Observatórios Sociais realizam ações na Semana da Cidadania

Ações relacionadas a controle social, prevenção à corrupção, cidadania, gestão pública e educação fiscal estiveram na programação

31 de maio de 2015 10:34

No último dia 25 (segunda-feira) teve início a Semana da Cidadania, uma proposta do Observatório Social do Brasil (OSB) para que cada um dos 100 observatórios, de 18 estados, que integram a Rede  OSB, desenvolvam ações visando aproximar a comunidade e a gestão pública. Essas ações envolvem a promoção de atividades sob as temáticas: Controle Social, prevenção à corrupção, cidadania, gestão pública, educação fiscal e resgate de valores cívicos de honestidade e ética na sociedade.

Em Erechim – RS a semana começou mais cedo. Na sexta-feira (22) o Observatório Social de Erechim apresentou seu relatório quadrimestral para o Rotary Club, Rotaract e Rotary Kids. Na segunda-feira(25) a programação contou com o lançamento do “Projeto Artista Cidadão”. No dia 27 houve a palestra “Pacto Pelo Brasil: qual é sua contribuição” e no dia 28, foi feita a divulgação do 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU em parceria com o OSB na escola Barão do Rio Branco. Na noite do mesmo dia aconteceu uma oficina de licitação no auditório do Sindilojas.

Confira AQUI a programação completa de Erechim – RS

Na capital gaúcha, o Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA), juntamente com o CRC/RS e a FATO promoveram palestras na noite de segunda-feira (25), no auditório da Faculdade Monteiro Lobato. Participaram da ação, como palestrantes, o Presidente do Conselho Consultivo do OSPOA, Pedro Gabril, e o auditor-fiscal da receita federal do Brasil, Dão Real Pereira dos Santos.

O Observatório de Goioerê – PR promoveu  uma rodada de programas especiais na 104FM, no programa do Gerson de Brito, ao meio dia. Em cada programa os observadores trarão um tema para um bate papo com convidados da comunidade.

Na segunda-feira, com o tema “Como o cidadão pode exercer seu papel na sociedade”, a presença foi da  presidente do Observatório, Alessandra Abrantes, juntamente com a Promotora de Justiça Juliana Weber e o Presidente da OAB, Cassiano Bocalão como convidados. Na terça-feira (26) o tema abordado foi “Pequenos Atos de Corrupção, é preciso dizer não”, com a observadora Iris Schurt conduzindo o debate junto com o presidente do Rotaract, Paulo César. Na quarta-feira (27) a observadora Norma Frost recebeu Liz Kazmirczak do Núcleo de Educação levantando questões sobre o tema “Cidadania na Escola – Importância da Educação Fiscal”.

O observador Beto Cavalcante conversou na quinta-feira (28) sobre o tema “Cidadania no Trânsito” com o Capitão do Batalhão, Alexandre de Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Transito, André Sestak, os seus deveres e direitos também no trânsito; e na sexta-feira (29) o programa na rádio esteve a cargo de representantes da diretoria do Observatório Social de Goioerê, que falou dos trabalhos realizados, projetos futuros e a trajetória do OSG.

Para encerrar a semana, no sábado dia 30 foi realizado de frente a Igreja Matriz, no cruzamento das avenidas Daniel Portela e Francisco Scarpari, um pedágio com distribuição de material educativo sobre temas ligados a Cidadania.

Em Paranavaí, a semana da cidadania foi realizada em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Alunos do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos fizeram, nos dias 27 e 28, a releitura das seis redações que estão expostas na entrada do SENAC. Os textos foram escritos por alunos do 5º ano, em 2014, para o concurso de redação nas escolas municipais, promovido pelo Observatório Social de Paranavaí com o tema: “Como me tornar uma Área Livre de Corrupção”.

10489938_973198539366097_7625561269514395991_n
No Mato Grosso, O Observatório Social de Cáceres fixou, no último dia 20, dois outdoors no centro da cidade, instigando a população a exercer o controle social e acompanhar as despesas do município, sendo um voluntário do observatório. Outra atividade que está sendo desenvolvida, em parceria com as escolas do município, é a realização do 7.º Concurso de Desenho e Redação da CGU em parceria com o OSB. A fim de incentivar a participação de professores e alunos no concurso, a diretoria do observatório reuniu-se com o corpo docente de 11 de 12 escolas convidadas na região.

IMG-20150520-WA0003

IMG-20150520-WA0005
Além disso, entre os dias 27 e 29 cerca de 450 veículos foram adesivados com a campanha “Área Livre de Corrução”.

Em Rolim de Moura – RO, o observatório Social apresentou seu relatório quadrimestral de atividades e realizou uma panfletagem na cidade, instigando a população a ter uma postura cidadã e a tomar conhecimento da conduta administrativa da prefeitura e do legislativo, participando do evento, que realizado no dia 26, no auditório do CEEJA.

No sábado, dia 30 o Observatório Social de Paranaguá participou do evento da Semana da Cidadania promovido OAB/Paranaguá. O evento foi realizado na Praça Tiradentes (em frente a estação ferroviária) e na ocasião o Observatório prestou contas do relatório do 1º quadrimestre de 2015. Também foram distribuídos folders e adesivos do observatório.

Para a diretora executiva do OSB, Roni Enara, a semana reforça um trabalho que sempre vem sendo difundido entre os Observatórios Sociais. “Entendemos que está na educação para a cidadania a formação dos cidadãos que construirão o futuro do país.”

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br