Observatório de Castro trabalha pela correta aplicação dos tributos

09 de dezembro de 2014 14:36

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

O Observatório Social de Castro é uma organização não governamental, que atua em defesa da aplicação correta dos recursos públicos na cidade de Castro. O Observatório acompanha sistematicamente as compras da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Este acompanhamento é feito por equipe contratada e por voluntários diretores, que usam metodologia técnica para analisar a compra ou contrato desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço.

O Observatório Social de Castro tem como objetivo principal, atuar como um organismo de apoio à sociedade para garantir a utilização correta dos recursos públicos e incentivar a cidadania tributária, monitorando os processos de licitações e o orçamento público.

Para atingir seus objetivos, vem se estruturando de forma sustentável e aumentando gradativamente a participação nos processos licitatórios realizados pela prefeitura e pela Câmara de Castro.

TRABALHO GRATUITO PARA TODOS – Como o Observatório Social de Castro não cobra a prestação de seus serviços depende integralmente de doações de recursos financeiros e estruturais de seus mantenedores. Mas as despesas são baixas se comparado ao volume de economia que ele pode gerar para os cofres do Município, o que torna o projeto viável no ponto de vista financeiro. O Observatório Social de Castro foi constituído com base na filosofia de construção de uma nova relação entre o cidadão e o Governo, agregando os diversos movimentos que pregam a correta utilização dos Recursos Públicos e tem como seus pilares o fortalecimento do processo democrático, do respeito à Governança Social, desenvolvimento endógeno regional, capacitação e valorização dos agentes públicos e o mais importante, a qualidade de vida da população brasileira.

O Observatório Social de Castro atua como instrumento na busca da transparência na administração dos recursos públicos, gerando iniciativas que priorizem a qualidade na aplicação desses recursos, em favor da redução da carga tributária e pela educação tributária.

EQUIPE TREINADA – O acompanhamento das contas públicas é executado por funcionários efetivos e estagiários de diversas áreas e voluntários em geral; atuando principalmente no acompanhamento das licitações públicas, desde a elaboração dos editais até a entrega dos materiais ou serviços aos entes públicos.

Hoje conhecemos diversos organismos que já fazem algum tipo de acompanhamento das ações nos órgãos públicos, mas o Observatório Social de Castro vai além disto, provocando mudanças na postura da gestão pública, quando aponta erros e ilegalidade. Também trabalha para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e a fixação dos recursos na cidade, aumentando a concorrência e melhorando qualidade e o preço das compras públicas.

TRANSPARÊNCIA – A Cada quatro meses é feito a prestação de contas que demonstra todas as atividades efetuadas pelo Observatório de Castro neste período.

DIRETORIA – A sociedade castrense está representada no Observatório Social, na sua diretoria (Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo) trabalhando gratuitamente para prestar serviço relevante e nortear a gestão pública na correta aplicação dos recursos arrecadados dos cidadãos. Nenhum dos diretores pode ser filiado a partidos políticos, para manter a neutralidade junto aos gestores, ao meio político e ao povo.

Via Castrolanda

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br