É NOTÍCIA – SISTEMA OSB

Parceria da Transparência Internacional Brasil com Observatórios Sociais apresenta resultados do Índice de Transparência e Governança Pública

5 Observatórios Sociais filiados ao Sistema OSB, Transparência Internacional Brasil e outras entidades apresentam estudo que revela informações sobre a transparência e sua efetividade nas gestões de cidades brasileiras. O objetivo é comparar o histórico do ITGP e colaborar com a evolução e melhoria em promoção da transparência nas instituições públicas avaliadas

Comunicação OSB

Atualização: 22/07/2024, 11h45

Voluntários dos Observatórios Sociais participam de estudo coordenado pela Transparência Internacional Brasil, cujo objetivo é o levantamento de dados e informações sobre a transparência pública em cidades brasileiras.

 Os Observatórios Sociais, filiados ao Sistema OSB (Observatório Social do Brasil), das cidades de: São Paulo/SP, Franca/SP, Indaial/SC, São Leopoldo/RS, Sete Lagoas/MG, somados a outras entidades (09), contribuíram com a Transparência Internacional Brasil na realização do estudo ITGP (Índice de Transparência e Governança Pública) e avaliaram dados das cidades em que atuam bem como municípios de sua região, para trazer informações de como instituições públicas demonstram seus dados e ações de forma acessível, efetiva e transparente para o cidadão.

 Contribuindo com a avaliação de 107* prefeituras onde, com a metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional Brasil, os Observatórios Sociais aplicaram nas cidades notas de 00 a 100, sendo a nota mais alta a melhor avaliação de governança e transparência pública nesses municípios.

*55 cidades do Rio Grande do Sul, avaliadas com estudo pelo Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, não tiveram a pesquisa finalizada e a publicação de seus dados devido o enfrentamento à tragédia climática com as enchentes que atingiram o estado gaúcho.

Jean Pedroso, Presidente do Sistema OSB

Para Jean Pedroso, Presidente do Sistema OSB, a ação “estimula e colabora com uma das principais bandeiras dos Observatórios Sociais, que é o Controle Social, dar voz e vez aos cidadãos que foram voluntários nesse projeto, captados e coordenados por nossos Observatórios participantes, fortalece aquilo que acreditamos: ‘o cidadão como centro!’. A Transparência Internacional Brasil que esteve conosco em importantes parcerias mais uma vez reconhece nosso trabalho coordenado e prontamente coloca os Observatórios Sociais do Sistema OSB como parceiros importantes na captação e realização do ITGP. A transparência fortalece o cidadão pois, só assim, ele pode colaborar com as efetivas decisões e direcionamentos dos investimentos nos municípios brasileiros”.

Os Observatórios Sociais que contribuíram com o estudo, divulgam o ITGP na íntegra em seus blogs e redes sociais. Acesse a partir dos links abaixo:

 

Observatório Social do Brasil – São Paulo/SP (São Paulo + 12 cidades avaliadas)

https://www.instagram.com/p/C9ngQ2Nvztz/

 

Observatório Social do Brasil – Franca/SP (Franca + 15 cidades avaliadas)

https://www.instagram.com/p/C9fRhs7KR5-/

 

Observatório Social do Brasil – Indaial/SC (Indaial + 12 cidades avaliadas)

https://www.instagram.com/p/C9fDKP1uUS2/

 

Observatório Social do Brasil – São Leopoldo/RS (São Leopoldo + 54 cidades avaliadas)

https://www.instagram.com/p/C9fEQ9Zpu2K/  

 Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas/MG (Sete Lagoas + 09 cidades avaliadas)

https://www.instagram.com/p/C9f0fR1SFPy/

O QUE DIZ A TI-BRASIL

 

Para a TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL BRASIL, divulgados os resultados mais recentes do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), que nesta edição (2024) avaliou a transparência das capitais brasileiras, mostrou que a maioria absoluta delas têm uma nota ruim ou regular de transparência.

É comum que cidadãos façam questionamentos como: “será que minha cidade divulga informações importantes que eu deveria ter acesso?” ou “onde posso acompanhar as obras e contratos realizados pela prefeitura?” ou ainda “será que minha cidade possui um portal seguro onde posso denunciar corrupção ou irregularidades?”.

O ITGP faz um levantamento aprofundado sobre esses e vários outros mecanismos importantes para garantir uma gestão pública municipal transparente e eficiente.

Esta avaliação ajuda não só a identificar áreas que necessitam de melhorias, mas também serve como um incentivo para que os gestores públicos adotem práticas mais transparentes e responsáveis.

Mas além de formar o ranking com as capitais, a metodologia que desenvolvemos foi utilizada por organizações da sociedade civil para avaliar mais de 300 municípios em diferentes estados brasileiros.

O engajamento destas organizações ajudou a expandir o alcance da transparência e da governança pública pelo país, promovendo estímulos para uma gestão municipal mais aberta e responsável em diferentes regiões do Brasil. (Texto: Trecho Publicado no Blog Transparência Internacional Brasil)

ACESSE O ESTUDO COMPLETO AQUI

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br