OS de Porto Alegre já evitou que R$ 13,4 milhões fossem desperdiçados
Na última segunda-feira (25) o administrador e voluntário do Observatório Social de Porto Alegre – RS (OSPOA), Alvaro Arnaldo Artico, esteve no Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) palestrando no primeiro “CRA Recebe” de 2016.
O administrador falou sobre o modelo dos observatórios sociais (OS) para melhoria da Gestão Pública e trouxe ao conhecimento dos participantes dados do OSPOA, um espaço apartidário que tem como objetivo reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil para contribuir para a melhoria da gestão pública. “Nós nos organizamos com a pretensão de representar cidadãos de bem e agir de forma civilizada no combate da corrupção da gestão pública, pois sem respaldo não se consegue nada”, destacou.
O primeiro Observatório Social surgiu há oito anos na cidade de Maringá, no Paraná e atualmente existem 105 unidades municipais em 19 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul o modelo difundido pelo Observatório Social do Brasil (OSB) já está inserido em oito cidades, e, só em Porto Alegre, a iniciativa evitou que R$ 13,4 milhões fossem desperdiçados.
Artico destaca que o grupo trabalha em favor da transparência e da qualidade na aplicação de recursos públicos. “É preciso agir, indignação sem ação não adianta”, enalteceu.
O CRA Recebe acontece mensalmente, trazendo sempre um assunto de relevância aos profissionais.
Alvaro Arnaldo Artico é administrador de empresas e consultor empresarial. Trabalhou no setor privado de 1954 a 2005, em diversas empresas como General Motors do Brasil, Ford Brasil, Chrysler, Volkswagen Brasil e Portugal, Varig, OGDEN Corporation – USA/Brasil e Embratec – Good Card – Brasil.
Como consultor empresarial desde 1997, prestou serviços à Volkswagen, Nestlé, Casas Bahia, ComGas, Grupo Rodobens, Petroforte, Embratec – (Good Card), Grupo Accor, Hertz, Europcar, Instituto Sagres.
Foi professor universitário de 1984 a 1989 na IESSF – São Paulo, na área de Marketing; de 1987 a 1990 na FMU – São Paulo, na área de Marketing; e na PUC-SP, Unisinos RS e Unicamp SP, de 1990 a 1994, em extensão universitária.
Exerce/exerceu atividades como voluntário, coordenador e presidente em diversos clubes de serviços e movimentos sociais, incluindo o Observatório Social de Porto Alegre e Observatório Social do Brasil.
Com informações do CRA-RS
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2610, lojas 1 e 2, box 132 - Rebouças, Curitiba-PR
CEP: 80220-001
Telefone: @osdobrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br