Observatório Social dá início a 3ª edição do concurso de redação ‘consciência cidadã’

Aproximadamente 20 palestras serão realizadas e envolvem toda rede pública e privada de ensino, da sede e distritos, cerca de 4.000 estudantes serão envolvidos

16 de setembro de 2013 18:39

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Marechal Cândido Rondon (OSMCR), entidade sem fins lucrativos, mantida por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, atendendo a proposta do programa “Semeando a Cidadania Fiscal”, da Rede de Observatórios Sociais, começou a desenvolver hoje a 3ª edição do Concurso de Redação. O Colégio Cristo Rei e a Escola Municipal Jean Piaget foram os primeiros a receber a palestra.

O objetivo do projeto é identificar nos jovens a percepção sobre os temas: cidadania, impostos, sua função socioeconômica, a importância do controle social e combate a corrupção, e dessa forma, estimulá-los à participação na comunidade, desempenhando o papel de todo cidadão, fiscalizando atos da administração pública quanto à qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Assim como nas edições anteriores, o trabalho inicia com a realização de palestras para os estudantes com intuito de dar-lhes subsídios, conhecimentos básicos para que possam pesquisar e se preparar para a prova de redação. A coordenadora do OSMCR e do projeto, Cristina Lizzoni, informou que a metodologia de realizar palestras antes da prova de redação é desenvolvida em Rondon, por acreditar que esta metodologia proporciona um bom subsidio aos alunos, “acreditamos que esta base é fundamental para que o resultado seja satisfatório”.

Ministério Público

Nesta edição, o OSMCR firmou uma parceria com o Ministério Público do Estado do Paraná e com apoio do Promotor de Justiça Dr. Tiago Trevizoli Justo, está realizando palestras que tratam sobre corrupção, proposta do Movimento Paraná sem Corrupção, inclusive.

As categorias desta edição são:

A – formada pelo 5° e 6° ano do ensino fundamental;

B – formada pelo 7° e 8° ano do ensino fundamental;

C – formada pelo 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio.

Cristina reforçou que para valorizar o empenho e dedicação dos estudantes o OSMCR sempre buscou pela premiação dos primeiros colocados. Sendo assim, a 3ª edição traz novidades, como a premiação até a 4ª colocação e prêmio para professores.

Prêmios

1° lugar – Tablet

2° lugar – Smartphone

3° lugar – MP4

4° Lugar – Bolsa de estudos Pet Cursos

O professor indicado pelo aluno colocado em primeiro lugar, por categoria, receberá um Tablet, oferecido pela Pet Cursos.

Para as escolas será sorteado um DataShow por categoria. Será avaliada a participação dos alunos por turma. Se houver mais de uma turma concorrendo para uma categoria, será extraída a média. Por exemplo: se para categoria “a”, a escola atingir 100% de participação, receberá 10 cupons para concorrer ao prêmio, e assim sucessivamente, por categoria.

Via Portal Rondon

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br