OSB adere ao Pacto Global das Nações Unidas

Princípio propõe o combate à corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina e tem relação direta com a esfera de atuação da Rede OSB

04 de junho de 2013 15:07

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristofoli, ratificou o apoio aos dez princípios propostos pelo Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa voluntária que procura impulsionar princípios universais por meio do envolvimento ativo da comunidade empresarial, em cooperação com a sociedade civil e representantes de sindicatos.

Uma carta enviada no final do mês de maio ao Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, oficializou o compromisso com as frentes de atuação em prol dos direitos humanos, dos direitos do trabalho, do meio ambiente e do combate à corrupção. Esta última corresponde ao décimo princípio do pacto, propõe o combate à corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina, e é a principal referência na esfera de atuação do OSB.

Por meio do documento, o OSB também se comprometeu a participar nas atividades organizadas pelo Pacto Global, quando possível e apropriado, como, por exemplo, na Reunião Anual das Redes Locais; participando em iniciativas e grupos de trabalho especializados; se engajando em projetos de alianças; e dando comentários às empresas participantes sobre sua Comunicação de Progresso.

Para o Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do OSB, Ney Ribas, que sugeriu a adesão do OSB ao Pacto Global, a formalização representa a fidelidade com a razão de existir da Rede de Observatórios Sociais representada pelo OSB. “Ser signatário dos princípios do Pacto Global demonstra o comprometimento de todos que fazem do trabalho pela melhoria da Gestão Pública a sua bandeira. É o resgate dos valores e o compromisso com a cidadania plena. É o compromisso público e um exemplo de que este é um caminho sem volta, que a cada dia se consolida, na construção de uma sociedade mais justa e humana.”

Confira abaixo os dez princípios universais:

Princípios de Direitos Humanos
1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
2. Impedir violações de direitos humanos;

Princípios de Direitos do Trabalho
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
4. Abolir o trabalho forçado;
5. Abolir o trabalho infantil;
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

Princípios de Proteção Ambiental
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Promover a responsabilidade ambiental;
9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente;

Princípio Contra a Corrupção
10. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina;

Clique aqui e confira a carta de adesão do OSB
Clique aqui e confira a lista das empresas adeptas em todo o Brasil

Para mais informações sobre o Pacto Global das Nações Unidas acessehttp://www.pactoglobal.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br