OSB adota ferramenta revolucionária para a comunicação da Rede

Recursos criam novas possibilidades e distâncias deixam de ser um grande problema

25 de outubro de 2016 17:13

Na última quarta-feira (19) o Observatório Social do Brasil (OSB) passou a utilizar e distribuir, aos observatórios que integram a Rede OSB, uma ferramenta da Microsoft recheada de recursos. É o Office 365 Enterprise E2. A novidade foi anunciada na semana passada pelo Conselho de Administração e equipe OSB e deve revolucionar a comunicação entre os Observatórios Sociais, tanto no âmbito interno como na relação com a comunidade externa.

Popular no segmento empresarial, a funcionalidade é adquirida por várias corporações ao custo mensal de R$ 35,00 por usuário. O OSB conquistou a possibilidade de utilização do serviço por meio de um programa da Microsoft, presente em mais de 130 países, de concessão de licenças para instituições sem fins lucrativos e com prestação de serviços relevantes à sociedade, como fornecer assistência aos necessitados; avançar a educação; melhorar a previdência social; preservar a cultura; preservar ou restaurar o ambiente; promover os direitos humanos e estabelecer uma sociedade civil.

Com o Office 365 o OSB passou a oferecer contas de e-mail de 50 Gb aos observatórios da Rede. Agora pode-se trabalhar com qualquer usuário, no mesmo documento, em tempo real e em praticamente qualquer lugar, não importa onde estejam, online ou off-line, resultando em uma nova forma de trabalho em conjunto, onde a distância deixa de ser um problema. Cada usuário tem um cartão de visitas unificado que agrupa atualizações do SharePoint, do Facebook e do LinkedIn e que permite a conversação por mensagem instantânea, uma chamada ou chat por vídeo, somente com um clique.

Para acessar sua consta institucional basta clicar no link “NOVO Webmail” no topo do site do OSB.

office365_2

Ainda fazem parte dos recursos, armazenamento de documentos online com o OneDrive for Business de 1 TB; reuniões em alta definição com vários participantes via Skype For Business, versões online do Office (Word, Excel, Power Point, Share Point e outras ferramentas), criação de sites em equipe e utilização do Yammer (um tipo de rede social).

office_3

Para o presidente do OSB, Ney Ribas, a concessão da ferramenta representa uma importante conquista para a rede. “Estamos vivendo um momento histórico; a Rede OSB cresce a cada dia e as ferramentas digitais são essenciais para facilitar o trabalho de todos”.

Para instituições sem fins lucrativos

O cadastro dos OSB para utilização do Office 365 foi feito via TechSoup Brasil – uma iniciativa da Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) em parceria com a TechSoup Global Network – no Programa TechSoup Brasil de Doação de Licenças de Software. Como parte do compromisso com as organizações sem fins lucrativos, empresas como Microsoft, Google, Symantec, Box, Autodesk, Adobe, Bitdefender e Tableau utilizam a plataforma para efetuar doações de licenças de software, ajudando assim a estruturar organizações em diversos países. As organizações se beneficiam da consolidação de muitos programas de doações em um único ambiente integrado, com uma vasta gama de informações sobre colaboração e apoios prestados pela TechSoup Global e suas organizações parceiras.

Nova parceria

Embora a rede OSB tenha migrado seus e-mails para o serviço da Microsoft, o site oficial (osbrasil.org.br) e todos os sub-sites, incluindo o de outros 38 observatórios, continuam sendo hospedados pela empresa maringaense Odara Internet. Contudo, a empresa agora torna-se apoiadora oficial do OSB, passando a oferecer esse serviço gratuitamente a partir de novembro de 2016.

De acordo com o proprietário da Odara Internet, Rubens Mascari, esse apoio reforça o compromisso da empresa com o terceiro setor. “A Odara Internet tem a política de apoiar instituições e projetos que visam o bem estar da comunidade e estamos extremamente honrados em colaborar com o Observatório Social do Brasil, dando continuidade ao serviço de hospedagem do site da instituição”, explicou.

Ney Ribas ainda enalteceu o posicionamento das empresas parceiras mostrando-se otimista em relação a novos acordos. “As parcerias da Microsoft e Odara, são exemplos da importância que essas organizações dão ao trabalho dos Observatórios Sociais e servem de inspiração para que outras organizações venham somar-se a este caminho silencioso do bem.”

Por Anderson Luís Nicoforenko – Comunicação OSB

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br