Observatórios Sociais marcam presença no 4º Encontro de Cidadania e Educação Fiscal

Estudantes de escolas públicas puderam acompanhar a apresentação de temas como corrupção, acesso à informação e controle social no evento realizado no auditório da UDESC

14 de outubro de 2013 17:08

Uma turma de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Leonor de Barros, em Florianópolis, participou na manhã desta quarta-feira, 9, do 4º Encontro de Cidadania e Educação Fiscal, realizado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Auditor Fernando Rodrigues João Júnior, da CGU (Foto: Gustavo Vaz / Ascom Esag Udesc)

O evento foi promovido pelo programa de extensão Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), em colaboração com o Colégio Leonor de Barros e diversas entidades.

Foram abordados junto aos jovens temas como liberdade de expressão, democracia, cidadania, acesso à informação, fiscalização, educação fiscal, controle social e combate à corrupção.

Parte das atividades envolveu a realização de dinâmicas, envolvendo os estudantes com professores da Udesc Esag e representantes das demais instituições.

Os professores do curso de Administração Pública Ênio Spaniol e Paula Schommer representaram a Udesc Esag e o Fórum de Combate à Corrupção de Florianópolis, responsável pela campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.

http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br/dbimages/112228.img

O auditor Fernando Rodrigues João Júnior participou pela Controladoria Geral da União (CGU) em Santa Catarina, e o procurador Diogo Ringenberg pelo Ministério Público de Contas.

A equipe do Observatório Social de Florianópolis (OSF) incluiu a coordenadora executiva Rejane Ester Vieira, o vice-presidente Jorge de Oliveira Mussi (também professor da Udesc) e estagiários.

Teatro

A abertura do evento contou com uma intervenção provocada pelo Grupo de Teatro da Udesc Esag, formado por alunos dos três cursos – Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas – do centro de ensino.

Pelo Colégio Leonor de Barros, além dos estudantes, estiveram presentes a assessora da Direção, Alexandra Castro, e professores da turma.

Ao final do evento, os participantes receberam camisetas da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.

Este foi o quarto ano que o Lasp promoveu o encontro, que também conta com a participação de acadêmicos bolsistas da Udesc Esag.

Por Gustavo Cabral Vaz

Via Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

 

Encontro instigou estudantes sobre questões como corrupção e participação cidadã. (Foto: Gustavo Vaz / Ascom Esag Udesc)

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br