente a 205 ações.
Levantamento realizado nas oito Varas do Trabalho de Londrina mostrou que a Prefeitura Municipal de Londrina é ré em ações trabalhistas que somam mais de R$ 13 milhões em dívidas. O número diz respeito a 438 ações em execução – casos já julgados em que o Município foi alvo de condenação. No total, o município responde a 2.019 processos na Justiça do Trabalho, incluindo os procedimentos que estão em fase de instrução e julgamento.
Somente nos processos já julgados, o débito dos direitos trabalhistas com cobrança direcionada à prefeitura soma R$ 2 milhões, referente a 205 ações. A pesquisa é fruto de uma parceria entre Observatório de Gestão Pública de Londrina, Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela surgiu como uma forma de avaliar os prejuízos financeiros causados à administração pública por problemas com terceirizações.
Na maior parte dos casos, o município é acionado por funcionários de empresas terceirizadas que tiveram direitos trabalhistas desrespeitados. Neles, a Justiça do Trabalho vem reconhecendo responsabilidade subsidiária da prefeitura – juntamente com as empresas terceirizadas – em relação aos débitos.
No ranking de empresas com maior número de reclamatórias trabalhistas estão o Centro Integrado de Apoio Profissional (R$ 7.114.339,86), Adatel TV e Comunicações Osasco S.A. (R$ 2.299.569,25) e Companhia Nacional de Calll Center (R$ 1.347.837,50).
Em valores atualizados de fevereiro deste ano, o total de condenações que envolve a administração direta chega a R$ 5.976,451,36, referente a 395 ações trabalhista; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização soma 38 processos com R$ 1.275.085,665; e, em terceiro lugar, aparece a Autarquia Municipal de Saúde com 63 casos e uma conta de R$ 953.805,66.
Os principais problemas elencados nas reclamatórias trabalhistas dizem respeito à falta de pagamento de verbas rescisórias, horas extras, FGTS e adicional de insalubridade.
Problemas de fiscalização
O levantamento do Observatório de Gestão Pública e a da Justiça do Trabalho mostra um dado preocupante: o Município não consegue se defender das condenações, pois não comprova a fiscalização dos contratos. A pesquisa busca justamente chamar a atenção do poder público para a necessidade de um acompanhamento minucioso e constante dos vínculos fechados com terceirizadas, como aponta o presidente do OGPL, Waldomiro Grade.
“Fica claro que se trata de um caso gravíssimo, pois estão sendo cobrados do cidadão quase R$ 2 milhões referentes a contratos em que o município já cumpriu sua parte, pagando o que era devido. Agora, estamos sendo acionados porque a empresa não cumpriu sua parte e porque o município não exerceu adequadamente a fiscalização dos contratos, tendo dificuldades também em demonstrar essa atividade fiscalizadora junto à Justiça do Trabalho”, ressaltou.
Abaixo, seguem algumas tabelas produzidas pelo levantamento:
Passivo total referente às 438 ações em fase de execução | |
LISTA | PASSIVO TRABALHISTA |
01 MUNICÍPIO | R$ 5.976.451,36 |
02 CMTU | R$ 1.275.085,65 |
03 AUT. DA SAÚDE | R$ 953.805,66 |
04 CODEL E COHAB | R$ 361.547,65 |
05 SERCOMTEL | R$ 4.633.178,43 |
TOTAL | R$ 13.200.068,75 |
Relação das principais reclamadas (condenadas) | ||
Empresa terceirizada | Nº de reclamatórias em que é ré | Valor total das condenações |
CENTRO INTEGRADO DE APOIO PROFISSIONAL* | 155 | R$ 7.114.339,86 |
ADATEL TV E COMUNICAÇÕES OSASCO S.A. | 04 | R$ 2.299.569,25 |
COMPANHIA NACIONAL DE CALL CENTER | 15 | R$ 1.347.837,50 |
CONDOMÍNIO TERMINAL RODOVIÁRIOS DE LONDRINA | 01 | R$ 527.772,21 |
REALIZE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA. | 04 | R$ 282.092,57 |
SP ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS LTDA. | 32 | R$ 205.234,12 |
TOLIMP SERVIÇOS LTDA. | 69 | R$ 180.240,86 |
SUSTENTARE SERVIÇOS AMBIENTAIS S.A. | 11 | R$ 156.997,34 |
Direcionamento dos pagamentos ao ente público | ||
LISTA | % DAS EXECUÇÕES DIRECIONADAS AO ENTE PÚBLICO | VALORES APROXIMADOS |
01 MUNICÍPIO | 13,7% da amostragem | ~ R$ 818.773,83 |
02 CMTU | 14,3% da amostragem | ~ R$ 182.337,24 |
03 AUT. DA SAÚDE | 15% da amostragem | ~ R$ 143.070,84 |
04 CODEL E COHAB | 0% da amostragem (a empresa terceirizada responde sozinha) | _ |
05 SERCOMTEL | 17,4% da amostragem | ~ R$ 806.173,04 |
TOTAL | ~ R$ 1.950.354,95 |
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