Observatório Social de Lajeado luta contra a corrupção

Em entrevista à rádio Independente, o secretário executivo da entidade, Adriano Strassburguer, falou sobre o trabalho realizado pelos OS e os avanços conquistados no município

02 de fevereiro de 2014 16:04

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

O Observatório Social de Lajeado – RS (OSL) luta para haver total transparência nas ações do governo lajeadense. Conforme o secretário executivo do órgão, Adriano Strassburger, apesar de ainda ter muita corrupção, já há casos que mostram que os combates a ela não acabam em “pizza”, e os infratores são realmente punidos. O órgão também busca que as entidades públicas realizem obras e serviços de qualidade.

Clique aqui para baixar a entrevista

Strassburger contou que estão elencando ações que irão realizar neste, e no próximo ano. A Secretaria de Educação deve implantar nas escolas, aulas de educação fiscal e políticas de cidadania. Ele diz que essa educação deve se fundamentar nas crianças, para que saibam, ao longo de seu crescimento, o que significa pagar impostos.

Há uma lei anticorrupção que quando vigorar irá penalizar as empresas da iniciativa privada, ao participar de licitações de forma irregular. Em grande parte, destes casos, as empresas se combinam e oferecem preços acima do mercado.

“Observamos e monitoramos a gestão pública. Criamos indicadores que mostram se os gastos correspondem as ações realizadas pelo governo,” explica ao falar das ações desempenhadas pelo OS. Grande parte dos portais da internet, do governo, não chega nem há 50% de transparência.

Em Lajeado a entidade conta, atualmente, com aproximadamente 70 voluntários, que ajudam com os trabalho e participam das reuniões. No Brasil existem cerca de 80 unidades do OS. A sede fica em Curitiba – PR.

Via Rádio Independente AM 950

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br