Observatório Social de Toledo entrega prêmios do Concurso de Redação

Três redações foram classificadas e os estudantes que as redigiram contemplados com aparelhos celulares.

O Observatório Social do Brasil Toledo entregou na noite da última quarta-feira (16), os prêmios doseu Concurso de Redação que,dentro da premissa de realizar ações de educação fiscal e de cidadania, e considerando a movimentação em torno das eleições municipais, promoveu entre alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas de Toledo, tendo por tema: Quais competências o Político do Século XXI deve desenvolver para se candidatar?

O objetivo proposto no projeto foi, além de motivar o desenvolvimento das produções textuais e proporcionar a prática de escrever e reescrever os textos,despertar nos estudantes/eleitores a necessidade de conhecer as qualidades dos candidatos e bem escolher os seus representantes nas eleições deste ano.

Três redações foram classificadas e os estudantes que as redigiram contemplados com aparelhos celulares.A redação que obteve  o primeiro lugar foi do estudante Renan Gabriel Coineth de Souza, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco –PREMEN. Pela redação intitulada Assegurando o processo democrático, o jovem levou um aparelho Smartphone 64GB.A estudante premiada em segundo lugar foi Luiza Lopes Flois, com a redação que abordou a discussão que vem desde a Grécia Antiga sobre o que vem a ser o político ideal. Seu premio foi um aparelho Celular de 32GB.Em terceiro lugar, com a redação intitulada Conexão Eleitoral, a estudante Ana Carolina Ebert também recebeu um aparelho celular de 32GB. Para a Presidente do OSB Toledo, Ruth Winterkorn, sendo 2020 um ano atípico em virtude da pandemia, obrigou a todos a adequarem suas rotinas e atividades, e considerando que os conteúdos da grade curricular tiveram que ser adaptados para o modo EAD, realizar o Concurso de Redação foi desafiador e implicou em contar com a colaboração de Diretores, coordenadores e professores das escolas que acataram a ideia e a replicaram aos estudantes.

Para participar, os estudantes produziram uma redação tendo por metodologia o gênero textual, contendo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. O projeto foi entregue aos Diretores/Coordenadores e professores que deveriam dar conhecimento aos alunos, ficando de livre iniciativa dos estudantes a participação, o que justifica um número de escolas e estudantes participantes aquém do esperado.As redações deveriam ser manuscritas, em somente uma lauda, com no mínimo 28 linhas e encaminhadas aos OSB Toledo através de suas escolas ou do e-mail do OSB Toledo, sendo que a banca avaliadora ateve-se a julgar os textos produzidos pela característica que o gênero proposto deveria seguir, ou seja, a ortografia, divisão de parágrafos, estética da escrita, como o tema foi abordado, a coerência e coesão que garantisse sentido ao texto.

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