Observatório Social explica atuação ao prefeito eleito

Na reunião foi feita apresentação ao prefeito sobre as ações do órgão

28 de novembro de 2012 19:04

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Os membros do Observatório Social Lajeado (OSL) estiveram reunidos na manhã de segunda-feira, dia 26, na sede da entidade com o prefeito eleito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt. Na reunião, coordenada pelo presidente Otto Blaas Filho e secretário Adriano Strassburger, foi feita apresentação ao prefeito sobre as ações do órgão. O encontro contou com a presença de cerca de 20 lideranças de diversas entidades que compõe o OSL.

Os participantes debateram os mecanismos de atuação e divulgação do trabalho do OSL para que a administração municipal e sociedade venham a participar mais intensivamente das atividades inerentes ao mesmo.

Entre as várias intervenções dos presentes, foi lembrado o trabalho coletivo, que envolveu grande parte da população, entre 2000 e 2006, na criação do Projeto/Programa Lajeado séc. XXI. Este projeto poderá, eventualmente, ser recuperado, tendo em vista a necessidade de se ter um planejamento de médio e longo prazos e não apenas de quatro anos como a legislação hoje está a exigir.

Segundo Strassburger, a reunião teve o intuito de mostrar o verdadeiro papel do órgão. “Mostramos que o objetivo é atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, resultados gerados e qualidade dos serviços prestados.”

“Agora vamos construir uma relação mútua no sentido de que nos podemos ser úteis para o município e fazer com que a sociedade venha participar mais da gestão pública”, relata o secretário.

O presidente do OSL avalia como positiva a participação do poder público neste processo construtivo. “Foram discutidos vários temas em prol do desenvolvimento de Lajeado. Queremos mostrar para a sociedade o que ela realmente precisa e, por isso, devemos estimular a participação da mesma nesse caminho”, enfatiza Blaas Filho.

Como resultado do encontro, ficou a ideia de se criar uma comissão por parte do Observatório para, no início do novo mandato, agendar um trabalho conjunto com a administração municipal. O objetivo será iniciar um processo de discussão de questões comuns de interesse da sociedade e do governo municipal.

Por OS de Lajeado
Via Portal Região dos Vales

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br