Pedalada cívica chega a Belo Horizonte e promove Volta Ciclística

Volta Ciclística da Pampulha foi no último dia 2, com participação do ciclista francês do Pedal Pacto Pelo Brasil

01 de novembro de 2017 15:43

No feriado desta quinta-feira (2), o ciclista e empresário francês, Stéphane Gallet, da Halcyon Tours, que chegou a Belo Horizonte – MG nesta terça-feira (31), participou da Volta Ciclística da Pampulha.  Evento gratuito, com percurso de 18 Km no entorno da lagoa,  reuniu ciclistas da cidade. A concentração saiu da Praça Nova da Pampulha.

Objetivo foi chamar a atenção da sociedade para o projeto Pedal Pacto Pelo Brasil  e um dos maiores problemas existentes desde sempre, mas nunca tão atual, no Brasil: a corrupção.

Gallet está pedalando 1700 Km por 25 cidades pelo projeto Pedal Pacto Pelo Brasil, uma verdadeira “aventura cívica” em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB). Ele saiu de Brasília – DF, no último dia 18 de outubro e deverá pedalar até o Rio de Janeiro – RJ, onde planeja chegar no próximo dia 12 de novembro (domingo). A intenção é promover a sensibilização de cidadãos com uma mensagem de esperança e coragem a todos os brasileiros e com objetivo de que mais pessoas se juntem à causa dos Observatórios Sociais e se mobilizem na criação de novas organizações por essas regiões.

Acompanhe essa aventura na Fan Page da Halcyon Tours no Facebook e do OSB também

A ideia do projeto Pedal Pacto Pelo Brasil, segundo Stéphane Gallet, é conscientizar o cidadão brasileiro sobre a sua participação na política: “A nossa expectativa é criar uma mudança radical no jeito que o Brasileiro encara a sua democracia. Atualmente, está faltando a metade mais importante do sistema: a participação do cidadão.”

Stéphane avaliou 15 Ongs antes de fechar parceria com o OSB, todas com causas muito relevantes, mas para ele, é preciso consertar um problema maior no país: “Nunca foi tão óbvio que a causa dos Observatórios é, realmente, um projeto de imensa importância para o futuro do Brasil e o futuro de cada Brasileiro. Eu acredito que apoiando a transparência, lutando contra a má gestão do dinheiro e a corrupção, liberamos quantidades enormes de dinheiro para apoiar outras causas (saúde, segurança, educação…). Primeiro, devemos focar em criar um sistema político-social que funciona, logo depois podemos focar em outras causas.”

Confira aqui todo o roteiro do aventureiro e abaixo o vídeo que explica aventura

Arrecadação de fundos

De forma indireta, o projeto Pedal Pacto Pelo Brasil pretende ainda arrecadar fundos para ajudar a manter os Observatórios já existentes e contribuir para a criação de novos. Todo o valor recebido por empresas, entidades, associações, federações e cidadãos individuais, em troca dos quilômetros pedalados, serão doados para o OSB.

Para ajudar, a pessoa física ou jurídica pode acessar a página do OSB na internet e doar via Mercado Pago por cartão de crédito ou boleto bancário  no endereço: www.osbrasil.org.br ou pelo link no sítio da Halcyon Tours: www.halcyontours.com

   

  

Observatórios Sociais

Os Observatórios Sociais buscam a eficiência da gestão pública e a correta aplicação dos seus recursos. É um trabalho coletivo que envolve entidades representativas, associações, empresários, profissionais de diversas áreas, estudantes, donas de casa, enfim, todo cidadão de modo geral. É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário. O primeiro observatório social foi fundado em 2006, no interior do Paraná, e para atender a demanda de criação de novos OS, em 2008, foi fundado o OSB. Hoje os observatórios sociais já funcionam em quase 120 cidades de 19 estados brasileiros.

Halcyon Tours

A Halcyon é uma empresa de turismo especialista em viagens ativas privadas e customizadas. Surgiu na França em 2010 para atender o mercado de cicloturismo e, atualmente, está presente nos Estados Unidos e no Brasil, desde 2014, com oferta de 17 destinos diferentes, sendo 13 europeus e quatro asiáticos.

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br