Observatório Social é reativado em União da Vitória

Ideia é que sociedade possa ajudar a gerir questões públicas com mais transparência

01 de julho de 2016 17:30

Na noite da última terça-feira, 27, foi dado um grande passo para a reativação do Observatório Social de União da Vitória – PR. O objetivo é estabelecer a instituição para reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com a intenção de contribuir para a melhoria da gestão pública.

O presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas e a diretora executiva, Roni Enara Rodrigues estiveram em União da Vitória orientando os voluntários sobre os primeiros passos após a formalização da diretoria. Na oportunidade, eles ministraram uma palestra sobre a atuação da rede OSB. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de União da Vitória e Porto União (CDL) e contou com a presença dos integrantes voluntários da diretoria do OS de União da Vitória, empresários e integrantes do Ministério Público.

A Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv) é a responsável por encabeçar a reativação do Observatório no município.

20160627_193256[1]

Em sua fala de abertura, o presidente Daniel Henrique Breyer ressaltou a importância da existência de um OS em uma cidade e comentou que em 2010, após mais de um ano atuando, o OS foi desativado, entre outros motivos, por falta de recursos.

Melhoria na gestão pública

Ribas reforçou a importância de a sociedade assumir seu papel de protagonista para ajudar a gestão pública da cidade e termos mais amor à pátria. “É o olhar da sociedade, que é dona do dinheiro público, para que haja uma mudança de atitude e eficiência nos gastos”, explicou.

“O observatório é para ajudar em como o dinheiro do nosso imposto é gasto pelo ente público. Temos uma metodologia que faz com que, acompanhando as licitações e as compras da Prefeitura ou Câmara Municipal, saibamos se o preço que está sendo pago é o mais justo e se a quantidade e qualidade são adequadas”, reforçou Ribas.

Além das licitações e compras também é observado o prazo das obras públicas e se elas estão sendo executadas conforme edital; se os prestadores de serviços estão cumprindo com aquilo que foi contratado; se a merenda escolar está correta; se o postinho de saúde está atendendo corretamente e se tem remédios; o monitoramento da frota de veículos; como está a produção legislativa na câmara; controle de diárias e várias outras atividades.

É importante ressaltar que o observatório tem regras a serem seguidas e as duas principais são: para atuar no observatório as pessoas não podem ter nenhum tipo de vínculo partidário, militância política ou subordinação ao órgão que será observado. A entidade é mantida com recursos da própria sociedade, ou seja, são cidadãos e empresas que querem ajudar a tomar conta da cidade e fazem doações.

Rede OSB

Atualmente a rede de Observatórios está em 107 cidades de 19 Estados do Brasil e outras 232 na fila de espera para iniciar o processo de instalação do OS.

Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Aceuv pelo telefone 3521-6300

Via VVale
Fotos  Aceuv

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br