Observatório Social apresenta sistema Compras Gov

Ferramenta apresentada pelo presidente do OSB informa ao empresariado sobre licitações na região, incentivando a participação de mais empresas locais

01 de novembro de 2017 13:08

A Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – PR (ACIPG) recebeu na noite da ultima segunda-feira (30), o presidente do Observatório Social do Brasil e da sessão Campos Gerais,  Ney Ribas. Ele explanou sobre o sistema Compras Gov, que tem como objetivo informar o empresariado das licitações que acontecem na região para motivar que mais empresas da cidade participem dos processos, diminuindo a quantidade de recursos públicos a saírem do município.

De acordo com Ribas, o sistema Compras Gov é um banco de dados desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil em parceria com a RCC Soluções em Licitações que contem todas as licitações efetuadas no Brasil, nos últimos 180 dias. Ele explicou que o sistema dispõe de diversas maneiras de refinar a pesquisa por estado, região e produto, e acompanhar lance por lance. “Além de servir como ferramenta de controle utilizada pelo Observatório, a ferramenta pode ser utilizada para auxiliar os empresários a participarem de licitações, para que eles tenham conhecimento do que o Poder Público está necessitando, editais, preços médios e até os concorrentes no processo licitatório”, disse.

Ribas comentou que poderão ser realizadas consulta de certidões do certame em tempo real e que esta tecnologia poderá aos poucos mudar a realidade do país, por também gerar oportunidades para os empresários. Segundo o presidente do Observatório, a ferramenta pretende possibilitar a criação de câmaras técnicas especializadas para dar maior segurança técnica e jurídica. “É um robô que rastreia os portais de transparência e os empresários cadastrados podem ser informados sobre as licitações na área”, explicou.

A utilização do sistema em âmbito local não será cobrada pelo Observatório Social do Brasil, justamente com o objetivo de reverter para empresários dos próprios municípios o beneficio de ter acesso aos dados das licitações. “O uso será gratuito em âmbito local, no entanto caso o empresário queira ter acesso a informações sobre licitações de outras localidades, será cobrado, mas que os primeiros 30 dias serão gratuitos”, adiantou Ribas.

O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, comentou que a iniciativa é muito interessante considerando que a ferramenta possibilitará que mais recursos públicos não saiam de Ponta Grossa, impulsionando a economia local. “Parabenizamos o Observatório Social pela criação do sistema que além de uma utilidade pública no monitoramento das compras públicas, se bem usada pelos empresários locais, poderá deixar os recursos públicos de Ponta Grossa a serviço do desenvolvimento comercial do próprio município”, finalizou Fonseca, que disponibilizou os meios de comunicação da ACIPG para divulgação da ferramenta.

Com informações do Correio dos Campos

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br