OS de Santo Antonio de Jesus visita escolas públicas

A ação teve como objetivo verificar a estrutura física, condições do transporte e situação da merenda escolar

24 de julho de 2015 17:03

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | | | | |

No início deste mês a diretoria do Observatório Social de Santo Antonio de Jesus – BA (OS-SAJ), representada por sua presidente, Dra. Dorothy Mari Nunes Pinto, pelo Vice-Presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Edmundo Ferreira, pelo Secretário Executivo, Carly Chesma Oliveira, pela coordenadora, Pamela Moura e o voluntário,  Benedito Dias, visitou três escolas da rede municipal.  Duas instituições pertencem à zona rural e uma à zona urbana de Santo Antônio de Jesus.

A ação teve como objetivo verificar a estrutura física das escolas, condições do transporte dos alunos e como a merenda escolar é distribuída, armazenada e oferecida. Foram preenchidos roteiros de visitas de acordo com o modelo adotado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foram constatados  sérios problemas relacionados aos três objetivos da visita. Conforme explica Pamela Moura, em termos de alimentação, foram encontrados alimentos com data de vencimento muito próxima a data em que foram entregues e em grande quantidade,  estocagem e utilização de alimentos vencidos, armazenamento em locais inapropriados e manuseio de forma inadequada.  Além disso, segundo a coordenadora, os horários de distribuição dos alimentos nas escolas, na maioria das vezes, acontece quando as merendeiras estão ocupadas, dificultando a conferência correta dos alimentos recebidos.

 

Outros fatores preocupantes, sobretudo na Zona Rural, são: ausência da visita de nutricionistas, falta de cardápio com as opções de merenda para os alunos, e ausência de treinamento ou qualquer orientação para as merendeiras, sendo que os funcionários de serviços gerais das escolas acabam sendo encarregados de ajudar no preparo da merenda.

Em termos de estrutura física, os banheiros as escolas estavam em condições inadequadas para as crianças, com sanitários sem assento e tampa.  As carteiras e lousas também estavam sem condições de uso, as salas de aula eram, muitas vezes, improvisadas e sem estrutura adequada.

Quanto ao transporte dos alunos, vem sendo realizado em veículos inadequados, sem identificação e segurança. Os motoristas não usam uniformes e nem têm identificação, e as viagens são feitas sem o acompanhamento de um monitor para auxiliar a entrada e saída das crianças nos veículos. Além disso, o transporte não funciona no turno oposto as aulas, impedindo que os alunos participem do Programa Mais Educação.

OS-SAJ transporte

Somam-se aos problemas encontrados, a falta de identificação nas entradas das escolas.

Dada necessidade de  urgência  na resolução das questões, no último dia 13 (segunda-feira), representantes do OS-SAJ se reuniram com a Secretária de Educação, Ely Mary Peixoto, com a Nutricionista da secretaria, a Diretora da merenda escolar e representantes dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CMAE) e o da Criança e do Adolescente. Foi apresentado um relatório das visitas feitas nas escolas, documentado com fotos e foi feita uma tabela descritiva detalhada por escola visitada.OS-SAJ reunião SME

“Mostramos os problemas e cobramos as soluções”, contou Pamela. Segundo a representante do OS-SAJ, a Secretária de Educação e os demais integrantes da gestão que estavam presentes se comprometeram a resolver o mais rápido possível as questões apresentadas na reunião. “Nós iremos continuar com as ações, monitorando a aplicação de recursos públicos no município de Santo Antônio de Jesus e cobrando soluções aos órgãos competentes”, concluiu Pamela.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br