Oito de 10 prefeituras assinaram carta de intenção em Marechal Cândido Rondon

Documento preve a utilização dos sistemas RCC Cotações e BBM Net, de pregão eletrônico, às prefeituras do Núcleo Oeste de Observatórios Sociais

24 de fevereiro de 2017 11:14

No último dia 21 (terça-feira) o Observatório Social de Marechal Cândido Rondon – PR (OSMCR) realizou, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), um evento que, além de promover a prestação de contas (relatório quadrimestral de atividades) da entidade à comunidade, recebeu palestra do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas, e reuniu os representantes dos observatórios e das prefeituras do Núcleo Oeste do Estado.

As prefeituras foram apresentadas à recente parceria do OSB com a empresa Mercado Público/RCC, que permitirá aos observatórios, empresas e prefeituras maior e melhor interação, participação e controle em processos licitatórios.

O banco de dados da RCC é gigantesco, com informações públicas governamentais e editais coletados de portais eletrônicos. Uma das vantagens para os OS é não precisar mais cadastrar os editais e sua relação de produtos/serviços. Basta acessar a plataforma e pesquisar para fazer o checklist.

As prefeituras das cidades com observatórios sociais também serão beneficiadas. Será ofertado à elas um sistema de cotações de preços e plataforma de pregão eletrônico, gratuitos.

Das 10 prefeituras convidadas, oito estavam representadas e todas (Assis Chateaubriand, Cascavel, Goioerê, Medianeira, Guarapuava, Palotina, Toledo e Marechal Cândido Rondon) assinaram à Carta de Intenção – Governança em Compras Públicas e Plano de Transparência, Gestão e Controle. O documento do OSB propõe o comprometimento dos prefeitos, com os observatórios sociais locais, em  analisar a ferramenta RCC Cotações e, integrada à ela, a plataforma de pregão eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), BBM Net, para entender suas aplicações para governança em compras públicas.

A carta também prevê a observância de um Plano de Transparência, Gestão e Controle da Rede Observatório Social do Brasil contendo compromissos relevantes para o alcance da transparência.

Para Ney Ribas a adesão das prefeituras demonstra a seriedade e o reconhecimento do trabalho dos observatórios sociais na região oeste do Paraná. “Nós não temos dúvidas de que essas ferramentas que estão sendo disponibilizadas vão ajudar e muito a aumentar o número de empresas participantes nas licitações, privilegiar as micro e pequenas empresas no processo licitatório, e por conseguinte, proporcionar maior concorrência e economia para os municípios”, explicou.

Nova diretoria

O evento também anunciou a posse da nova diretoria do OSMCR, eleita por unanimidade.  Assume a presidência da entidade, no lugar de Milton Becker, o voluntário aposentado do Banco do Brasil  Mário Fernando de Almeida. Compõe a diretoria o vice-presidente administrativo financeiro, Fernando Costa, com Orlando Miguel Sturm como suplente; o vice-presidente de produtos e metodologia, João Werlang, tendo como suplente Arno Titz. Integram o conselho fiscal como titulares: Marlise Ricardi, Lucas Meller e Rene do Carmo; os suplentes são Milton Becker, Darlei Alan Warken e Leandro Marcondes da Silva.

O OSMCR fica na Rua 7 de Setembro, 682, sala 12, Centro – Marechal Cândido Rondon – PR | CEP: 85960-000
Para mais informações entre em contato pelo telefone 45 3254-9006 e e-mail marechalrondon@osbrasil.org.br 

Por Anderson L. Nicoforenko – Comunicação OSB
Fotos: Rafael Sturm/Leandro Marcondes.
Transmissão ao vivo pelo Facebook: Luiz Kuns.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br