Observatório Social e Portal da Cidadania são lançados em Uberlândia

O Portal Cidadania é uma iniciativa que nasceu em Uberlândia e deverá ser utilizada como ferramenta em toda a Rede OSB

20 de novembro de 2015 15:05

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

Uberlândia é a 105ª cidade brasileira a integrar a rede do Observatório Social do Brasil – OSB, com a instalação do Observatório Social de Uberlândia – OS Uberlândia, em cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) na noite desta quarta-feira (19). A fundação do Observatório é uma iniciativa do G7, formado pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Uberlândia, Conselho dos Veneráveis do Triângulo, FIEMG – Regional Vale Paranaíba, OAB – 13ª Subseção Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica de Uberlândia. Junto com a instalação do Observatório, também foi apresentado o Portal Cidadania, uma iniciativa que nasceu em Uberlândia e deverá ser utilizada como ferramenta em toda a rede OSB.

A cerimônia de apresentação do Observatório contou com dezenas de autoridades e a presença do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. Na ocasião, o vice-presidente do OSB, Ney da Nóbrega Ribas, e a diretora executiva, Roni Enara Rodrigues, destacaram que esta ferramenta tem o papel de colaborar com a administração pública municipal e incentivar a participação dos cidadãos nas questões da cidade, seja por meio de sugestões e questionamentos, assim como atuando por meio de um trabalho técnico e com metodologias padronizadas para o monitoramento das contas públicas a nível municipal. Esta monitoria vai deste a publicação de editais de licitação, por exemplo, até o acompanhamento da entrega dos produtos ou serviços, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. “O Observatório Social é uma ferramenta, uma semente como a gente diz, para essa terra fértil que é Uberlândia e que com certeza vai ser referência para Minas Gerais. O G7 trouxe e está entregando esse trabalho para a comunidade, a fim de que ela venha a somar e seja protagonista dessa transformação que nós queremos. Assim poderemos ser agentes da transformação da cidade”, explicou o vice-presidente do OSB.

Após a instalação, o OS Uberlândia inicia a etapa de implantação, quando será realizado um planejamento estratégico, treinamentos e preparação para atuação efetiva a partir do início de 2016, com a participação da sociedade. “O Observatório é formado pelo trabalho de cada um, humildemente e anonimamente, que vai fazer as mudanças que nós queremos, sem querer caçar ninguém, pois nós não precisamos de denuncismo, mas de trabalho em conjunto. Eu digo e repito, hoje é um novo dia na história de Uberlândia. Esse Observatório Social com certeza vai inspirar outras cidades da região para que Minas Gerais seja também, como já foi tantas vezes em nossa história, o berço das transformações de que o nosso País precisa, resgatando o civismo, a justiça social e os valores humanos que nós tanto precisamos”, afirmou Ney da Nóbrega Ribas.

O presidente do OS Uberlândia, Marcio Bocchio, também reforçou a importância da participação da sociedade e o papel deste Observatório. “O Observatório vai ser um marco na história de Uberlândia, sendo necessário o apoio das pessoas, que já podem se associar para atuar como colaboradores na construção deste grande projeto. Entendemos que um trabalho bem feito dentro do Observatório Social vai colaborar muito com a prefeitura na questão do emprego dos recursos públicos, vamos conseguir multiplicar esses recursos e consequentemente beneficiar toda a comunidade”, destacou o presidente do OS Uberlândia.

Portal Cidadania

Um espaço eletrônico para os cidadãos formalizarem suas solicitações ao Poder Executivo, por meio de requerimentos, sugestões, pedidos de informação, críticas e denúncias, com a possibilidade de receber retorno dos órgãos responsáveis. Este é o Portal Cidadania – www.osuberlandia.org.br –  que foi lançado como parte do OS Uberlândia e será implantado em toda a rede para utilização dos Observatórios Sociais em todo o Brasil. O Portal Cidadania tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio à Prefeitura, que receberá informações sobre os fatos na cidade diretamente dos cidadãos, sendo possível o envio de imagens e vídeos, complementando e ilustrando as informações das mensagens encaminhadas pelo Portal. O desenvolvimento desta ferramenta é uma iniciativa do diretor presidente da Policard e vice-presidente da Aciub,Humberto Pereira Carneiro, que doou o direito de uso do sistema para o OSB. “Para nós isso significa um compromisso assumido e que tem que ser realizado. Na vida temos que ter propósitos, e para mim um destes propósitos é ajudar ao próximo, ajudar as pessoas que estão junto conosco. Esta iniciativa que vemos nascer hoje em Uberlândia e colaboramos com este Portal Cidadania é um trabalho árduo, difícil, mas eu acredito que com ele nós vamos contribuir para a sociedade, para ter uma comunidade melhor, com um dinheiro mais bem empregado, com uma participação real do povo e não simplesmente naqueles gabinetes fechados. Teremos o povo participando efetivamente, tirando fotografias, mostrando, postando e cobrando o que lhes é de direito. Isso é muito positivo”, afirmou Humberto Carneiro.

Como participar do OS Uberlândia

Para ser um voluntário ou associado do OS Uberlândia é necessário comparecer até a sede, na Rua Padre Pio, 700 – bairro Osvaldo, para fazer o cadastro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Mais informações no telefone (34) 3239-1529 ou pelo e-mail uberlandia@osbrasil.org.br.

Por Sergio Gouvea
Via BrandPress

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br